sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Pesquisa aponta vitória de Lula no 1º turno

O vento sopra para Lula

Por Rodrigo Vianna, no site Brasil-247:


O Centrão de Arthur Lira parece agir como o bandido que, ao ver a casa pegar fogo, corre não para apagar o incêndio mas pra levar embora joias e talheres valiosos.

Inflação acumulada acima de 10%, fome, miséria e recessão à vista: o Brasil se desfaz. O Centrão, então, resolve ajudar e aprova a absurda PEC dos Precatórios, que sinaliza com calote, descontrole das contas e destruição do mais importante programa social da história: o Bolsa Família.

O resultado de tudo isso não poderia ser outro: a popularidade de Bolsonaro recua para o menor nível desde 2019, mostra pesquisa Quaest – encomendada pela corretora Genial (ressalto esse fato: não é pesquisa encomendada por partido ou ator político de oposição, mas por gente do mercado, e feita com seriedade técnica).

TeleSur e a mídia na América Latina

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Presidenta da TeleSur, emissora multiestatal que completou 16 anos em 2021, a jornalista colombiana Patrícia Villegas participa de uma entrevista ao vivo no canal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé na quarta-feira, 17 de novembro, a partir das 18h.

Idealizada por Hugo Chávez, Fidel Castro, entre outros líderes da região, a TeleSur é uma das principais referências de meio de comunicação contra-hegemônico na América Latina. Villegas falará sobre os ensinamentos desta experiência e os desafios para avançar na disputa de ideias, enfrentando um cenário midiático altamente concentrado - como é em todo o continente - e que faz campanha sistemática contra qualquer projeto progressista.

Brasil nada tem a ganhar com Sergio Moro

Charge: Bira
Editorial do site Vermelho:


Sergio Moro já teve participação decisiva numa eleição presidencial. Foi em 2018, quando ele, como juiz da operação Lava Jato, impediu a candidatura favorita do ex-presidente Lula, por meio de medidas judiciais fraudulentas.

Agora Moro dá uma nova cartada ao anunciar a possibilidade de disputar a presidência da República pelo Podemos, partido ao qual aderiu na terça-feira (10). O evento de filiação, recheado de pompa, foi o marco simbólico de lançamento de sua pré-candidatura.

A se fiar nas 4.278 palavras de seu longo discurso na ocasião, pode-se presumir que Moro quer usar o combate à corrupção como mote de sua nova aventura. É preciso, disse ele, “escapar dos extremos da mentira, da corrupção e do retrocesso”, não com “um projeto pessoal de poder, mas, sim, um projeto de País”. Ainda assim, garantiu que seu nome “estará à disposição do povo brasileiro”, num projeto em que combater a corrupção seria o meio para mudar o Brasil. “Tudo está conectado. Todos estamos juntos”, jogueteou Moro.

Mulheres no alvo das mudanças climáticas

Foto: 
COP26 Coalition
Por Cida Pedrosa, no jornal Brasil de Fato:

O maior evento sobre clima no mundo, a COP-26, está se desenrolando em Glasgow, na Escócia, com a presença dos maiores líderes políticos do planeta. Alguns consideram que talvez esta seja a última oportunidade para deter os fatores que aceleram as mudanças climáticas, ameaçando muitas formas de vida na Terra. Da conferência, muita gente já ouviu falar. O que poucos sabem é que as intempéries do clima, causadas sobretudo pelo mau uso de recursos naturais pelos humanos, afetam principalmente as mulheres e meninas.

Fim do orçamento secreto? Ninguém é preso?

Charge: Mocanus
Por Bepe Damasco, em seu blog:


É impressionante como o establishment, leia-se mídia comercial e instituições, é leniente com os crimes cometidos por Bolsonaro e os que o servem.

Os incontáveis crimes comuns e de responsabilidade de Bolsonaro só repousam sob o traseiro do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, uma espécie de réplica de Eduardo Cunha, porque não há reação à altura do sistema de justiça, do Congresso Nacional e da imprensa.

