quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Manifestação em apoio a Chávez

Golpistas detestam a Constituição

Ano novo, PIG velho!

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Enquanto a presidenta Dilma vive a repetir as platitudes de sempre contra uma Ley de Medios à brasileira, o PIG entrou 2013 com a corda toda, pisando fundo no acelerador da mentira e da desinformação, movido pela obsessão golpista costumeira. Não que isso cause um fiapo de surpresa a quem quer que seja. O problema é a falta de luz no fim do túnel, na medida em que a presidenta, revelando lamentável desconhecimento do que está em jogo na luta pela democratização das comunicações no Brasil, tormou a avisar ao PT que não apoiará qualquer proposta que restrinja a liberdade de expressão no Brasil. Pessoa dotada de soberbas e conhecidas qualidades, ela, infelizmente, confunde liberdade de expressão com liberdade de monopólio.

"Apagão": governo não se faz ouvir

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Tanto a mídia corporativa fez, que conseguiu: a possibilidade de racionamento de energia elétrica é hoje um tema na ordem do dia nos redutos da classe média, nas redes sociais, nas conversas ao acaso com pessoas das mais diversas origens e tendências políticas – ou de nenhuma.

Neoliberalismo renasce das cinzas

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

O neoliberalismo e suas doutrinas ortodoxas vivem renascendo das cinzas: das próprias e das que semeia ao redor, incinerando sonhos, direitos, expectativas no Moloch do Mercado. Como isso é possível? É claro que isso se deve, em grande parte, a renitência de seus arautos – como se vê no Brasil agora que se tenta incinerar o governo Dilma tendo em vista 2014 – em reconhecer alternativas ou os próprios erros, em termos de avaliação e previsão do que vai acontecendo pelo mundo.

O terrorismo como arma midiática

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Segundo o dicionário, terrorismo significa “modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror”; em outra definição diz que é “forma de ação política que combate o poder estabelecido mediante o emprego da violência”. Os dicionários bem que poderiam acrescentar a postura da “grande imprensa” brasileira diante dos governos Lula e Dilma.

Telenovela e LGBT: tudo a ver

Por Jean Wyllys, no jornal Le Monde Diplomatique (Brasil):


Mesmo sendo um dos produtos culturais mais consumidos (certamente é a forma de ficção mais consumida) num país com índices ainda alarmantes de analfabetismo e analfabetismo funcional; onde a educação formal de qualidade ainda é uma meta a ser alcançada; em que a ampla maioria da população não tem acesso às artes vivas nem a exposições de artes plásticas; e com poucos leitores de livros mesmo entre aqueles que estão no – ou concluíram o – ensino superior, a telenovela ainda é alvo do desprezo de parte expressiva da intelectualidade brasileira de esquerda (e, por extensão, alvo do desprezo ou do desinteresse de muitos políticos e lideranças de movimentos sociais orientados ou influenciados por essa parte da intelectualidade de esquerda).

A volta do terrorismo fiscal

Por Luis Nassif, em seu blog:

No final do ano escrevi um post em meu Blog, “Para entender o jogo da Economia (http://goo.gl/EULAV).

Nele, procurei explicar os seguintes pontos:

1- A lógica das mudanças econômicas, com as mudanças radicais em curso, redução de juros, melhoria do câmbio, estímulos ao crédito e investimento, ênfase nas obras de infraestrutura etc.

Procura-se um candidato contra Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Na entressafra entre o fim do mensalão e a ameaça do apagão elétrico anunciado todos os dias pela imprensa, que marca este início de 2013, o grande desafio dos jornalistas e dos partidos aliados é encontrar um candidato viável para enfrentar a presidente Dilma Rousseff na sucessão presidencial daqui a dois anos.

O suicídio da imprensa brasileira

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

A imprensa brasileira está sob risco de desaparição e, de imediato, da sua redução à intranscendência, como caminho para sua desaparição.

Mas, ao contrário do que ela costuma afirmar, os riscos não vem de fora – de governos “autoritários” e/ou da concorrência da internet. Este segundo aspecto concorre para sua decadência, mas a razão fundamental é o desprestígio da imprensa, pelos caminhos que ela foi tomando nas ultimas décadas.

FHC é o guru do Aécio. Oba!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Saiu no Estadão:

CICERONEADO POR FERNANDO HENRIQUE, AÉCIO NEVES MOLDA CANDIDATURA

Ex-membros da gestão (?) de Fernando Henrique ajudam senador a formatar discurso econômico.

No último dia 26, FHC e Aécio se reuniram pela manhã no apartamento do senador no Rio com Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, formulador do Plano Real. A agenda, que se estendeu até o almoço e contou, depois, com a presença do ex-jogador Ronaldo (sic), foi mais uma da série de encontros com os economistas.



Os cenários geopolíticos de 2013

Juan Hervás
Por Ignacio Ramonet, no sítio Outras Palavras:

Depois de termos sobrevivido ao anunciado fim do mundo, resta-nos agora tratar de prever nosso futuro imediato. Com raciocínios prudentes, porém mais cartesianos; baseando-nos nos princípios da geopolítica, uma disciplina que permite compreender o jogo geral das potências e avaliar os principais riscos e perigos. Para antecipar, como nos tabuleiros de xadrez, os movimentos de cada adversário potencial.

Mídia tucana tenta sabotar a economia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Apesar de ser revoltante a tentativa da Folha de São Paulo e do Estado de São Paulo de convencer o país de que existe a mais tênue possibilidade de ocorrer racionamento de energia como o que ocorreu entre meados de 2001 e começo de 2002, essa nova falsificação de tragédia terá o mesmo destino das outras junto a sociedade. Esta, porém, não é o objetivo.

Onda alarmista sobre risco de apagão

Por José Dirceu, em seu blog:

A onda alarmista sobre os riscos de racionamento de energia ou apagão tem claros objetivos políticos e interesses privados. A avaliação que vem sendo feita sobre o cenário energético brasileiro é estúpida. Essa estratégia faz parte da linha de tentativa de desconstrução do nosso governo, tão cara a certos articulistas, jornalões e jornalecos. Atende também ao persistente rentismo.

Dilma Rousseff e o destino

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Há situações que me causam alguma perplexidade. Durante o governo Lula o empresariado queixava-se dos juros escorchantes, com exceção dos banqueiros, está claro. De sua alegria cuidava o presidente do BC, Henrique Meirelles. Em compensação, o vice-presidente da República, o inesquecível e digníssimo José Alencar, defendia com ardor a demanda dos seus pares.

Gurgel "investiga" Lula. 2013 promete!


O procurador-geral da República, o sinistro Roberto Gurgel, decidiu "investigar" o ex-presidente Lula com base nas acusações feitas em setembro passado pelo operador do chamado mensalão, Marcos Valério, de que o esquema também bancou as despesas pessoais do líder petista. A informação foi divulgada hoje pelo excitado Estadão. Segundo a reportagem, Gurgel resolveu "remeter o caso à primeira instância, já que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado. Isso significa que a denúncia pode ser apurada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, em Brasília ou em Minas Gerais".