terça-feira, 3 de agosto de 2021

Bolsonaro bloqueia jornalistas no Twitter

Por Altamiro Borges

Atendendo ao mandado de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias de prazo a partir desta segunda-feira (2) para o fascista Jair Bolsonaro explicar o bloqueio contra 71 jornalistas na sua conta oficial no Twitter.

“À luz da assiduidade com que o presidente da República faz uso do Twitter para informar atos de governo, a sua conta oficial reveste-se de interesse público, devendo ser amplamente acessível, aos membros da imprensa e ao público em geral, sem quaisquer restrições ou embaraços”, justificou a petição formulada pela associação.

Diante dessa arguição, Rosa Weber decidiu: “Notifique-se a autoridade impetrada para que preste informações, no prazo de dez dias, como providência prévia ao exame do pedido de liminar”. A Abraji entrou com mandado de segurança (MS- 38097) após identificar 265 bloqueios realizados por autoridades públicas contra 133 jornalistas – destes, o “capetão” foi responsável por 71.

Em outra decisão desfavorável ao fascista no terreno em que mais gosta de tumultuar o quadro político – o das redes sociais –, o ministro Alexandre de Moraes decidiu incluir Jair Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news que prossegue no STF. Ele atendeu ao pedido feito pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira unânime contra o provocador que segue atacando as urnas eletrônicas sem apresentar qualquer prova de fraude eleitoral.

0 comentários: