segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Os tucanos, a mídia e a miséria em SP

Por Altamiro Borges

Depois de ajudar a reeleger o governador Geraldo Alckmin, blindando os desastres da sua gestão, a Folha decidiu solicitar uma pesquisa sobre a pobreza no Estado de São Paulo. Os resultados são chocantes e até mereceram o seguinte título do jornalão tucano: “Miséria cresceu mais em SP que em Estados do Nordeste”. O diário da famiglia Frias também poderia fazer autocrítica da sua "miséria jornalística" e confessar que tem o rabo preso com o PSDB. Os leitores e eleitores paulistas ficariam mais espertos diante do estelionato praticado pelos tucanos e por sua mídia venal.

Dilma venceu uma organização criminosa!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eis que o candidato derrotado Aécio Neves – e que, pelo jeito, ainda não se conformou com isso – dá uma entrevista a um programa da Globonews e diz que perdeu a eleição para uma “organização criminosa”.

Aécio tenta surfar, naturalmente, nas investigações da Petrobrás.

O papo com a presidente Dilma

Por Frei Betto, no site da Adital:

A presidente recebeu, a 26 de novembro, representantes do Grupo Emaús que, há 40 anos, articula, no Brasil, a teologia da libertação e as ferramentas pastorais que a tornam realidade na esfera eclesial.

Acolheu-nos no Planalto por mais de uma hora, em companhia de Aloísio Mercadante, chefe da Casa Civil. Dilma demonstrava muito bom humor e abertura às nossas críticas e sugestões.

Dilma e a nomeação de ministros do STF

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A aposentadoria antecipada de Joaquim Barbosa abriu para a presidenta Dilma Rousseff a oportunidade de fazer a quinta indicação para o plenário do Supremo Tribunal Federal. Como já é tradição, uma coleção de nomes de possíveis candidatos começa a circular pelos jornais e pela TV. É uma cena familiar, já que em dois mandatos, Lula fez oito indicações, dos quais três permanecem em seus postos.

PT: muito além do divã

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Às vésperas de comemorar a posse de Dilma e iniciar o 13º ano instalado no Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores, tomado pelos problemas políticos, caiu numa fossa de aparente fundo existencial. Profissionais especializados foram contratados para descobrir as razões pelas quais parte considerável da população foi tomada por um sentimento de ódio ao partido.

Os compromissos de Tabaré Vázquez

Do site Opera Mundi:

O ex-presidente Tabaré Vázquez, da FA (Frente Ampla), foi eleito para mais um mandato à frente da presidência do Uruguai.

Com 70% das urnas apuradas pela Comissão Eleitoral na madrugada desta segunda-feira (1º/12), Vázquez somava 53% dos votos para suceder seu correligionário José "Pepe Mujica", que voltará ao Senado uruguaio. Seu adversário neste segundo turno eleitoral, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, já reconheceu o resultado e parabenizou o presidente eleito.

Governabilidade e luta por mudanças

Editorial do site Vermelho:

É repleto de significado o primeiro pronunciamento político da presidenta Dilma Rousseff desde o discurso da vitória, na noite do histórico 26 de outubro. Em reunião da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na última sexta-feira (28) em Fortaleza (CE), a mandatária deu importantes recados aos adversários e aos partidos aliados.

Meio sem querer, querendo

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Como na famosa peça de Luigi Pirandello, a imprensa brasileira passou o final de semana no papel do diretor de teatro que é abordado por seis personagens em busca de protagonismo. Relegados a segundo plano na disputa por manchetes, políticos e outros fornecedores de declarações perderam espaço para os indicadores da atividade econômica que romperam a tendência de recessão técnica, para os perfis do futuro ministro da Fazenda e até para o obituário do comediante mexicano Roberto Bolaños.

Chaves, o Chaplin cucaracha

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Assisti Chaves pela primeira vez na adolescência, com meus irmãos mais novos (e minha mãe também sempre foi fã). Voltei a assisti-lo quando tive meu filho mais velho, aos 20 e poucos anos. E, mais uma vez, quando nasceu o caçula, seis anos atrás. Que belas desculpas tive para ver o Chaves e o Chapolin… Até hoje me faz dar boas risadas diante da TV, mesmo sozinha.

PT vai se acovardar diante de Aécio?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Aécio Neves, qualquer dia, vai acabar expulso pelo Lobão das minguantes manifestações anti-Dilma da Paulista.

O derrotado nas eleições, ao que parece, perdeu todos os pudores democráticos.

PSDB sabota os cofres de Minas Gerais

Do blog de Zé Dirceu:

Um escândalo a transferência, via decreto, de R$ 250 milhões de um fundo de Saúde destinado aos servidores públicos mineiros para o caixa único do Estado. Para o deputado Rogério Correia (PT-MG), a transferência e apropriação do recurso pelo Tesouro estadual “mostra que os tucanos estão limpando os cofres do Estado antes de entregar o governo ao PT”.

O maior desafio de Dilma

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Para quem tem o desafio de realizar um governo novo com ideias novas, a presidenta tem que fazer diferente do que fez em seu primeiro mandato.

Durante a II Conferência Internacional de Estudos Presidenciais (UFMG, 13 e 14/11), mostrei um gráfico que considero deveria ser objeto de preocupação política, mais do que de curiosidade acadêmica:



Gráfico - Número de atos presidenciais por tempo de mandato