quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Bolsonaristas voltam a agredir jornalistas

Charge: Duke
Por Altamiro Borges


Desesperadas com o fiasco dos acampamentos nos quartéis do Exército, dos bloqueios nas estradas e de outras ações golpistas – principalmente após a fuga do “chorão” Jair Bolsonaro para os EUA –, as milícias bolsonaristas partem para a violência. Quanto mais residual, mais agressiva. Um dos alvos dessa horda são os profissionais da imprensa. Nesta semana, vários jornalistas sofreram provocações e ataques.

No Espírito Santo, dois funcionários da TV Tribuna, afiliada do SBT, e o repórter de um site local foram atacados por fanáticos apoiadores do ex-presidente na quarta-feira (4) quando cobriam uma ação de limpeza em frente ao quartel do 38º Batalhão do Exército, em Vila Velha. “De acordo com informações de testemunhas, enquanto os jornalistas acompanhavam de longe a retirada das toneladas de sujeiras deixadas pelos manifestantes, um grupo de 30 pessoas cercou o repórter cinematográfico Diego Gama e a repórter Glacieri Carraretto com gritos, palavras de ordem e xingamentos”, informa o site UOL.

Campanha #DesmonetizaJovemPan ganha força

Campanha #DesmonetizaJovemPan/Sleeping Giants Brasil
Por Altamiro Borges


A campanha liderada pelo movimento de consumidores Sleeping Giants (Gigantes Adormecidos) – #DesmonetizaJovemPan – está surtindo efeito. Iniciada em 21 de dezembro, ela resultou até agora na desistência de 14 anunciantes da emissora da extrema-direita, acusada de difundir fake news e de estimular ódio e violência no país. O boicote já fez bater o desespero no dono ricaço da “Jovem Klan”, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o famigerado Tutinha.

Empresário do filhote 04 de Bolsonaro é preso

Maciel Carvalho e Jair Renan (04). Reprodução internet
Por Altamiro Borges


O site Metrópoles destaca nesta quinta-feira (5): “Empresário do filho 04 de Bolsonaro é preso por fraude em compra de armas”. De acordo com a reportagem exclusiva, o influenciador digital Maciel Carvalho, amigão de Jair Renan Bolsonaro, “é investigado pelos crimes de posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo”. Diante da gravidade do caso, permanece a dúvida: qual filhote do ex-presidente fujão será preso primeiro? O senador Flávio Rachadinha (O1), o vereador Carluxo Pitbull (02), o deputado federal Dudu Bananinha (03) ou o playboy Jair Renan (04)?

Lula vai acabar com sigilos de Bolsonaro?

Bolsonaro já é dado como foragido no Brasil

O retorno do prestígio internacional do Brasil

Um nome da Cultura do Brasil na Unesco