quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Capitão Wagner cai no CE. Culpa do Bolsonaro?

Por Altamiro Borges

Nas eleições de 2018, no tsunami fascista que devastou o Brasil, muita gente pegou carona na campanha do “capetão” Jair Bolsonaro e se deu bem. Uma escória de oportunistas e outsiders foi eleita para os cargos de governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Agora, porém, os bolsonaristas estão em apuros!

Um caso exemplar é o do Capitão Wagner (Pros), um dos chefes dos motins policiais no Ceará, que aparecia folgado à frente em todas as sondagens anteriores na disputa pela prefeitura de Fortaleza. A última pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (3), mostra que o queridinho de Jair Bolsonaro está em queda.

Nem os evangélicos botam fé no Crivella

Por Altamiro Borges

O jornal O Dia divulgou na segunda-feira (2) uma pesquisa preocupante para o "capetão" Jair Bolsonaro e o "bispo" Edir Macedo. Realizada pelo instituto Inteligence Serviços, ela mostra o atual prefeito, Marcelo Crivella, em quarto lugar – tendendo a ficar excluído do segundo turno das eleições no Rio de Janeiro.

Segundo a sondagem, o candidato do DEM, o camaleônico ex-prefeito Eduardo Paes, segue liderando a corrida eleitoral. Ele aparece com 32% das intenções de voto. "A surpresa é a ascensão de Benedita da Silva (PT), na segunda posição, com 12%", registra o jornal O Dia.

Salles, o general e a devastação da Amazônia

Por Altamiro Borges

Enquanto Ricardo Salles, o ministro das queimadas, curte a vida em Fernando de Noronha e dispara tuítes contra seus rivais no laranjal, e o general-vice Hamilton Mourão planeja um tour pelas florestas, a Amazônia bate recorde de desmatamento no mês de outubro, segundo reportagem da Folha:

"Mesmo ainda sem os dados completos de outubro, o desmatamento na Amazônia no mês foi recorde e apresenta crescimento de 37% em relação a outubro de 2019. Até o último dia 23, foram derrubados cerca 758 km² de floresta, mostram dados do Deter, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)".

Flávio 'Rachadinha' é denunciado pelo MP-RJ

Por Altamiro Borges

Flávio "Rachadinha", como é apelidado carinhosamente o filhote 01 do presidente Bolsonaro, segue no alvo. O procurador-geral de Justiça do RJ, Eduardo Gussem, denunciou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado o atual senador, o ex-faz-tudo Fabrício Queiroz e outros 14 assessores por "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo o jornal O Globo, "na denúncia de cerca de 300 páginas, Flávio Bolsonaro é apontado como líder da organização criminosa e Queiroz como o operador do esquema de corrupção... Ambos foram acusados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa".

Quem são os neopentecostais no Brasil?

Do site da Boitempo Editorial:


Neste curto e inflamado ensaio, o economista Pierre Salama aponta, apoiando-se em pesquisas e dados, alguns caminhos para entendermos qual é a força dos evangélicos neopentecostais no Brasil hoje. “Quem são os evangélicos? A quais categorias sociais eles pertencem? Qual o nível de escolaridade deles? Quais valores mais compartilham? São sensíveis ao discurso de retomada do trabalho, independentemente da evolução da pandemia?”, questiona o autor.

Centrais sindicais na luta pelos 600 reais

Editorial do site Vermelho:

Diante da recessão econômica a qual o governo Bolsonaro empurrou o país, os trabalhadores não estão indiferentes. Essa é mensagem das centrais sindicais, que realizaram um ato unitário pela derrubada do veto da desoneração, pelo emprego, pela manutenção da ajuda emergencial de R$ 600 e pela retomada do crescimento econômico nesta terça-feira (3) na frente do Banco Central, em São Paulo.

A luta no Brasil e o espírito de Bacurau

A proposta indecente da Constituinte

Temer confessa conspiração com militares

O “estupro culposo” e a queda de Bolsonaro

Não existe inchaço na máquina pública

SUS é o herói da pandemia da Covid-19