quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Milícias no campo miram nas lideranças

Por Jorge Américo, no jornal Brasil de Fato:

O campo de atuação das empresas de segurança privada não está restrito às cidades. É cada vez mais comum, no meio rural, a presença de grupos armados contratados por fazendeiros. Em 27 de julho de 2011, foi realizado em Curitiba (PR) o Tribunal de Júri que puniu pela primeira vez um caso de milícia privada no campo.

Trabalho escravo e espírito natalino

Por Gustavo Alves, em seu blog:

Há alguns meses, a mídia repercutiu com grande estardalhaço as denúncias de trabalho escravo na produção têxtil, com destaque para a rede espanhola Zara.

Retrospectiva do ano que vem

Por Gilberto Maringoni, no sítio Carta Maior:

Retrospectiva de ano velho todo mundo faz.

Qualquer Zé Mané, munido de laptop e algum tirocínio faz a lista do que bombou no ano que passou.

Não vamos cair nessa.

Vamos olhar para a frente.

2011 já era.

O que interessa agora é fazer o balanço de 2012!

A vitória da direita: a pós-política

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

O grande projeto da direita, impressa ou partidária, ideológica ou simplesmente financeira, é a destruição das instituições democráticas, mediante a desmoralização da política. O segundo e último momento é o esvaziamento da soberania popular, como já ocorre na Europa. Daí o ataque aos políticos, uniformemente apontados, ora como incompetentes, ora, caso brasileiro, como corruptos.

CPI que pode levar tucanos à cadeia

Por Kerison Lopes, no sítio Vermelho:

Um dia histórico para o país. Nesta quarta-feira (21), o deputado Protógenes Queiroz protocolou junto ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o requerimento para a instalação da CPI da Privataria Tucana. “A Câmara hoje se mobiliza atendendo a um apelo popular muito forte, através principalmente das redes sociais”, comentou Protógenes.

A ideologia e a privatização das teles

Por Sergio Leo, do Amálgama, no blog Escrevinhador:

Já pensou se não tivessem privatizado a indústria automobilística? Ainda estaríamos usando aquelas carroças que o Collor xingou na década de 90, lembra?

O quê? A indústria automobilística já era privatizada? Hummm…

Aécio apóia a CPI da Privataria?

Por Altamiro Borges

André Barrocal, atento repórter da Carta Maior, relata que hoje será protocolado o pedido de criação CPI sobre as privatizações na era FHC. O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) já teria conseguido o número necessário de assinaturas para viabilizar a sua criação, mas ainda trabalha para elevar as adesões – o que dificultaria manobras para engavetar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

A Soninha (Serra) está de volta

Por Altamiro Borges

Sempre que José Serra está em apuros, Soninha Francine surge do nada com mais um dos seus factóides. Ela gosta mesmo do ex-governador. Nunca o traiu. Desta vez, em entrevista ao sítio Congresso em Foco, a ressentida ex-vereadora do PT (2005-2007) afirma que o partido cobrava comissão dos seus parlamentares e funcionários. “Eu achava isso um absurdo. Todo mês a gente quebrava o pau”.

Kassab rifou Serra? Leu o livro-bomba?

Por Altamiro Borges

Numa longa entrevista à Folha, o prefeito Gilberto Kassab, chefão do recém-criado PSD, deu a impressão de que está rifando seu criador, o tucano José Serra. Apesar das juras de amor, ele garantiu que o ex-governador não quer ser candidato à prefeitura da capital e que seu partido, portanto, poderá ter candidato próprio. Seu ziguezague retórico não convenceu nem o jornal serrista.