quarta-feira, 8 de março de 2023

Ratinho é denunciado por ‘metralhar’ deputada

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


O apresentador bolsonarista Carlos Roberto Massa, vulgo Ratinho, segue colecionando processos na Justiça por seus comentários criminosos e misóginos de estímulo ao ódio e à violência. Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o fascista por ter sugerido “metralhar” a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN).

Ele ameaçou a parlamentar durante o Programa do Ratinho, na rádio Massa FM, em dezembro de 2021. Na ocasião, o conhecido âncora do SBT detonou o projeto de lei da deputada (PL-4.004/2021), que defende que as declarações de casamento não façam referência ao gênero para evitar constrangimentos a pessoas da comunidade LGBTQIA+.

STF julgará Zema por fake news contra Lula

Vídeo acaba com Bolsonaro e gadaiada pira!

Críticas ao governo Lula são equivocadas

Lula na celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações. Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Enfrentando e derrotando uma tentativa de golpe logo de cara, o novo governo tem pouco mais de 60 dias e muitas realizações para mostrar. Mas me abstenho de detalhá-las, uma vez que não é o propósito deste artigo.

O meu ponto aqui é debater o açodamento de algumas críticas que leio e ouço ao governo partindo do campo progressista.

Abro um parênteses óbvio para destacar que em um governo de frente ampla o papel da esquerda e dos setores populares é mesmo o de pressionar pela adoção de suas propostas e projetos.

Contudo, é um equívoco perder de vista a correlação de forças presente na sociedade e no Congresso Nacional (o mais conservador de todos os tempos), marcada por uma extrema direita forte como nunca, tanto do ponto de vista eleitoral, como social e político.

Deparei dias atrás com um comentário preciso nas redes sociais, cuja autoria não lembro: “o senso comum no Brasil está impregnado de fascismo.”

Um vexame que os militares nunca enfrentaram

Charge: Geuvar
Por Moisés Mendes, em seu blog:


As notícias nas capas dos jornais, sobre a vigilância da Receita Federal aos movimentos do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, são constrangedoras para as Forças Armadas.

Um almirante era monitorado por auditores das alfândegas, muito antes da apreensão das joias para Michelle, porque viajava demais.

Foram 10 viagens em 2019. Caíram para três no ano seguinte, por causa da pandemia, mas a intensidade dos compromissos fora do país voltou em 2022.

No ano passado, ele ficou apenas cinco meses no cargo, de janeiro a maio, mas realizou sete viagens internacionais.

Bolsonaro atraiu a desconfiança até mesmo da Receita sobre os movimentos dos seus militares.

A ameaça permanece e é preciso dar combate

Charge: Toni
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Entre o golpe de 2016, que afastou uma presidente eleita sem crime de responsabilidade, e o fiasco de 8 de janeiro de 2023, quando se tentou derrubar um governo eleito e empossado uma semana antes, assistiu-se aos movimentos permanentes de uma força alimentada pela repulsa à soberania popular e pelo desprezo sem remorsos pela democracia.

Apesar da vitória indiscutível de Lula, a campanha presidencial de 2022 deixou um subterrâneo escandaloso do ponto de vista político e moral.

O símbolo mais recente e escandaloso reside no ouro e nos diamantes oferecidos pela Arábia Saudita aos amigos bolsonaristas, numa aproximação que é em si uma denúncia, pois envolve um governo pária na diplomacia internacional, com um arquivo imenso de episódios escabrosos no armário.

França resiste contra o golpe na Previdência

Cartaz da CGT
Por Altamiro Borges


Os franceses servem como exemplo na sua unitária, corajosa e prolongada resistência ao golpe contra a Previdência Social intentada pelo presidente Emmanuel Macron e pela primeira-ministra Elisabeth Borne. Nesta terça-feira (7), a França registrou mais um dia de greve nacional contra a reforma previdenciária. A sexta mobilização contra o projeto neoliberal do governo foi a maior desde o início dessa jornada, em janeiro, reunindo mais de 1,2 milhão de pessoas nas ruas, conforme dados divulgados pelo próprio Ministério do Interior.