quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Empresário do filhote 04 de Bolsonaro é preso

Maciel Carvalho e Jair Renan (04). Reprodução internet
Por Altamiro Borges


O site Metrópoles destaca nesta quinta-feira (5): “Empresário do filho 04 de Bolsonaro é preso por fraude em compra de armas”. De acordo com a reportagem exclusiva, o influenciador digital Maciel Carvalho, amigão de Jair Renan Bolsonaro, “é investigado pelos crimes de posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo”. Diante da gravidade do caso, permanece a dúvida: qual filhote do ex-presidente fujão será preso primeiro? O senador Flávio Rachadinha (O1), o vereador Carluxo Pitbull (02), o deputado federal Dudu Bananinha (03) ou o playboy Jair Renan (04)?

Segundo a matéria, assinada por Mirelle Pinheiro e Carlos Carone, “Maciel Carvalho, 41 anos, é o principal alvo da Operação Falso Coach, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele foi preso em Águas Claras, região administrativa do DF, na manhã desta quinta-feira. As apurações mostram que o suspeito teria usado documentos falsos para comprar um arsenal de armas”.

Antecedentes criminais ocultados

Com mais de 420 mil seguidores, o influenciador digital é muito ligado ao filhote do “capetão”. Ele também se apresenta como advogado, ex-pastor de uma igreja da Assembleia de Deus e coach. “O indiciado estava em liberdade provisória e usava CPFs falsos para ocultar antecedentes criminais e conseguir o registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Com o documento, o suspeito conseguiu comprar diversas armas de fogo. A polícia informou que ele ministrava cursos de armamentos e tiros, além de vender armas, por meio das mídias sociais, onde postava anúncios para atrair clientes e alunos”.

“O investigado coleciona registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo. O indiciado pode ser condenado a até 19 anos de prisão”, completa a reportagem. Sobre suas ligações com o filhote 04 de Jair Bolsonaro, o site inclusive revela que a Polícia Civil do Distrito Federal “apreendeu documento de Jair Renan em escritório de empresário preso”.

A carteira de habilitação de Jair Renan

“A carteira de habilitação do filho 04 do ex-presidente foi apreendida pela PCDF durante a Operação Falso Coach. A apreensão ocorreu em um escritório no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília, onde equipes cumpriram mandados de busca e apreensão. A sala comercial pertence ao assessor de Jair Renan, Maciel Carvalho, empresário preso nesta quinta-feira (5/1), suspeito de fraudar documentos para comprar armas”.

Os jornalistas apuraram que, “além da CNH, os investigadores recolheram um iPhone. A suspeita é de que o aparelho também pertença ao filho do ex-presidente. Durante as buscas no escritório, que estava com a energia cortada por falta de pagamento, os investigadores localizaram, ainda, armas, munição e documentos relacionados às empresas de Maciel Carvalho... O influencer era homem de confiança do 04 e ficou responsável pelo registro de uma ocorrência policial após a casa de Jair Renan, no Lago Sul, ser pichada por vândalos, em 29 de setembro último. Maciel Carvalho também ministrou aulas de tiro para o filho de Bolsonaro e para a mãe de Jair Renan, Ana Cristina Siqueira Valle”.

Duas crise de choro e o medo de ser preso

Com mais esse caso escabroso, o cerco vai se fechando contra o clã Bolsonaro. Todos os filhos do ex-presidente – com exceção da filha, tratada como “fraquejada” pelo pai misógino –, a ex-primeira-dama, “Micheque”, e suas duas ex-esposas, já foram denunciados por alguma trambicagem. Isto talvez explique a fuga do “capetão” para os Estados Unidos e também a sua aparente depressão, com recorrentes crises de choro.

O próprio site Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado, revelou na quarta-feira (4), que “Jair Bolsonaro teve duas crises de choro no jantar de despedida oferecido por Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações, há duas semanas. O encontro, que teve participação do ministro do STF Dias Toffoli, foi o último evento privado do ex-presidente com autoridades. Bolsonaro estranhamente ouviu mais do que falou durante o jantar. Voltou a dizer que não quer ser preso e pediu que seus filhos não sejam perseguidos”.

0 comentários: