sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Carla Zambelli segue provocando o STF

Os generais querem virar “Valdemar”?

Charge: Jefferson Portela
Por Fernando Brito, em seu blog:

Enquanto os brasileiros torciam e comemoravam, hoje, a estreia vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de futebol, Jair Bolsonaro promovia uma soturna reunião com os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Ao contrário da alegria de jogadores e torcedores, o que dominou o encontro foi o inconformismo dos derrotados, porque é completamente descabido que o ainda presidente da República fosse envolver-se justamente com o setor do governo que menos precisa de atenção e, pior, cuidar de produzir um “comício” pós-eleitoral para que apareça sendo saudado por centenas de aspirantes a oficial da Academia Militar das Agulhas Negras, e com uma penca de generais a lhe prestarem continência.

PL é um instrumento da guerra fascista

La finestra dentata/Marco Papiro
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O PL encampou a trajetória antidemocrática da sua chapa militar à Presidência e se assumiu como uma organização incompatível com a democracia. O PL é, hoje, um instrumento da guerra fascista contra a democracia.

Na realidade, o PL é uma máquina de fachada nominalmente presidida por Valdemar da Costa Neto, mas manietada e controlada de fato pelas cúpulas partidarizadas das Forças Armadas – que, muito provavelmente, “têm o Valdemar na mão” e, por isso, têm mais “eficiência de comando”.

A ação do Partido no TSE para anular votos de 279 mil urnas não buscava garantir um direito legítimo, mas tinha como objetivo central alimentar o clima de hostilidade fascista contra o Tribunal Eleitoral e atiçar os atos terroristas da extrema-direita em frente aos quartéis e em várias rodovias do país.

Assuntos correntes do sindicalismo

Catadoras/José Claúdio. Obra da exposição
‘Primeiro a fome, depois a lua’, curadoria de Clarissa Diniz
Por João Guilherme Vargas Netto


Passar aos assuntos correntes deve significar para os dirigentes e ativistas sindicais recomeçarem a fazer o que sempre fizeram: cuidar dos interesses imediatos dos trabalhadores representados, dos ganhos reais de salários, do 13º terceiro pagamento, das PLRs, enfrentar as demissões e as ações antissindicais, em suma, travar a luta de classe de resistência como sempre.

Por incrível e contraditório que possa parecer este comportamento combativo ajuda a normalizar a atual conjuntura, reagrupa unitariamente as bases sindicais e isola os arreganhos golpistas dos seguidores desiludidos do bolsonarismo, derrotados nas urnas presidenciais.

Qual república queremos?

Charge: Adão
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Passados cinco séculos de processo civilizatório – da exportação do Pau-Brasil ao capitalismo rentista, que, na pobreza do país, faz a festa do sistema financeiro internacionalizado –, passados 200 anos da descolonização (nada obstante a dependência econômico-política que chega aos nossos dias), e após 133 anos, completados este mês, de experiência republicana, sem republicanismo e quase sempre sem povo, somos, na imperecível gravura de Darcy Ribeiro, “um país por ser”: a permanente expectativa de um futuro que teima em não chegar, traída a nação pela sua classe dominante, a mesma de sempre, aquela que nasce com os latifundiários da casa-grande colonial e os armadores de navios negreiros para instalar-se hoje na FIESP e na Faria Lima: uma burguesia sem pioneiros, herdeira da lavoura de exportação sustentada pelo braço escravo de africanos e semiescravo de emigrantes sobre-explorados; uma “elite” alienada e alienígena, presa, econômica e ideologicamente, aos projetos de dominação das metrópoles; uma elite que pode dizer: “o país vai mal, mas meus negócios vão bem”.

Mercado não é Faria Lima, Leblon ou Paulista

Charge: Nani
Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:


Presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), o professor Antonio Corrêa de Lacerda foi abordado por um jornalista a respeito do “furo” do teto de gastos, considerando que a medida era unanimidade entre os economistas. Coube a Lacerda explicar, inicialmente, que o teto nunca foi consenso. “Talvez da parte dos economistas que eles entrevistam”, afirmou, durante debate que tinha como tema central justamente a relação entre mídia e o chamado “mercado”.

Marx jornalista

Por Emiliano José, no site Pátria Latina:

O rapaz, já doutor em Filosofia.

Ser doutor, não obstante, nem sempre resolve a vida.

Precisava encontra meios de garantir o pão de cada dia.

Tais meios ainda não haviam aparecido, e isso o preocupava.

Até porque o noivado com Jenny von Westphalen arrastava-se havia seis anos, e ele estava inquieto com isso.

Karl Marx, então, pensou no jornalismo.

A conjuntura política prussiana, de nítidos contornos autoritários, o impedia de chegar à universidade.

Início de 1842.

Com apenas 23 anos, resolve encarar.

Alexandre de Moraes pune golpismo do PL

Richarlison é o Neymar ao contrário

Castro Alves: abolicionismo e poesia

Articulação golpista em curso na Bolívia

Alckmin é agredido por bolsonarista armado

Charge: Latuff
Por Altamiro Borges


A milícia bolsonarista, incentivada pelo “capetão” recluso no Palácio da Alvorada, está cada dia mais agressiva. Na noite desta quarta-feira (23), dois marginais ameaçaram o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin quando ele chegava ao hotel em Brasília. Um dos terroristas estava "visivelmente" armado.

Segundo notinha da Folha, a equipe da segurança prendeu “os dois homens que ofenderam o ex-governador paulista e agentes da Polícia Federal, em Brasília. O caso ocorreu por volta de 23h30, quando Alckmin chegava ao saguão do hotel em que está hospedado, na região central da capital”.