domingo, 1 de julho de 2012

Demóstenes decide falar. Veja treme!

Por Altamiro Borges

O ex-demo Demóstenes Torres, o “mosqueteiro da ética” da Veja, não tem mais nada a perder. A votação do pedido da Comissão de Ética do Senado pela sua cassação está agendada para 11 de julho. Ele já sabe que caminha celeremente para o inferno e parece que decidiu desembuchar. Segundo o seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, “a partir de segunda-feira (2), ele vai falar”.

Vídeo da campanha de Hugo Chávez

Golpistas do Paraguai adoram tucanos

Por Altamiro Borges

O jornal ABC Color, o principal veículo da direita oligárquica do Paraguai, está encantado com os tucanos brasileiros. O artigo do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, defendendo o golpe na nação vizinha e criticando o Mercosul por suspender o país do bloco regional, virou destaque na edição do diário paraguaio – que também publicou as opiniões de outras lideranças tucanas.

Serra deixará a prefeitura ou o PSDB?

Por Altamiro Borges

Saiu hoje na coluna Painel da Folha tucana:

*****

Estrada para 2014

A escolha de Alexandre Schneider para vice de José Serra desagradou Geraldo Alckmin, que preferia uma chapa “puro-sangue”. Ao seu estilo, o governador não tentou vetar o escolhido nem fez objeções pessoais a Schneider. Mas disse a Serra que o PSD de Gilberto Kassab, que conseguiu impor o vice, apoia candidatos do PT em quase todas as cidades com mais de 200 mil habitantes do Estado – o que, para ele, evidencia que o projeto do prefeito para 2014 é se afastar do PSDB.

Classes médias e o udenismo de FHC

Por Altamiro Borges

Como se jacta no artigo publicado hoje no Estadão, FHC tem viajado muito pelo mundo. “Fui aos Emirados Árabes, ao México, ao Japão, à China e, na semana passada, ainda fui a Buenos Aires”. Estas viagens, segundo informa, têm servido para refletir sobre os desafios da atualidade e reforçaram a convicção do príncipe da Sorbonne sobre a importância das chamadas classes médias.

Veja pirou no seu ódio contra Chávez

Por Altamiro Borges

A edição da revista Veja desta semana está hilária. Em matéria com chamada de capa, a publicação justifica o golpe da oligarquia no Paraguai – criticado até pela servil Organização dos Estados Americanos (OEA) – e, num gesto tresloucado, acusa o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, de “tentar promover um golpe militar” no país vizinho. O seu antichavismo doentio beira a loucura!

Lula e Civita: solidariedade no câncer

Por Luis Nassif, em seu blog:

No Sirio, em tratamento, Lula soube que seu arquiinimigo, Roberto Civita, também estava internado, câncer na próstata, só que em situação bem mais grave. Assim que foi informado, decidiu visitá-lo, apesar da resistência de dona Marisa.

Falsos democratas e o golpe no Paraguai

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Estou espantado com a relativa naturalidade com que as pessoas receberem o golpe que derrubou Fernando Lugo. Em 2009, a queda de Zelaya, em Honduras, gerou mais reações, debates, polêmicas. Agora, os falsos democratas perderam o pudor.

O "mensalão" e as vísceras da imprensa

Por José Isaías Venera, no Observatório da Imprensa:

“O julgamento do século”. Assim, a revista IstoÉ (20/6) qualificou o julgamento dos envolvidos do chamado mensalão, com destaque para o ex-ministro José Dirceu, que acontecerá em agosto próximo. A frase aparece num pequeno selo na abertura da reportagem de capa, mas é nos detalhes, como diria Freud, que um outro conteúdo mostra suas pontas. Não deixa de ser um discurso de efeito, sendo que o século há pouco deixou de engatinhar. Ao mesmo tempo, mostra a função da linguagem jornalística, que é a de negar seus próprios princípios. E isto não é novidade. No fim, é a própria função da linguagem, a de se alimentar das patologias de um círculo vicioso.

Cartel midiático manipula o México

Por Tadeu Breda, na Rede Brasil Atual:

“Existe um profundo descompasso entre o que se ouve na televisão e o que é compartilhado nas redes sociais, blogs e meios independentes do México”, diz Aarón Flores. Como milhões de mexicanos, todos os dias, Aarón sente na pele, nos olhos e nos ouvidos a falta de correspondência entre o discurso transmitido pela grande mídia do país e a vida dos cidadãos comuns.

PT e PMDB em rota de colisão

Por Mauricio Dias, na CartaCapital:

As eleições municipais de outubro podem provocar um abalo mais sério, muito além da incompatibilidade conhecida entre PT e PMDB, com reflexo perigoso na aliança política que forma a base governista no Congresso. A disputa botou os dois partidos em rota de choque.

Álvaro Dias é motivo de risadas