quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FHC se une ao Opus Dei pelo impeachment

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Na terça-feira (3), em artigo publicado na Folha tucana, o jurista Ives Gandra da Silva Martins – um dos fundadores da seita fascistóide Opus Dei no Brasil no início da década de 1960 – defendeu a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Já nesta quarta-feira, o mesmo jornal informa que o advogado do ex-presidente FHC pediu ao renomado direitista um parecer jurídico sobre esta hipótese golpista. Durante a ditadura militar, o Opus Dei cresceu na sombra dos carrascos e torturadores; já o sociólogo FHC teve que deixar o país – há quem até hoje questione o seu “exílio”. Agora, porém, ambos estão unidos na orquestração contra o voto popular e a democracia. Aos 84 anos de idade, o ex-presidente joga definitivamente a sua biografia no lixo! Só falta aderir ao chicote e à cinta de cilício dos adeptos mais fanáticos da seita gestada no franquismo da Espanha.

“Companheiro-patrão” esfola jornalistas

Por Altamiro Borges

Demissões, arrocho salarial, precarização do trabalho e clima de terror e censura nas redações. E o Brasil ainda “é o único país do mundo em que os jornalistas chamam o patrão de companheiro”, como costuma se indignar o veterano Mino Carta. Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro promoveu um debate com Fernando Amorim, do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) para subsidiar a campanha salarial deste ano. Os dados apresentados pelo economista confirmam a selvageria praticada pelos barões da mídia contra a sofrida categoria – que ainda possui muita gente que come mortadela, mas arrota caviar!

Anderson Silva nocauteia Aécio



Por Altamiro Borges

Na campanha eleitoral do ano passado, o lutador Anderson Silva subiu ao famoso octógono para brigar pelo cambaleante Aécio Neves. Celebridade midiática, ele garantiu que o tucano representava uma “mudança radical, principalmente na educação”. Já nesta terça-feira (3), o ex-campeão do UFC foi denunciado pelo uso de anabolizante antes da luta do sábado passado que rendeu altos índices de audiência e muita grana para a TV Globo. A notícia bombástica, que baqueou os amantes deste “esporte” e os mercenários do setor, deve ter também nocauteado o cambaleante tucano. Ele deve estar de ressaca!

Mídia e Rossetto na Bienal da UNE

Por Anderson Bahia

Chegamos na quarta-feira (4) que também é o quarto dia da 9° Bienal de Cultura da UNE. Ainda rende a repercussão da presença do ministro Miguel Rossetto no evento. E antes da participação de outro ministro na atividade – Juca Ferreira, da Cultura – é necessário entender melhor o bate bola do secretário geral da Presidência da República com os estudantes.

O golpismo vulgar e a biografia de FHC

Por Mário Magalhães, em seu blog:

No começo da noite de 13 de março de 1964, o professor de sociologia Fernando Henrique Cardoso formava entre a multidão que participou do comício, com direito a discurso de João Goulart, diante da Central do Brasil.

Dezenove dias depois, um golpe de Estado derrubou o presidente constitucional Jango, ferindo a democracia e inaugurando uma ditadura que se prolongaria por 21 anos.

A governabilidade mais bizarra do mundo

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

No salão verde do Congresso, no domingo à noite, o queixo da mulher de Eduardo Cunha, Claudia Cruz, treme. Ladeada pela filha, a bela e loira Bárbara, a ex-apresentadora da TV Globo chora e sorri ao mesmo tempo, de nervosismo e êxtase. Seu marido ganhara a queda-de-braço com o governo e se tornara o presidente da Câmara dos Deputados.

– Por que a senhora está tão emocionada?, pergunto.

– Ah, são tantas décadas… É praticamente uma vida inteira em comum.

A escassez da água no mundo e no Brasil

Por Leonardo Boff, em seu blog:

A atual situação de grave escassez de água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos obriga, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, acolitado por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.

O petróleo vale um país

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Para os ingênuos que acham que a indústria do petróleo segue “leis de mercado” e não a lei da selva, deu no The New York Times:

“A Arábia Saudita está pressionando o presidente Vladimir Putin, da Rússia, a abandonar o seu apoio ao presidente Bashar al-Assad, da Síria , usando o seu domínio dos mercados mundiais de petróleo, num momento em que o governo russo está tentando se recuperar dos efeitos da queda dos preços do petróleo”.

Eduardo Cunha enche a direita de poder

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

“O governo ficou deste tamanhinho, ó!”, disse o satisfeito parlamentar tucano ao ser entrevistado pela TV Câmara logo após o placar eletrônico da Casa anunciar a vitória acachapante do peemedebista Eduardo Cunha sobre Arlindo Chinaglia e Júlio Delgado.

Pior: devido à radicalização da disputa, o PT ficará de fora da Mesa Diretora da Câmara.

A direita vai para o impeachment

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Derrotada nas urnas, não há mais dúvida nem outro caminho: a direita vai para o impeachment. Prefere uma crise monumental a se preparar melhor, fazer programas mais inteligíveis, dizer a verdade sobre seus propósitos (deter a melhor repartição da renda nacional e voltar à subordinação internacional ao capitalismo central), acreditar mais em expor programas do que em golpes de ocasião (que foi o que sempre fizeram), enfim, a direita continua acreditando em paralisar o Brasil e vender seus recursos e dedos em troca dos anéis de seus privilégios.

Espanha, a próxima a se rebelar?

Ilustração: Josetxo Ezcurra/Rebelión
Por Vicenç Navarro, no site Outras Palavras:

Uma imenso mar humano povoou as ruas de Madri no último sábado. Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, atendendo a um chamado do partido-movimento Podemos, criado há menos de um ano. Esperançosas após a vitória eleitoral do Syriza, na Grécia, elas sinalizaram que a Europa vai continuar tremendo, nos próximos meses. Que já não será fácil manter “ajustes fiscais” [“austeridade”, na Europa] que cortam direitos e mantêm as rendas financeiras. Que a suposta “racionalidade econômica” não poderá mais ser usada como pretexto para afastar a sociedade das decisões e transferi-las a “especialistas”. Que pode estar com os dias contados o sistema em que dois partidos - rivais na disputa pelo Estado, mas cada vez mais semelhantes nas políticas que adotam - alternam-se eternamente no poder.

Está em curso um golpe no Brasil?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Está em curso um golpe? Ou, mais precisamente, uma tentativa de golpe?

Sim.

A direita brasileira faz sempre isso. Ou tenta fazer.

Não se pode alegar surpresa. 1954 foi assim. 1964 foi assim.

O discurso antipolítico da mídia

Por Thiago Cassis, no site da UJS:

O principal desserviço da grande mídia foi ter criminalizado a política e os partidos.

É muito comum ouvir coisas como “todos os políticos são corruptos” ou que “não existe partido que o represente”.

Aí o sujeito acredita em diversas pautas “progressistas” e busca lutar por essas pautas em movimentos de uma pauta só, isolado de todo o resto e se dizendo “apartidário”, mas ai se indigna quando o país elege o Congresso mais conservador em anos.