quarta-feira, 10 de maio de 2023

Gilmar Mendes detona Moro: germe do fascismo

Tacla Duran amedronta o juizeco Sergio Moro

Reflexões sobre a derrota de Boric no Chile

Foto: Facebook do PC Chile
Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

Está repercutindo muito o resultado das eleições das 50 cadeiras do Conselho Constitucional para apresentação de proposta para alteração na Constituição chilena.

O fator mais grave é a aparente vitória da extrema-direita nesse processo, elegendo 23 cadeiras (aumentou uma entre ontem e hoje), entre 50 vagas.

Ao lado da direita tradicional chilena, que obteve 11 votações, a extrema-direita assegura maioria e poder de veto para a redação da nova Carta Constitucional. Os dois blocos – extrema-direita e direita tradicional – precisarão negociar entre si, mas devem apontar unidade para assuntos que interessam.

Dividida em dois blocos, no qual apenas teve expressão a coligação Unidad para Chile, a esquerda obteve 16 cadeiras (reduziu uma de ontem para hoje), sendo a votação mais expressiva do Partido Comunista Chileno. Em eleição obrigatória no país, houve grande quantidade de votos nulos e brancos, que passou de 20%.

Recolocar o trabalhador na pauta da esquerda

Charge: Frits Ahlefeldt
Por Emiliano José, na revista Teoria e Debate:


“O trabalho produz obras maravilhosas
para os ricos, mas produz privação para
o trabalhador. Produz palácios, mas cavernas
para o trabalhador. Substitui o trabalho por
máquinas, mas remete uma parte dos
operários para um trabalho bárbaro e
faz da outra parte máquinas. Produz
espírito, mas produz idiotice, cretinismo
para o trabalhador”. 
(Marx, In NETTO, José Paulo. Karl Marx: Uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020, p. 556).

Nesse prosear, volto a Marx. Tenho observado um movimento consolidado de ponderáveis setores da esquerda brasileira no sentido de dar prioridade às chamadas pautas identitárias, tão essenciais como problemáticas. Essenciais porque parte da luta dos povos, capaz de capturar singularidades durante algum tempo esquecidas equivocadamente por parte do movimento comunista e da esquerda de modo geral. Problemáticas porque leva a esquerda a pensar por partes, por nichos, deixando de lado o conjunto, a luta política, a totalidade, a luta de classes no sentido mais amplo. Totalidade e luta de classes, conceitos indispensáveis para enfrentar tal discussão. Um autor imprescindível para entendê-los, se o quiserem, o grande Lukács.

O Chile e nós

Gabriel Boric, presidente do Chile
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Não é tarefa simples entender a reviravolta chilena, cuja população em quatro anos fez um voo sem escalas da opção popular, democrática e de esquerda para o fascismo.

Estou convencido que se trata de um fenômeno complexo que desafia o observador mais atento da cena política do continente. Decerto deve-se a múltiplos fatores e será objeto de intenso debate.

Isto posto, vale um breve recuo no tempo: em 2019, as maiores manifestações populares da história do Chile acuaram o governo do direitista Sebastián Pinera, que se viu forçado a deixar de reprimir o movimento e convocar o processo constituinte.

Na sequência, os setores progressistas formam uma sólida maioria entre os constituintes eleitos e escrevem a carta mais avançada possível em termos sociais, democráticos, humanistas e civilizatórios.

Escravidão também era ato jurídico perfeito

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Por Jair de Souza


Em sua recente viagem a Londres, Lula voltou a se expressar de modo a desagradar profundamente a quase todos os órgãos de nossa mídia corporativa.

Uma das coisas que causou furor generalizado foi a resposta dada por Lula à instigante pergunta formulada por Sara Vivacqua, correspondente de DCM, sobre a perseguição desatada sobre o jornalista australiano Julian Assange, um dos criadores de WikiLeaks.

A insatisfação veio por Lula externar sem rodeios que se sentia indignado com a postura hipócrita de boa parte dos meios de comunicação e seus jornalistas que, embora se arvorem em campeões da defesa da liberdade de expressão, não têm feito nenhuma objeção à violenta perseguição que Assange vem sofrendo por parte das autoridades estadunidenses e daquelas dos países a eles submissos pelo fato de ele ter divulgado publicamente as brutais atrocidades que as forças imperialistas estavam realizando contra as populações locais nos territórios ocupados do Iraque.