terça-feira, 24 de junho de 2014

O maior legado da Copa no Brasil

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Faz duas semanas, deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil. Durante meses, fomos submetidos a um massacre midiático sem precedentes, anunciando o caos na Copa do Fim do Mundo.

As tendências políticas na Europa

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

As recentes eleições para o Parlamento Europeu apontam as tendências políticas no velho continente, em meio à crise econômica e ao desastre social decorrente das medidas antipopulares adotadas por todos os governos.Três fenômenos se sobressaem:

Para decidir os rumos do Brasil

Por Frei Betto, no site da Adital:

Mês que vem começa a propaganda eleitoral compulsiva e compulsória. Mais uma eleição em outubro, da qual é importante todos nós participarmos. Antes, porém, haverá algo tão importante quanto: o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, na Semana da Pátria (1 a 7 de setembro).

O bom mocismo de petistas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O aspecto mais curioso da campanha presidencial de 2014 é o surgimento de bons moços dentro do PT.

Não faltam exemplos. Os bons moços lamentam que o governo não tenha dado respostas aos protestos de junho - esquecendo que Dilma Rousseff foi a única política brasileira que pelo menos tentou, entre milhares do Congresso, nos governos estaduais, nas prefeituras, na oposição e na situação, em mais de 30 partidos, a apresentar um conjunto de projetos que respondiam a questões colocadas pelas ruas, a começar pela reforma política. As propostas tinham vários defeitos, todos sanáveis. Foram destroçados sem piedade pelos adversários em função de suas qualidades.

Carvalho, Lula e a "elite branca"

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A manifestação raivosa e literalmente obscena contra Dilma Rousseff na Arena Corinthians durante a cerimônia de abertura da Copa foi interpretada de formas diametralmente opostas pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pelo ex-presidente Lula.

Copa: o Brasil ganhou, a mídia perdeu

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Já se tem o resultado parcial da Copa: reconhecimento geral - da imprensa nacional e internacional - que é uma Copa bem organizada, com estádios de futebol excepcionais, aeroportos eficientes, sistemas de segurança adequados, logística bem estruturada e a inigualável hospitalidade do povo brasileiro.

Vários jornais (internacionais) já a reconhecem como a maior Copa da história.

Serra escapa do “trensalão tucano”

Por Altamiro Borges

No terreno da política, José Serra anda meio isolado. Tentou ser novamente o candidato dos tucanos à sucessão presidencial e dançou. Sondou a possibilidade de ser vice do mineiro Aécio Neves e foi descartado. Especulou com a hipótese de ser candidato ao Senado, mas não agradou muito aos seus pares. Já no campo da Justiça, o ex-governador paulista mantém a sua forte influência. Na semana passada, Serra escapou mais uma vez das apurações do chamado “trensalão tucano”, o bilionário esquema de propina que envolve poderosas multinacionais e todos os governos do PSDB em São Paulo. A Procuradoria-Geral da Justiça simplesmente anunciou que decidiu arquivar as investigações contra o tucano.

A luta pela readmissão no Metrô-SP

Por Altamiro Borges

Nesta quarta-feira (25), os metroviários de São Paulo voltam a se reunir em assembleia para discutir os desdobramentos da greve que parou São Paulo por cinco dias e enfrentou a intransigência do governador tucano Geraldo Alckmin. A questão central agora é a luta pela readmissão dos 42 trabalhadores dispensados pelo Metrô. O sindicato da categoria já lançou uma campanha pelo retorno dos demitidos e obteve o apoio de várias centrais e movimentos sociais. “A nossa não vai acabar enquanto tiver um metroviário demitido. Estamos em contato com todos que estão indignados com a truculência do governo Alckmin. Nossa luta é em defesa dos empregos dos companheiros e também pelo direito de lutar”.