sábado, 17 de dezembro de 2016

Onde a Globo quer chegar?

Por André Araújo, no Jornal GGN:

O jornalista Roberto Marinho construiu seu império de comunicações errando pouco e acertando muito. Soube sempre colocar suas fichas nos cavalos certos, poucas vezes apostou mal, por exemplo apoiando a Revolta Paulista de 1932 e desembarcando tardiamente do Governo Militar de 1964 e do Governo Collor.

Roberto Marinho passou a integrar a direção de O Globo pela morte do pai em 1925.

Seu período no jornal atravessou as presidências de Arthur Bernardes, Washington Luis, Getúlio Vargas (Governo Provisório de 1930, Governo Constitucional de 1934 e Estado Novo de 1937), Eurico Dutra, Getúlio novamente, Jango, Governo Parlamentarista de Santiago Dantas e Hermes Lima, Castello Branco, Costa Silva, Junta Militar, Médici, Geisel, Figueiredo, Sarney, Collor e Lula, portanto 18 períodos ou regimes presidenciais, fato raro em qualquer parte do mundo para um dono de jornal.

A tentativa de calar Jean Wyllys

Da Rede Brasil Atual:

A União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT) emitiu uma nota na última quarta-feira (14) em que repudia o afastamento de 120 dias do deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ). Na última terça-feira (13), o relator do processo contra Wyllys no Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PP-SP) pediu a suspensão do deputado do Psol.

Jean Wyllys responde no conselho por quebra de decoro parlamentar, após ter cuspido em direção ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante a votação do pedido deimpeachment de Dilma Rousseff, no dia 17 de abril. O deputado do Psol disse que apenas reagiu a uma série insultos dirigidos a ele por Bolsonaro, citando vários termos homofóbicos. A defesa do deputado disse que o processo contra Wyllys no Conselho de Ética está sendo pautado por "disputas ideológicas".

Silas Malafaia vai depor por incitar ódio?

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Quando Marcelo Crivella ganhou as eleições no Rio de Janeiro, neste ano, o pastor Silas Malafaia avacalhou, no Twitter, com o Globo, a Veja, o PT, o PSOL, o candidato derrotado Marcelo Freixo, a esquerda e bradou um ''Chora Capeta'' – assim mesmo, sem vírgula separando o vocativo.

Mas não foi a primeira, nem a última vez que ele surtou. Em outra ocasião, disse que iria “funicar'' (sic), “arrombar” e “arrebentar” o então presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Tony Reis. Ficou insatisfeito por conta de um de seus discursos ter sido usado em um vídeo que discute a violência contra homossexuais.

A guerra entre as estrelas togadas

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Costuma-se dizer que ninguém no Congresso é bobo. Bobos não chegam àquela casa. Loucos, e muito menos bobos, também não chegam ao Supremo, o que atiça a busca de explicações para o que se está passando atrás daquelas vidraças e cortinas. Depois da liminar do ministro Marco Aurélio (parcialmente derrubada) afastando Renan Calheiros da presidência do Senado, o que teria levado o ministro Luiz Fux ao desatino de mandar a Câmara votar de novo as dez medidas contra a corrupção? Muitos no Congresso acham, como a senadora Vanessa Grazziotin disse, com todas as letras, em sua entrevista à TV247, que estabeleceu-se também entre aquelas estrelas togadas uma acirrada disputa política.

Desmonte da EBC avança na Câmara

Do site do FNDC:

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta (14/12), o texto do relator da Medida Provisória 744/16, senador Lasier Martins. A MP extingue o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os mandatos dos membros da diretoria executiva da empresa. Apesar da tentativa dos movimentos sociais de recuperar o Conselho Curador e o mandato fixo e independente do presidente da empresa, destaques nesse sentido, apresentados pelo PT, Psol, PCdoB e PDT foram rejeitados.

A grande mídia e a sinfonia do golpe

Por João Feres Júnior, no site Carta Maior:

Todo cidadão com um pouco de informação e uma pitada de senso crítico sabe que a grande mídia brasileira é motivo de vergonha nacional e uma constante ameaça à democracia. Todo ser humano que gastou um pouco de seu tempo lendo a produção acadêmica de estudos sobre mídia e política sabe que a grande mídia brasileira tem vocação de tentar intervir em resultados eleitorais, tornando-se altamente militante e tendenciosa durante os períodos de campanha, mais ainda do que já é de costume. Todo cientista social que se dedicou a estudar com seriedade o comportamento da mídia brasileira em períodos eleitorais na Nova República descobriu que o viés da cobertura foi consistentemente de direita, mormente contrário ao Partido dos Trabalhadores, agremiação mais competitiva da esquerda brasileira.

Supremo investe, de novo, contra o Congresso

Por Haroldo Lima

O Estado de exceção que cresce no país tem tentáculos no Ministério Público Federal, na Polícia Federal, no Congresso, na grande mídia, no empresariado, mas se sustenta no Judiciário. É aí que está o Sergio Moro. E é aí que está o poder de deflagrar, sustar, deixar prosseguir desmandos, abusos e efetuar prisões.

No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal é o grande guarda-chuva dessa turma toda. Tem setores e membros próximos dos ideais democráticos e nacionais, mas nem todos.

Tendo em vista que as batalhas mudam a cada hora, mudam também os posicionamentos dessas pessoas. Na batalha do impeachment, por exemplo, houve magistrados com posturas abertamente golpistas.

A ampliação da campanha por "Diretas Já"

Por Pedro Rafael Vilela, no jornal Brasil de Fato:

Em pouco mais de seis meses, o governo de Michel Temer, surgido de um golpe parlamentar contra Dilma Rousseff, está ensopado por denúncias de corrupção e em meio a um cenário de piora da crise econômica no país. O número de trabalhadores desempregados deve pular dos atuais 12% para 14% em 2017. Somente a indústria paulista prevê a demissão de 150 mil pessoas no próximo ano. E a economia não dá sinais de reação, com o Produto Interno Bruto (PIB) amargando a quarta queda consecutiva no ano e com poucas perspectivas de crescimento no futuro.

O novo mapa da desigualdade brasileira

Por Evilásio Salvador, no site Outras Palavras:

O Brasil tem um dos mais injustos sistemas tributários do mundo e uma das mais altas desigualdades socioeconômicas entre todos os países. Além disso, os mais ricos pagam proporcionalmente menos impostos do que os mais pobres, criando uma das maiores concentrações de renda e patrimônio do planeta. Essa relação direta entre tributação injusta e desigualdade e concentração de renda e patrimônio é investigada no estudo Perfil da Desigualdade e da Injustiça Tributária, produzido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com apoio da Oxfam Brasil, Christian Aid e Pão Para o Mundo. Tive o privilégio de conduzir a pesquisa e redigir sua versão final.