segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Neonazistas são escorraçados de estádio e bar

Charge: P. Batista
Por Altamiro Borges

Neste domingo (13), os torcedores do time Brasil de Pelotas expulsaram do estádio um maluco que tinha em sua lombar tatuagens nazistas – como a Cruz de Ferro e os dizeres "Mein Kampf", título do livro do criminoso alemão Adolf Hitler. A reação altiva ocorreu durante a partida em Pelotas, interior gaúcho, contra o Novo Hamburgo pelo Campeonato Gaúcho.

O neonazista saiu escoltado do estádio Bento Freitas pela PM após levar uns safanões. Pelas redes sociais, a atitude foi aplaudida. Integrantes da torcida lembraram a origem operária do time e rechaçaram qualquer tipo de racismo, ódio e preconceito. Lideranças políticas do Rio Grande do Sul também se pronunciaram.

Orçamento secreto serve a irmão de Bolsonaro

Adélio Bispo e a armação ilimitada

Charge: Thomas Wong
Por Fernando Brito, em seu blog:

O desespero bateu de vez no Bolsonarismo.

Corre a história de que Adélio Bispo, depois de três anos e meio, dois inquéritos e um julgamento, teria resolvido gravar um vídeo dizendo ter sido contratado “pelo PT”, a partir de um suposto perfil Anonymous”.

A jornalista Hildegard Angel já vinha adiantando que uma armação destas estaria sendo preparada e, com parte da Polícia Federal transformada em “puxadinho” do Gabinete do Ódio, não dá para descartar que esta insólita peça venha a ser espalhada.

Porque o próprio Bolsonaro espalha um vídeo que “apareceu agora” de uma longa fala – 3 minutos, quase – que ele teria feito ao fim da cirurgia na Santa Casa de Juiz de Fora, após a tal facada quase mortal que teria recebido de Adélio, em 6 de setembro de 2018.

As identidades entre nazismo e bolsonarismo

Charge: Duke
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Alguns estudiosos do campo progressista costumam ter dificuldades para estabelecer conexões concretas entre o nazismo e o bolsonarismo. Em geral, apontam diferenças de contextos históricos e relacionadas ao caráter explícito da doutrina nazista, centrada na defesa da supremacia racial, na violência e na eliminação de adversários políticos.

Vale assinalar também que, se por um lado o ideário nazista, com suas formulações e métodos, seja produto de um pensamento político totalitário e racista pronto e acabado, por outro, o bolsonarismo reúne de forma esparsa e difusa a estupidez, o ressentimento, o preconceito contra pobres, negros e população LGTBQIA+, a misoginia, o fundamentalismo religioso, o negacionismo e o culto à burrice.

Única opção de Bolsonaro e da cúpula militar

Charge: Miguel Paiva
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Com o desnudamento da farsa da Lava Jato e dos crimes perpetrados contra o ex-presidente Lula pelo então juiz Sergio Moro e sua gangue integrada por comparsas do MP, da PF e do judiciário, a cúpula militar se deparou com um obstáculo praticamente intransponível para a continuidade do seu projeto de poder.

Esta cúpula militar que transformou as Forças Armadas numa milícia partidária acreditava que, como desta vez tomou o poder “pela via democrática-eleitoral” [sic], conseguiria permanecer no comando do país por muitos anos. No entanto, a restituição dos direitos políticos do ex-presidente Lula, em março de 2021, causou um abalo sísmico nessas pretensões.

Perto do fim, Bolsonaro quer foto com Putin

Três anos sem punição em Brumadinho

Adélio será a arma eleitoral do Bolsonaro?

Fala de Goebbels que Kim deveria ter ouvido

Bolsonaro abandona admiradores neonazistas

China e Cuba: aliança na Rota da Seda

Partido União Brasil já nasce fraturado!

Charge: Maringoni
Por Altamiro Borges


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (8) a criação do União Brasil – partido que nasce da fusão do PSL e DEM. A nova sigla se jacta de que terá a maior bancada na Câmara Federal, com 81 deputados – 55 oriundos do ex-bolsonarista Partido Social Liberal e 26 do Democratas. Ela também terá sete senadores – dois do PSL e cinco do DEM –, três governadores (Goiás, Mato Grosso e Rondônia), 552 prefeituras e 129 deputados estaduais. Mas a alegria do novo antro de direita deve durar pouco. Em março, uns 30 parlamentares já devem deixar a legenda bichada!