Vejamos o caso do orçamento paralelo. Em qualquer democracia do mundo que mereça ser chamada como tal, um escândalo desta monta teria derrubado governos e levado gente graúda para a cadeia.

Mas em Pindorama chega a ser assustadora a forma como o assunto é noticiado por jornais e emissoras de rádio e TV. A naturalização e a normalização usadas na abordagem levam o incauto a crer que se trata de uma mera artimanha de congressistas fisiológicos.

Sindicalismo, movimento e instituição

Por João Guilherme Vargas Netto


Quando falamos “movimento sindical” deveríamos, para sermos corretos, falarmos “movimento e instituição sindicais”.

A realidade impõe esta dupla conceituação que é muitas vezes subestimada produzindo análises e conclusões erradas.

O movimento dos trabalhadores é permanente ao longo de toda a história, pois é um movimento de resistência à exploração. Na vigência do capitalismo este movimento secular adquire, entre outros, o aspecto de movimento sindical que incorpora características institucionais em sua longa trajetória.

O movimento, constante, marca o conteúdo da ação sindical e a institucionalidade lhe dá a forma que varia em prazos mais ou menos longos, dependendo ambos das condições vigentes na sociedade e da luta dos trabalhadores; fazem parte da História.

Jeca da terceira via não aguentará o tranco

Charge: Jota Camelo
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Sergio Moro não vai aguentar o tranco da campanha a presidente. Porque o discurso da caçada a corruptos está vencido e soa falso e porque a Lava-Jato é um traste jogado num canto.

O povo não quer saber mais dessa conversa de que vão pegar ladrão. A maioria se deu conta de que o lavajatismo foi inventado para pegar Lula.

E para que o próprio Moro fosse trabalhar depois para Bolsonaro e entrar na política como opção ao próprio Bolsonaro.

O povo cansou dessa ladainha. As pessoas querem trabalho, renda, menos inflação. A pesquisa Genial/Quaest, que dá vitória a Lula fácil em 2022, apurou outras coisas.

O levantamento mostra a percepção da população sobre quais são os maiores problemas do Brasil. Para 48%, é a economia.

Pesquisa mostra Moro com alta rejeição

Charge: Brum
Por Fernando Brito. e, seu blog:


A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje é um banho de água gelada na pretensão de Sérgio Moro, que se filia hoje ao Podemos, supostamente para ser candidato à Presidência da República.

Mesmo com todo o noticiário de que se beneficiou, desde que resolveu assumir as pretensões eleitorais que tem há muitos anos, suas intenções de voto (8%) não aumentaram e, pior, a sua rejeição – a parcela dos que dizem que “de jeito nenhum” votariam nele) oscilou para cima, a 61%, e só fica (e pouco) atrás da dos que recusam o nome de Bolsonaro (67%).

Lula segue disparado à frente, com 47% ou 48%, dependendo do cenário, o que daria, com muita folga, para atingir a maioria absoluta ainda no primeiro turno, porque equivalem a mais de 55% dos votos válidos.

Greve inferniza apóstolo Valdemiro Santiago

Por Altamiro Borges

O site UOL informa que funcionários da Igreja Mundial do Poder de Deus, do milionário "apóstolo" Valdemiro Santiago, entraram em greve nesta quarta-feira (10). Eles reclamam de atrasos no salário e no vale-alimentação, e do não depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outras irregularidades trabalhistas.

Reforma trabalhista completa quatro anos

Charge: Bira
Por Altamiro Borges

Nesta quinta feira (11), a "deforma trabalhista" imposta pelo golpista Michel Temer completou quatro anos de vigência. Na ocasião da sua aprovação, o traíra prometeu que a “reforma” criaria dois milhões de empregos nos primeiros dois anos, e outros seis milhões em dez anos. Puro engodo, amplificado pela mídia neoliberal, que só enganou os ingênuos e serviu aos intentos de exploração da cloaca burguesa.