quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Petrobras: a raposa no galinheiro

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

Muito já foi dito e escrito a respeito dos interesses geopolíticos e econômicos que operaram ao longo do processo do golpeachment de Dilma Rousseff e todo o período que veio a seguir com o governo Temer. Na verdade, o discurso contra a corrupção operava como cortina de fumaça para promover uma profunda mudança nos rumos das políticas públicas. Tendo em vista a impossibilidade de chegar ao poder por meio das eleições, as forças conservadoras optaram pela ruptura em total desrespeito às regras constitucionais.

Assessor de imprensa do novo governo?

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Vivemos num país onde qualquer vereador de província ou dono de restaurante tem hoje um jornalista profissional como assessor de Imprensa.

Jair Bolsonaro, o presidente eleito, ainda não tem e, se depender dos filhos dele, não terá tão cedo, embora não faltem candidatos.

Pensando bem, assessor para quê?, se já tem muitos coleguinhas fazendo esse serviço de graça.

São porta-vozes voluntários do novo governo que fazem a defesa do presidente e publicam press-releases eletrônicos em suas colunas assinadas.

Luta social não pode ser criminalizada

Por Cristiane Sampaio, no jornal Brasil de Fato:

Em ato realizado nesta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, parlamentares e lideranças de movimentos populares se manifestaram contra as tentativas de criminalização da luta social. A pauta ganhou fôlego após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições presidenciais, e está em debate no Congresso Nacional por meio de diferentes projetos de lei.

O protesto reuniu membros dos partidos de oposição, como PT, PCdoB e Psol, e contou com a presença de lideranças de expressão nacional, como a indígena Sônia Guajajara, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o líder do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

A lição do asilo político de Alan Garcia

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Proibido de deixar o Peru por 19 meses, em consequência da investigação sobre seu suposto envolvimento em casos de corrupção ligados à Odebrecht, o ex-presidente peruano Alan Garcia pediu asilo político ao Uruguai. Primeiro através de contato direito com o presidente Tabaré Vázquez e, na sequência, formalizando o pedido na embaixada do Uruguai em Lima.

Mas o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, já informou que a solicitação será aceita, pois com base na Convenção sobre Asilo Diplomático, assinada em 1954 pelos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), todo Estado tem direito, no exercício de sua soberania, a receber as pessoas que julgue convenientes, sem que outro país possa fazer qualquer exigência.

O reinado dos brontosauros

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a falência das democracias representativas

Até alguns anos atrás, cabia à esquerda a defesa da democracia direta, em lugar da democracia representativa. Sua estrutura complexa, seus ritos, suas limitações, faziam com que os avanços sociais e a modernização política, na democracia direta, ocorressem em ritmo muito lento.

Com as redes sociais, esse descompasso se acentuou. As redes sociais passaram a refletir e a multiplicar, de forma imediata, expectativas e anseios da sociedade. E a democracia representativa continuou presa a modelos estáticos e, em todos os países, contaminada pelo financiamento de campanha e pelas formas de imbricação com o capital privado.

Festa de fim de ano do Barão de Itararé

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Após um ano desgastante, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé anuncia a data para a sua tradicional festa de fim de ano. A confraternização, que reúne representantes de movimentos sociais, militantes, ativistas e simpatizantes da luta pela democratização da comunicação, acontecerá no dia 4 de dezembro, a partir das 18h, em São Paulo. O local que nos acolherá será o Café dos Bancários, situado na Rua São Bento, 413. Nada melhor do que unidade - e alguns tragos! - para recarregar as baterias e preparar a luta contra o fascismo!