quarta-feira, 5 de abril de 2023

Apesar da mídia, maioria apoia Lula contra juros

Ataque em Blumenau: monstro é bolsonarista

Trump e Bolsonaro rumam juntos para prisão

Qual o preço da governabilidade?

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Nos dois pronunciamentos oficiais proferidos no dia de sua posse, no Congresso Nacional e, já presidente, no Palácio do Planalto, diante de uma multidão em estado de graça, Lula anunciou a divulgação de um dossiê sobre a situação em que encontrara o país. Algo antecipatório do que poderíamos esperar como pronunciamento oficial sobre o “estado da nação”. Nenhuma das duas expectativas, a anunciada e a desejada, todavia, se confirmou até aqui. Múltiplas podem ser as explicações, e a principal delas é certamente a tentativa de golpe de 8 de janeiro (que deve ser grafado doravante como “dia da infâmia”) e suas consequências, que ainda nos acompanharão por muito tempo, quando sabemos que a crise militar (de que a insurgência protofascista é irmã germana) está longe de ser enfrentada, o que significa que a insegurança institucional permanecerá como a marca nodal da república, que não se livra da maldição de seu nascimento: um golpe de Estado levado a cabo pela oficialidade do exército sediado na Corte, ponto de partida da curatela mantida até hoje pelos fardados sobre a sociedade civil.

Mais do mesmo. Até quando?

Charge: Fraga
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Não há um só mísero dia, um único, em que não apareçam novas e consistentes denúncias do que o país viveu ao longo dos últimos quatro anos.

Da mesma forma que não há um só mísero dia em que não se confirme que ninguém, absolutamente ninguém, que esteve ao lado de Jair Messias e seu bando familiar vale coisa alguma.

Tanto faz se a figura, a exemplo de Paulo Guedes, sumiu na poeira das ruas, ou se virou governador, senador ou deputado: jamais na história da República, nem mesmo na mais recente ditadura militar, se reuniu tanto lixo, tanta podridão, num só governo.

Daí a monotonia desses tempos: enquanto vemos os esforços e as dificuldades enfrentadas por Lula para reconstruir o país, não param de surgir novos indícios, quando não provas palpáveis, de tudo que é tipo de absurdo.