quinta-feira, 17 de junho de 2021

Caminhoneiros voltam a falar em greve. Será?

Por Altamiro Borges


Em sua coluna no site UOL, o jornalista Chico Alves afirma que os caminhoneiros voltam a se mobilizar contra as promessas não cumpridas pelo demagogo Jair Bolsonaro e já falam em paralisar as suas atividades. “Quatro meses depois de o governo evitar uma greve nacional com promessas de benefícios, dirigentes de entidades que representam os motoristas se dizem decepcionados. Segundo eles, nenhuma das propostas se tornou realidade. Por isso, várias associações e sindicatos da categoria voltam a se mobilizar para reivindicar melhorias”.

Senado vota a privatização da Eletrobras

Por Murilo Pinheiro, no site do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo:

A Medida Provisória 1.031/2021, que viabiliza a privatização da Eletrobras, foi aprovada na Câmara dos Deputados, na madrugada de quinta-feira (20/5). A oportunidade e a responsabilidade de impedir que o equívoco se confirme está agora nas mãos do Senado, onde a MP já chegou para apreciação.

Pelo modelo adotado, para a desestatização serão emitidas novas ações da Eletrobras, a serem vendidas no mercado, resultando na perda do controle acionário pelo governo federal. Está previsto que a União terá ação de classe especial, a chamada golden share, que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas.

A figura chave dos escândalos da saúde

Brasil afunda e o governo aumenta os juros

Witzel liga Bolsonaro ao caso Marielle Franco

As plataformas digitais e os trabalhadores

Quem tem medo do movimento antifascista?

O fim da era Netanyahu em Israel

Cuba e a "ditadura do algoritmo"

Joice abandona “escória bolsonarista” do PSL

Por Altamiro Borges

A extrema-direita se uniu para assaltar o poder, mas ela não se entende. Toda semana tem um barraco. Nesta segunda-feira (14), a deputada Joice Hasselmann, que já foi líder do laranjal bolsonariano no Congresso Nacional, anunciou a sua saída do PSL. A sua justificativa é de que o partido não só manteve a “escória bolsonarista”, como “entregou o coração”.

Eleita por São Paulo com 1.078.666 votos, pegando carona na onda neofascista que devastou o país em 2018, a deputada ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo desfiliação por justa causa – sem perder o mandato. Joice Hasselmann, acusada de plagiar reportagens quando era jornalista, garante que já foi procurada por cinco partidos.