quinta-feira, 17 de abril de 2014

Gabriel García Márquez e Fidel Castro

Morre Gabriel García Márquez

Foto: Jose Lara
Do site Opera Mundi:

Faleceu nesta quinta-feira (17/04) o escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, aos 87 anos.

Considerado o criador do realismo mágico na literatura latino-americana, García Márquez, apelidado pelos amigos de Gabo, foi um dos mais importantes escritores da América Latina. Nascido em 6 de março de 1927 na cidade de Aracataca, na Colômbia, morava no México havia mais de três décadas.

O mau negócio da CPI da Petrobras

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

Todos os dias, empresas fazem maus negócios, que dão prejuízos. Todos os dias, firmas vão à falência. Nos períodos de bonança e crescimento, muitas empresas lucram bastante fazendo apostas altas nos mercados. Nos períodos de crise, muitas simplesmente desaparecem para nunca mais serem vistas.

Dilma lidera, apesar do bombardeio

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A nova rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi, realizada entre 6 e 8 de abril, revela uma estabilidade na corrida eleitoral deste ano, o que chega a ser um resultado extraordinário, dados os acontecimentos das últimas semanas.

A vantagem de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, manteve-se a mesma daquela registrada em meados de fevereiro, quando a rodada passada foi realizada. Naquela oportunidade, a presidenta obtinha 41% das preferências, em uma lista com os nomes do tucano Aécio Neves e de Eduardo Campos, do PSB, além de outros cinco possíveis candidatos de partidos menores.

Nova pesquisa atiça guerra contra Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Uma notícia boa e uma ruim para Dilma Rousseff.

Primeiro a boa: nova pesquisa Vox Populi/Carta Capital divulgada nesta quarta-feira mostra a presidente ainda na liderança folgada da corrida presidencial, com 40% dos eleitores, enquanto seus adversários juntos somam 26% das intenções de voto, o que lhe daria a vitória no primeiro turno.

O time da Globo para entrevistar Lula

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

E o Globo procura os blogueiros que entrevistaram Lula em busca de informações para uma reportagem que mostre a razão de terem sido convidados.

O Globo parece fugir da resposta mais simples: é que fazem um jornalismo menos viciado do que o do Globo.

O "abril vitorioso" na Venezuela

Iván Lira/Rebelión
Por Beto Almeida, no jornal Brasil de Fato:

No dia 13 de abril, a Telesur mostrou uma Caracas tomada por imensa multidão, com bandeiras vermelhas e retratos de Chávez, comemorando os 12 anos do Abril Vitorioso. Em 13 de abril de 2002, a união cívico-militar resgatou o presidente bolivariano das mãos de golpistas que o sequestraram e o colocam novamente no comando da Revolução.

O apagão moral da Cemig e do PSDB

Por Rogério Correia, em seu site:

Uma propaganda produzida pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) causou indignação entre mineiros e mineiras esta semana ao veicular informações mentirosas para justificar mais um aumento na tarifa energética do estado. Na tentativa de se eximir da responsabilidade do aumento e ao mesmo tempo desmoralizar o Governo Federal, a companhia elétrica atribuiu à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a alta de 14% na conta de energia. Uma mentira que coloca mais uma mancha na história da empresa estatal e reafirma a ligação escusa entre a CEMIG e o PSDB mineiro.

A resposta à Cemig. Tucano depenado!

Mafalda, à beira dos 50 anos

Por Cibelih Hespanhol, no site Outras Palavras:

O mundo, como se apresentava para as retinas de Joaquín Salvador Tejón, sempre esteve um pouco desfocado. Algo não estava certo naquelas aparências e formas – naquela maneira de se ajeitar do mundo – que espiava em seu olhar estrábico o argentino de Mendonza; a ponto de parecer inevitável àquele homem, de palavras secas e pensamento ateu, que com o passar do tempo e a permanência das coisas sua visão se tornasse, afinal, delicada demais para esta vida estranha.

Quebra de sigilo telefônico no Planalto

Por Patrícia Faermann, no Jornal GGN:

Informações divergentes e mal explicadas transitam entre os órgãos da Justiça sobre o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para a quebra de sigilo telefônico no complexo penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, e no Palácio do Planalto.

O pedido feito pela promotora de Justiça de Execuções Penais, Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, envolve a interceptação de 5 operadoras de celular durante um período de 16 dias de todas as chamadas enviadas e recebidas nessas duas localizações. O caso foi admitido pelo juiz Bruno André Silva Ribeiro e levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tucano lidera greve da PM na Bahia

Por Renato Rovai, em seu blog:

A Bahia vive desde ontem (15) uma nova onda de violência patrocinada por policiais. A categoria protesta contra o que foi proposto no Plano de Modernização da Polícia Militar, apresentado pelo governador Jaques Wagner na semana passada.

À frente do movimento, mais uma vez o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, vereador pelo PSDB eleito por 14,8 mil votos.

A desinformação como estratégia

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O cidadão brasileiro que assiste aos telejornais, lê regularmente um diário e ouve os noticiosos do rádio se considera, provavelmente, um indivíduo bem informado. Essa percepção é apanhada em pesquisas – que alguns estatísticos chamariam mais apropriadamente de consultas – feitas rapidamente em cima dos fatos.

Contraofensiva das forças progressistas

Editorial do site Vermelho:

A reunião realizada no início desta semana pela Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi um fato auspicioso da vida política nacional neste momento de pré-campanha eleitoral e acirramento da luta política.

O porquê do ódio a Dirceu

Um dia alegre para a oposição

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Todas os jornais, todos os âncoras, todos os coxinhas, todos os reaças, acordaram hoje em festa com o desempenho catastrófico de Graça Foster.

Vários leitores tentam jogar a culpa na imprensa, dizendo que ela pinçou uma frase e a descontextualizou. Ora, não sou um blogueiro exatamente simpático à nossa grande mídia. Bater na mídia é o esporte favorito do Cafezinho. Só que não é o caso agora.

PSDB é perito em "Medidas Impopulares"

Por Daniel Quoist, no site Carta Maior:

Aécio Neves, como de hábito privilegiando interlocução com entidades classistas patronais, tem levado ao empresariado do centro-sul do país sua disposição para adotar medidas impopulares tão logo coloque no peito a faixa presidencial.

É óbvio que uma minoria deve ter recebido maior detalhamento do significado do "impopulares". E certamente nesse seleto grupo de brasileiros se encontram banqueiros, industriais, donos de redes de shoppings centers e supermercados, quase sempre gente muito atenta às variações, minuto a minuto, registradas nas bolsas de valores de São Paulo, New York, Londres ou Singapura.

Globo manipula e acusa blogueiros

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A esta altura, o público da blogosfera já leu vários posts de outros blogs sobre entrevista que o jornal O Globo propôs aos blogueiros que entrevistaram o ex-presidente Lula na semana passada (8/4). À diferença de alguns de meus colegas, aceitei dar uma longa entrevista ao jornal.

As repórteres Bárbara Marcolini e Thais Lobo procuraram a blogueira Conceição Lemes e os seus colegas Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Kiko Nogueira, Marco Weissheimer, Miguel do Rosário, Renato Rovai, Rodrigo Vianna. Só eu, Rovai, Miguel e Kiko concordamos em falar. Os outros preferiram não dar entrevista ou publicaram as respostas em seus blogs.