quinta-feira, 11 de abril de 2024

Chilique de Musk repercute na mídia mundial

Charge do site Civitai
Por Altamiro Borges


Levantamento feito pela rede britânica BBC mostra que o chilique do bilionário Elon Musk contra a soberania brasileira repercutiu com força na imprensa internacional. O dono do X, ex-Twitter, já não é bem visto em vários países da Europa, da Ásia e até nos EUA. O seu anúncio de que desrespeitará a Justiça do Brasil, que solicitou o bloqueio de perfis na plataforma que espalham fake news e estimulam o ódio fascista, não pegou bem em muitas nações, que atualmente discutem formas de regulação das poderosas e prepotentes big techs.

STF condena mais 14 patriotários pelo 08/01

Quaest: Lula cresce em estados bolsonaristas

O alinhamento de Lira, Musk e Bolsonaro

Charge: Adam/Gulf News
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A guerra fascista aberta contra o STF e a democracia brasileira pode não ter sido combinada em todos seus detalhes, mas tem um alto nível de coordenação.

É notório o alinhamento estratégico das iniciativas de Bolsonaro, Elon Musk e Arthur Lira para a retomada da ofensiva política da extrema-direita brasileira em articulação com o fascismo internacional.

Em poucas semanas a conjuntura nacional deu várias cambalhotas.

A perspectiva de condenação e prisão do Bolsonaro e do núcleo central de lideranças fascistas – civis e militares – nunca esteve tão tangível como a partir do avanço do inquérito sobre as tentativas de golpe de Estado e de ruptura institucional.

Apesar disso, o bolsonarismo conseguiu sair da situação de defensividade política. A primeira e rápida reação para sair do canto do ringue político foi o ato de 25 de fevereiro na avenida Paulista, convocado “em defesa do nosso estado democrático de direito”, como Bolsonaro anunciou.

Ninguém se engane, estamos sob ataque

Charge: GG Marquez
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Elon Musk não está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil nem com as contas dos usuários do X, cuja suspensão foi ordenada pelo ministro Alexandre de Morais. Por trás de seus ataques ao ministro e à própria soberania nacional, com ameaças de desobediência a uma ordem da Suprema Corte, estavam seus interesses econômicos e uma calculada ação da extrema direita internacional, com participação do bolsonarismo doméstico.

Na semana passada, antes ainda das postagens provocativas de Musk, a mega bolha global da extrema direita na Internet já vinha sendo excitada, a partir de fora, por publicações sobre uma suposta “ditadura” instalada no Brasil, tendo como tiranos Morais e Lula.

O esquenta do 1º de Maio

Charge: Bira Dantas
Por João Guilherme Vargas Netto

Enquanto as direções responsáveis estão ocupadas no planejamento e preparação dos atos do dia 28 de abril em memória das vítimas de acidente do trabalho e das comemorações unitárias do 1º de Maio, todas as entidades devem organizar o esquenta para tanto.

Sugiro para o curso do mês de abril a realização de reuniões – presenciais e virtuais – dos dirigentes e dos ativistas, sob os mais variados pretextos, com discussões de temas que, ao mesmo tempo unificadores, tenham a preocupação de abordar assuntos de interesse corrente do movimento sindical.

Seria a ocasião, por exemplo, de uma informação abrangente por um economista qualificado sobre a conjuntura econômica e as perspectivas futuras, uma informação pertinente e mobilizadora sobre o combate às mortes e acidentes do trabalho, uma informação atualizada sobre a correlação de forças no Congresso Nacional e uma informação precisa sobre as últimas posições jurídicas a respeito do mundo do trabalho.

A reforma agrária na literatura de cordel

A guerra de Musk contra o Brasil

Os contratos no Brasil com Starlink de Musk

O Brasil à deriva no capitalismo nascente

México rompe relações com o Equador