terça-feira, 3 de agosto de 2021

A terceira medalha para ‘Micheque’ Bolsonaro

Por Altamiro Borges

O site Metrópoles informa que a "Justiça deu nesta segunda-feira (2) cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga [da Saúde] expliquem a concessão da Medalha Oswaldo Cruz à Michelle Bolsonaro. O despacho é do juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da 12ª Vara Federal Cível da Bahia".

O magistrado atendeu ao pedido do deputado Jorge Solla (PT-BA), que argumentou que o “capetão” violou a moralidade e a impessoalidade e agiu com desvio de finalidade ao conceder a medalha à esposa. Além de pedir o cancelamento da honraria indecorosa, o parlamentar ainda solicitou que o Ministério Público Federal apure se houve improbidade do presidente da República.

Bolsonaro bloqueia jornalistas no Twitter

Por Altamiro Borges

Atendendo ao mandado de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias de prazo a partir desta segunda-feira (2) para o fascista Jair Bolsonaro explicar o bloqueio contra 71 jornalistas na sua conta oficial no Twitter.

“À luz da assiduidade com que o presidente da República faz uso do Twitter para informar atos de governo, a sua conta oficial reveste-se de interesse público, devendo ser amplamente acessível, aos membros da imprensa e ao público em geral, sem quaisquer restrições ou embaraços”, justificou a petição formulada pela associação.

CPI pede afastamento da "Capitã Cloroquina"

Por Altamiro Borges

A "Capitã Cloroquina" está pagando por suas bravatas e mentiras. Ela voltou à berlinda na CPI do Genocídio nesta terça-feira (3). A CNN-Brasil informa que foi aprovado requerimento com “pedido de afastamento de Mayra Pinheiro do cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde”.

Outros dois requerimentos inflamáveis já aprovados – entre os 135 apresentados – foram o da reconvocação do coronel da reserva Elcio Franco, ex-secretário executivo do general Eduardo Pazuello; e o da quebra de sigilo de Ricardo Barros (PP-PR), líder do laranjal de Jair Bolsonaro na Câmara Federal, denunciado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) por corrupção na compra da vacina indiana Covaxin.

Os muito ricos preparam-se para 2022

Por Marcio Pochmann, no site Outras Palavras:


Amparada na teoria do realismo periférico que advoga a incapacidade do protagonismo soberano na globalização capitalista conduzida pelos Estados Unidos, parte importante dos ricos, poderosos e privilegiados optou pela desistência histórica do Brasil, começando pelo “abraço de afogado” estabelecido com a extrema direita internacional para promover as jornadas de junho de 2013 que abriram caminho para a desestabilização final do governo Dilma, três anos depois. (Escudé, 2012)

Mundo do trabalho exige respostas inovadoras

Por Clemente Ganz Lúcio, no site Brasil Debate:


O mundo do trabalho passa por múltiplas e profundas transformações com intensos impactos sobre os empregos e as formas de ocupação laboral. Sobre a quantidade, os tipos e os conteúdos dos postos de trabalho; sobre as profissões, seus conteúdos e a pertinência da sua existência; sobre os conteúdos, métodos e atualização da educação e formação profissional. Sobre as habilidades necessárias para trabalhar nos novos contextos; sobre as formas de contratação e de inserção laboral – que passam pelo assalariamento clássico, às várias formas de trabalho autônomo e por conta própria, ao contrato intermitente, por prazo determinado ou eventual, aos vínculos mediados por plataformas e aplicativos, a pejotização, uberização, entre outros.

Discurso de Fux e as ameaças de Bolsonaro

Bolsonaro se agarra ao voto impresso

O trabalho pós-deforma trabalhista

Conceito de hegemonia de Raymond Williams

Fux chamou Bolsonaro de mentiroso

Por Moisés Mendes, no site Brasil-247:

Há pelo menos um detalhe interessante no discurso de Luiz Fux na volta do recesso do Supremo.

O ministro condenou, sem se referir diretamente a Bolsonaro, quem vem fazendo “ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública”.

Pessoas que se dedicam a cultivar e a propagar verdades são verdadeiras.

Mas não existe, nem no Houaiss, o inverdadeiro como definição para quem dissemina inverdades.

O produtor de inverdades é apenas um mentiroso.

É como Fux trata Bolsonaro, ao falar em defesa do colega Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, o alvo preferencial do sujeito quando o assunto é o blefe do voto impresso.

Bolsonaro vai dar um golpe?

Por Luis Felipe Miguel

A questão precisa ser aprimorada, antes de que se possa tentar uma resposta.

"Um golpe" já ocorreu no Brasil.

Ou melhor: vem ocorrendo.

Ocorreu com o impeachment ilegal de Dilma Rousseff.

Com o desmonte da Constituição promovido pelo governo Temer.

Com o veto à candidatura de Lula em 2018.

Com o incremento do autoritarismo pelo governo Bolsonaro.