sexta-feira, 12 de novembro de 2021

TeleSur e a mídia na América Latina

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Presidenta da TeleSur, emissora multiestatal que completou 16 anos em 2021, a jornalista colombiana Patrícia Villegas participa de uma entrevista ao vivo no canal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé na quarta-feira, 17 de novembro, a partir das 18h.

Idealizada por Hugo Chávez, Fidel Castro, entre outros líderes da região, a TeleSur é uma das principais referências de meio de comunicação contra-hegemônico na América Latina. Villegas falará sobre os ensinamentos desta experiência e os desafios para avançar na disputa de ideias, enfrentando um cenário midiático altamente concentrado - como é em todo o continente - e que faz campanha sistemática contra qualquer projeto progressista.

A conversa ocorre às vésperas de importantes processos eleitorais na região. No dia 21 de novembro, haverá eleição presidencial no Chile e para governadores e prefeitos na Venezuela. No dia 28, é a vez de Honduras ir às urnas para decidir quem assume a cadeira presidencial no país. Isso sem contar o pleito ocorrido recentemente na Nicarágua e a esperada eleição de 2022 no Brasil. O papel jogado pela mídia nessas disputas e também na agenda econômica, social e geopolítica do continente serão temas importantes da entrevista.

O Barão convidou para esta live jornalistas parceiros com atuação na cobertura sobre a América Latina, como Michele de Mello (Brasil de Fato), Vanessa Martina (Diálogos do Sul), Martha Raquel (Jornalistas Livres) e Valter Xeu (Pátria Latina), além de Giovani del Prete, do Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela, iniciativa que reúne mais de 40 organizações brasileiras entre movimentos, partidos e veículos de comunicação. Também participa do bate-papo o jornalista argentino Javier Tolcachier, representando a agência Pressenza e articulador do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA).

A entrevista acontece ao vivo e será transmitida pelo #CanalDoBarão no YouTube, com retransmissão em páginas parceiras. Inscreva-se agora mesmo no canal e ative o lembrete para ser avisado quando esta entrevista começar!

0 comentários: