segunda-feira, 13 de junho de 2011

O suplício dos cortadores de cana

Por Eduardo Sales de Lima, no jornal Brasil de Fato:

A mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem levado uma parcela significativa de ex-cortadores de cana-de-açúcar a perderem seus empregos. Desde 2007, foram fechados no estado de São Paulo, cerca de 40 mil postos de trabalho no corte da cana, segundo o professor do departamento de Economia Rural da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), José Giacomo Baccarin.

A soberania, o STF e o caso Battisti

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A decisão do STF, ao não permitir a intromissão do governo italiano em assuntos internos brasileiros, transcende a personalidade de Césare Battisti. Ainda que ele fosse o monstro que seus inimigos dizem ser, ainda que seus crimes fossem – como afirma o governo italiano – de reles latrocínio, a decisão de negar sua extradição é de estrita soberania brasileira. O Tratado de Extradição, com todo o respeito pelo advogado Nabor Bulhões, que representa a Itália, e é um dos mais respeitados profissionais de nosso País, prevê, claramente, que cabe à parte requerida considerar se os crimes cometidos são, ou não, políticos.

Videogames e a indústria da diversão

Por Sérgio Domingues, no blog Mídia Vigiada:

A indústria de games vem tornando-se mais poderosa que a do cinema. Os jogos violentos são sua principal atração. Mas é perigoso fazer uma ligação direta entre o aumento de sua influência e o crescimento da violência social. É preciso combater a indústria da diversão sem desrespeitar a inteligência de seu público.

Lula, Dilma e o Datafolha

Por Francisco Bicudo, no Blog do Chico:

Em junho de 2003, cinco meses após a posse e ainda embalado pelo fato de finalmente a “esperança ter vencido o medo”, o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tinha seu governo avaliado como “ótimo ou bom” por 42% da população, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha (2.630 pessoas entrevistadas, em 152 cidades); 43% consideravam a primeira administração petista como “regular” e 11% diziam que o governo era “ruim ou péssimo”.

A carta dos blogueiros da Bahia

Por Eliane Costa, no sítio Vermelho:

Depois de dois dias de intenso debate, blogueiros, tuiteiros, produtores de conteúdo para a rede mundial de computadores e ativistas pela democratização da mídia aprovaram, no início da noite desta sábado (11/6), a criação de uma comissão para encaminhar a fundação de uma Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.