sábado, 28 de abril de 2012

#Vejagolpista vai ecoar no Congresso?

Por Altamiro Borges

Pela segunda vez nas duas últimas semanas, a revista Veja é destaque no twitter. Com a hashtag #vejagolpista, ela hoje ocupou os primeiros lugares na rede social a partir de 17h45. Na quarta-feira passada (18), a publicação da famiglia Civita também ostentou por vários minutos o primeiro lugar no Brasil e entre os mais comentados no mundo. Na ocasião, com a hashtag #vejabandida.

Policarpo será rifado pela Veja?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Se existia dúvida quanto à inclusão da revista Veja no rol dos que serão investigados pela CPI do Cachoeira, a partir do vazamento na internet do inquérito que foi enviado ao Congresso pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, tal duvida virou pó.

PSDB-MG foge de CPI. Por que será?

Por José Dirceu, em seu blog:

Nestes últimos dias da semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de maioria tucana do governador Antônio Anastasia (PSDB), rejeitou a instalação de uma CPI para apurar envolvimento de policiais com empresários ligados ao jogo do bicho e caça-níqueis na região de Juiz de Fora.

Por que Serra está nervoso?

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Avalie as hipóteses desta semana pinçadas das páginas dos jornais diários:

I) a política social do ciclo Lula reduziu à metade a mortalidade infantil no país na década passada, informa o Censo de 2010 do IBGE. No Nordeste a taxa caiu 58,6% entre 2000 e 2010;

II) o governo Dilma acionou os bancos estatais e emparedou a banca privada entre a concorrência e a execração pública: os juros estão em queda sem que a inflação escape ao controle;

Opinião pública, o que é?

Por Mino Carta, na CartaCapital:

Pergunto aos meus reflexivos botões qual seria no Brasil o significado de opinião pública. Logo garantem que não se chama Merval Pereira, ou Dora Kramer, ou Miriam Leitão. Etc. etc. São inúmeros os jornalistas nativos que falam em nome dela, a qual, no entanto, não deixa de ser misteriosa entidade, ou nem tão misteriosa, segundo os botões.

As cotas e a histórica decisão do STF

Editorial do sítio Vermelho:

A decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou o sistema de cotas raciais representa um enorme, e histórico, passo civilizatório em nosso país. Ela teve a aprovação de dez dos onze juízes que compõem o STF, já que ministro Antônio Dias Tofolli se considerou impedido de fazê-lo por ter defendido as cotas quando foi advogado geral da União no governo Lula.

Daniela Mercury e o show em Israel

Da Frente em Defesa do Povo Palestino:

Cara Daniela Mercury,

Amigos palestinos, admiradores de sua música, nos escreveram assim que souberam que você pretende fazer um show em Israel, em maio próximo.

Como parte do chamado feito pela sociedade civil palestina em 2005 para o Boicote, o Desinvestimento e Sanções (BDS), e inspirado pelo boicote cultural ao apartheid na África do Sul, o povo palestino pede a artistas internacionais que se juntem ao movimento BDS cancelando shows e eventos em Israel, que só servem para igualar o ocupante ao ocupado e, portanto, promover a continuação da injustiça.

Livro analisa a nova "classe média"

Do sítio da Boitempo Editorial:

Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann lança, pela Boitempo, um estudo sobre a mobilidade na base da pirâmide social brasileira durante o início do século XXI. Nova classe média? analisa as recentes transformações na sociedade e refuta a idéia de surgimento de uma nova classe no País, muito menos a de uma nova classe média.

TVtraço da Folha na madrugada

Por Marco Antonio Araujo, no blog O Provocador:

Pelo visto, o fracasso subiu à cabeça do pessoal da Folha. Não satisfeitos com o miserável pontinho de audiência que seu programa vem amargando nas noites de domingo, às 20h, eles resolveram passar pelo duplo constrangimento de reprisar o tvfolha à meia-noite do mesmo dia.

Jogar Lula contra Dilma é perder tempo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Conversei com a presidente Dilma e o ex-presidente Lula antes e depois da grande festa de lançamento do documentário Pela Primeira Vez, de Ricardo Sutckert, que narra a despedida do primeiro presidente operário e a posse da primeira mulher presidente, na noite de quarta-feira, no Museu Nacional, em Brasília.

Cachoeira e Veja no Hotel Nahoum

Por Luis Nassif, em seu blog:

São quatro telefonemas entre Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres sobre a reportagem de Veja no Hotel Nahoum, a invasão do apartamento de José Dirceu e a possibilidade de montagem de uma CPI

1) 2 DE AGOSTO 2011- Araponga Jairo diz a Cachoeira que vai almoçar com “Caneta” (Policarpo Junior). Depois do almoço, relata que Policarpo quer as imagens gravadas no Hotel Naoum.