sexta-feira, 10 de março de 2023

O elo entre as joias e a refinaria da Petrobras

Charge: Thiago
Por Altamiro Borges


Cresce a suspeita de que as joias de R$ 16,5 milhões enviadas à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro – a Micheque –, não foram apenas um “presentinho”, um regalo. Há indícios de que se tratou de propina, e da grossa, resultante de negócios ilícitos realizados entre o governo fascista do Brasil e a ditadura petrolífera da Arábia Saudita.

Desconfiada da mutreta, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) solicitou ao Ministério Público Federal que instaure inquérito para apurar a relação entre o contrabando das joias e a venda da refinaria baiana Landulpho Alves (Rlam). A privatização criminosa foi concluída pela Petrobras em novembro de 2021 numa negociação bem sinistra.

TCU vai mandar Bolsonaro devolver as joias?

O moleque Nikolas Ferreira será cassado?

Do STF para Bolsonaro: não volte

Charge: Jika/The Brazilian Report
Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


Entre anúncios erráticos de um retorno sempre adiado, que tentaria transformar num ato político, Jair Bolsonaro recebeu nos últimos dias, via interlocutores políticos, o seguinte recado de ministros do STF: se voltar ao Brasil, terá que arcar com as consequências policiais e judiciais.

Para bom entendedor — e isso Bolsonaro é — elas vão passar, no mínimo, por depoimentos à PF, mas podem abranger operações de busca e apreensão em sua residência e até prisão.

Com base nesse relato, alguns aliados do ex-presidente arriscam dizer que ele não voltará ao Brasil tão cedo, se é que voltará, e respiram aliviados. Para muitos deles, o retorno do ex-chefe, com a obrigação de voltar a lhe bater continência, seria um grande constrangimento.

Desenvolvimento e democracia

Por João Guilherme Vargas Netto


Permitam-me usar uma expressão do tempo do onça: na segunda-feira, dia 6, a sede do sindicato dos engenheiros de São Paulo botava gente pelo ladrão.

Na casa cheia e transbordante houve o lançamento da revista Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Hora de Avançar (editada pela jornalista Rita Casaro) com artigos técnicos coordenados pelos engenheiros Carlos Monte e Fernando Palmezan que abordavam diversos aspectos do crescimento econômico, com soberania, prosperidade e justiça social.

O projeto Cresce Brasil teve neste ano de reconstrução e união do país a sua 10ª edição nacional, patrocinado pela FNE e por seus 18 sindicatos filiados, sob o comando do engenheiro Murilo Pinheiro, presidente do sindicato e da federação.

Nunca um presidente ganhou presente assim

Militares afundam no escândalo das joias