segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A maior ameaça aos direitos trabalhistas

Editorial do site Vermelho:

A Câmara dos Deputados vai reiniciar suas atividades legislativas neste dia 1º de fevereiro e, com elas, abre-se o período da votação dos atentados que o governo golpista de Michel Temer planeja contra o povo e os trabalhadores, como a reforma trabalhista e a previdenciária.

São ameaças graves contra os trabalhadores. A reforma trabalhista, que o grupo que assumiu o governo quer fazer tramitar a toque de caixa, representa uma mudança tão profunda na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que nem a ditadura de 1964 ousou cometer.

O sigilo de Cármem Lúcia e o alívio de Temer

Por Carlos Fernandes, no blog Diário do Centro do Mundo:

A quem a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, pensa estar enganando quando ao passo que homologa as 77 delações da Odebrecht, mantém o seu mais absoluto sigilo?

Como já é do conhecimento até do reino mineral, no Brasil do golpe não existe um único ato por parte dos grandes figurões de nossa tragédia democrática que não seja milimetricamente pensado e elaborado para que toda essa farsa seja mantida, quando não da mesma forma, com as oportunas mudanças de cenários que as ocasiões da empreitada assim o exigem.

O jurista Merval Pereira inverte a lei

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O doublê de jurista Merval Pereira, em seu comentário hoje, na CBN, é um dos jornalistas que parece ter ficado aliviado com a manutenção do sigilo sobre as delações dos executivos da Odebrecht.

Pela lei, depoimentos só são liberados no final do processo, quando houver uma decisão do Ministério Público em pedir a condenação dos delatados. No entanto, haverá uma pressão muito forte pela liberação, disse ele.

Merval, não é e nunca foi assim e a pressão foi e é pela não liberação.

Temer e o cerco aos bancos públicos

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Nos últimos meses, o governo brasileiro não apenas está tomando medidas temerárias do ponto de vista estratégico como também o está fazendo na contramão do mundo, em um momento em que o nacionalismo e o Estado se fortalecem, como reação à globalização, até mesmo pelas mãos da extrema direita, nos países mais desenvolvidos.

O que vem sendo apresentado, com a cumplicidade de uma mídia imediatista, irresponsável e descomprometida com os objetivos nacionais, não passa de uma sucessão de “negócios” apressados e empíricos que têm como único norte o acelerado desmonte, esquartejamento e inviabilização em poucos anos, do Estado, com deletérias, estratégicas, e talvez irreversíveis consequências para o futuro.

Temer ameaça demarcação de terras indígenas

Da Rede Brasil Atual:

Para o antropólogo Rinaldo Arruda, integrante do Núcleo de Estudos de Etnologia Indígena, Meio Ambiente e Populações Tradicionais (Nema) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, as recentes mudanças promovidas pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, relativas aos processos de demarcação de terras indígenas, enfraquece a Fundação Nacional do Índio (Funai) e deslegitima mecanismos que já vinham sendo utilizados.

Globo e o BBB da prisão do Eike

Foto: Antonio Lacerda/EFE
Por Julinho Bittencourt, na revista Fórum:

Eike Batista estava a caminho do Brasil para ser preso. Uma equipe de reportagem da Rede Globo o acompanhou desde o embarque, no aeroporto JFK, nos EUA, que aconteceu por volta das 21h50 (horário de Brasília), onde fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte.

A partir dai, num verdadeiro BBB, a reportagem acompanhou cada passo do empresário, fez algumas entrevistas e o mostrou fazendo selfies e ouvindo alguns desaforos, que chegaram a ser comentados por Eike.

A verdade sobre a Base de Alcântara

Da revista CartaCapital:

No sábado ,21, CartaCapital noticiou que o Brasil voltou a negociar um acordo para os Estados Unidos usarem a Base de Alcântara, centro de lançamento de foguetes. Em sua coluna no site da Folha de S.Paulo da quinta-feira 26, o professor de Relações Internacionais Matias Spektor fez duros ataques à reportagem, os quais merecem resposta por causa da desinformação do autor e de uma aparente má-fé.

Sua primeira acusação é a de ser “inverdade” que a negociação corria em segredo, como informara CartaCapital. Pergunta ao professor: existe alguma declaração, anúncio, documento, relato ou qualquer manifestação oficial por parte de autoridade do Brasil ou dos EUA a revelar ao público a existência das conversas?

Encontro mundial rechaça golpe no Brasil

Entrevista coletiva em Sevilha (Espanha)
Por Flavio Aguiar, de Amsterdã, no site Carta Maior:

De 27 a 29 de janeiro realizou-se, em Amsterdã, na Holanda, o primeiro encontro de grupos e coletivos contra o golpe de estado no Brasil, vindos de quase duas dezenas de países, e com a participação de grupos dos Estados Unidos, Canadá e México via skype, além de outros países. O encontro foi transmitido ao vivo pela site do Cafezinho.

A comissão organizadora era formada por Erica Hassman (Alemanha), Marcia Nunes (Holanda), Nara Filippon (Reino Unido) e Wellington Calasans (Suécia). Uma centena de representantes dos diversos coletivos sediados na Europa compareceu ao encontro. Além disto, houve a participação, nas mesas, de convidados vindos especialmente do Brasil.

Tarefa essencial: recuperar a indústria

Por Murilo Pinheiro

A necessidade de enfrentar a desindustrialização precoce que assola o Brasil, o que implica mudanças nas diretrizes macroeconômicas e a implantação de uma correta e efetiva política industrial, vem sendo afirmada há tempos pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). O tema integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. Desde o ano passado, é também agenda essencial do movimento “Engenharia Unida”, que engloba inúmeras entidades representativas dos profissionais da área tecnológica.

Repatriação lavou propina de Serra?

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) finalmente decidiu solicitar às autoridades suíças que investiguem e bloqueiem a grana aplicada no país por Ronaldo Cezar Coelho, um dos homens de confiança do “careca” José Serra. Segundo reportagem do correspondente europeu Jamil Chade, publicada no Estadão neste sábado (28), “o objetivo dos procuradores com o pedido é tentar identificar eventual irregularidade em pagamentos relacionados à campanha do PSDB. Serra foi citado por funcionários da Odebrecht como destinatário de R$ 23 milhões repassados via caixa 2 para a sua campanha presidencial de 2010. Parte desses recursos teria sido transferida por meio de uma conta na Suíça”.

Cármen homologa delações. Pânico no covil!

Por Altamiro Borges

Numa decisão inesperada, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou na manhã desta segunda-feira (30) as 77 delações da construtora Odebrecht no âmbito da midiática Operação Lava Jato. Ela, porém, decidiu manter o sigilo dos depoimentos prestados pelos executivos da empreiteira. Na semana passada, os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, falecido em 19 de janeiro, encerraram as audiências com os delatores. A homologação é a última etapa para que o acordo de delação premiada seja validado juridicamente.

Bancos apavorados com quebra de empresas

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca ainda tenta escamotear, principalmente nos telejornais da Globo, mas a situação da economia brasileira está se deteriorando rapidamente. Ela já se expressa no aumento do desemprego, na queda da renda dos assalariados, na redução das vendas no varejo, na falência de empresas e agora atinge o próprio setor financeiro. O Estadão desta segunda-feira (30) dá uma manchete sintomática: “Bancos criam equipes para evitar quebra de empresas”. A iniciativa não tem nada de benevolente. É uma questão de sobrevivência: as empresas falidas não pagam suas dívidas, o que apavora os banqueiros!