quarta-feira, 16 de julho de 2014

Alckmin abandonou o Opus Dei?

Por Altamiro Borges

Fiquei numa dúvida atroz quando li na coluna de Julia Duailibi, no jornal Estadão, que o governador Geraldo Alckmin, candidato à reeleição pelo PSDB, promoverá um “reforço espiritual” nos próximos dias. “Os tucanos querem montar uma agenda do candidato com segmentos evangélicos e católicos”. Como ela observa, “com o começo da campanha eleitoral, é comum os candidatos procurarem lideranças religiosas e colocarem na agenda eventos populares, como visitas ao Santuário de Aparecida e à missa do Padre Marcelo. Há cerca de uma semana, Aécio reuniu-se com integrantes da Assembleia de Deus”. Mas minha dúvida é se Geraldo Alckmin teve algum desentendimento com o Opus Dei e abandonou a seita.

Cesar Maia, o demo, será impugnado?

Por Altamiro Borges

Após analisar os 2.852 pedidos de registro de candidatos para as eleições no Rio de Janeiro neste ano, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RJ) anunciou que impugnou 35 candidaturas, entre elas a do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) que pretende disputar a vaga do Senado. Segundo o Jornal do Brasil, a decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa, que fixa os critérios de inelegibilidade. O demo é acusado de improbidade administrativa e de outras irregularidades durante sua gestão na prefeitura da capital. Com seu estilo brucutu, Cesar Maia ironizou a decisão do órgão, tentando desqualificá-lo – “é uma capelinha” –, e já anunciou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Brasil não deve ser a Alemanha

Por Renato Rovai, em seu blog:

A Copa que ainda não terminou no imaginário do brasileiro já teve seu fim futebolístico. A campeã Alemanha de repente se tornou símbolo de tudo que dá certo. Não só de um país que jogou por sete jogos o melhor futebol das seleções presentes no evento, mas de organização, de simpatia, de educação, de política. De repente, o #naovaiterCopa e o #imaginanaCopa se tornou algo como #OBrasilprecisaserAlemanha.

Copa, mídia e a lição da Argentina

Do site do Instituto Telecom:

Muito ainda irá se discutir sobre a derrota da seleção brasileira. Os erros do técnico, a fragilidade da nossa estrutura do futebol, a necessidade de investir mais na base. A verdade é que a estrutura do nosso futebol está muito aquém dos avanços sociais e políticos ocorridos em nosso país. Como diz o jornalista Saul Leblon, há um descompasso entre os gramados e a sociedade. Mas se podemos e devemos aprender muito com a organização e a estrutura do futebol alemão, podemos e devemos olhar com firmeza para o exemplo que vem da Argentina no campo da democratização das comunicações.

Para a CNN, palestinos querem morrer

Por Vinicius Gomes, na revista Fórum:

Na Faixa de Gaza, a contagem está em 156 mortos, 1.060 feridos e centenas de milhares de refugiados palestinos. Quem é responsável por toda essa atrocidade que já dura quase duas semanas? Segundo a CNN (e muitos outros veículos de mídia no Ocidente) são os próprios palestinos – e não o governo de Israel com seus mil e duzentos ataques aéreos.

A fonte de poder do latifúndio da mídia

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Em aula recente, na Escola de Governo de São Paulo, ilustrei o tema da padronização das informações oferecidas pela mídia com manchetes idênticas estampadas pelos três jornalões brasileiros (Globo, Estadão e Folha). O tema era a fala do ex-presidente Lula no Encontro Nacional de Blogueiros. De um discurso de mais de uma hora, com análises da conjuntura, aqueles e outros veículos, como Correio Braziliense, O Dia, Exame e o portal G1, resolveram destacar, de forma truncada, uma referência do ex-presidente à forma do torcedor chegar aos estádios de futebol.

Mídia tenta manipular sucesso da Copa

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É bom reconhecer que há poucas coisas perfeitas na vida. Uma delas é abraçar as crias depois de uma longa ausência. Outra, é almoçar na casa da mãe. Ou desfrutar da companhia de amigos verdadeiros.

Após estas considerações, cabe analisar os números finais da Copa do Mundo. Leia a opinião de 2209 visitantes estrangeiros ouvidos pelo Datafolha:

Banco dos Brics não é "FMI dos pobres"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Há muito pouca informação sobre o papel que terá o banco criado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Os papéis, melhor dizendo.

O primeiro deles é ser um banco de desenvolvimento, para financiar projetos de volume e maturação que passem dos limites dos bancos de desenvolvimento locais ou de outros países em desenvolvimento que a eles se apresentem como candidatos ao crédito.

As Olimpíadas vêm aí!

Por Jaime Sautchuk, no site Vermelho:

Passada a Copa do Mundo de Futebol, bate a lembrança de que estamos a menos de dois anos das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorrem em 2016. Não se trata de discutir se vale a pena ou não o País hospedar os jogos olímpicos. Isso é bobagem, pois é claro que valerá a pena, como já se provou em tantos países.

Domínio financeiro e suas contradições

Por Marcio Pochmann, no site Carta Maior:

Desde o seu princípio organizador, o modo de produção capitalista caracterizou-se por se expandir sistemicamente, incorporando e articulando crescentes espaços territoriais até se tornar global. Tudo isso a partir da existência de um centro dinâmico integrador de um todo periférico.

Quem tem medo dos Brics?

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

Há dez anos surgiu o acrônimo BRIC, sigla formada pelas iniciais de quatro países que despertavam admiração no mundo pela vitalidade de suas economias – Brasil, Rússia, Índia e China, aos quais se associa a África do Sul – e que hoje representam 19% do PIB global. Nesses dez anos, o conjunto de suas economias cresceu de 3 trilhões de dólares para 13 trilhões de dólares. Esses 10 trilhões a mais correspondem em nossos dias a seis economias da Grã-Bretanha em 2001. Ainda nesses curtos dez anos, a China, a locomotiva do bloco, crescendo a um ritmo médio de 7% ano, chegou ao posto de segunda economia do mundo; suplantou o Japão e é o dobro da economia alemã, o mais rico e mais poderoso país da Europa Ocidental. Não obstante, a grande imprensa mundial, as ‘consultorias’ e agências de ranking disso e daquilo de Wall Street e da City de Londres, o FMI e a OCDE, a grande imprensa de lá – The Economist, The Financial Times, The Time – de cá – o jornalão, a revistona – anunciam o réquiem do bloco, como diariamente anuncia a falência do Mercosul.

A luta política pela Copa

Por Haroldo Lima

Nem bem a seleção alemã tinha conquistado seu magistral tetracampeonato mundial de futebol, quando o Faustão, da Globo, proclamou com solenidade: “os dois campeões do certame foram, em campo, a seleção alemã; fora do campo, o povo brasileiro”. E explicou: a seleção alemã, pelo jogo que demonstrou; o povo brasileiro, pela sua simpatia, hospitalidade, cordialidade e outras idades.