domingo, 14 de agosto de 2022

Record e Band abafam ato pela democracia

Charge: Thiago
Por Altamiro Borges


A semana passada foi marcada pelos atos em defesa da democracia em várias capitais brasileiras – que tiveram o seu epicentro na leitura de duas cartas contra o golpismo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e repercutiram com força nas redes sociais e na imprensa mundial. As manifestações, porém, foram descaradamente ofuscadas por emissoras bolsonaristas, como a Record do “bispo” Edir Macedo e a Band do “ruralista” Johnny Saad.

Assassino bolsonarista volta para a cadeia

Ilustração: CrisVector
Por Altamiro Borges


Na sexta-feira (12), a Justiça do Paraná revogou a absurda prisão domiciliar do policial bolsonarista Jorge Guaranho, que assassinou a tiros o dirigente petista Marcelo Arruda na noite de 9 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), em plena festa de seu aniversário. Por volta das 18 horas, o criminoso fanático foi removido de casa numa ambulância cedida pela prefeitura local e encaminhado ao Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Bolsonaro é acusado por crimes na pandemia

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges

Na sexta-feira passada (12), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) que cobra a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro pela gestão criminosa da pandemia da Covid-19.

A Avico apresentou ao STF em abril deste ano uma queixa-crime subsidiária, tipo de ação prevista constitucionalmente para os casos em que o Ministério Público não oferece denúncia ou não dá prosseguimento à investigação dentro do prazo legal. No pedido, a entidade argumentou ter havido “inércia” do bajulador-geral da República, Augusto Aras.

CNN-Brasil demite 90% da equipe no RJ

Charge: Laerte
Por Altamiro Borges


A CNN-Brasil, que foi fundada em março de 2020 pelo empresário bolsonarista Rubens Menin, dono da MRV Engenharia, até hoje não decolou. Suas crises são recorrentes e o clima de tensão entre os funcionários é grande. Na semana passada, o site Notícias da TV revelou que a emissora de televisão por assinatura já dispensou 90% da sua equipe no Rio de Janeiro. “Todos os repórteres do canal de notícias foram demitidos, assim como produtores, assistentes, secretários, entre outros funcionários da capital fluminense. Os comentaristas, por enquanto, são os únicos poupados”, garante a matéria.

Collor deve IPVA e carro de luxo vai a leilão

Trair Edir Macedo compensa

Dallagnol é punido pelo TCU e está inelegível

Da fama à lama: os crimes da Lava-Jato

Charge: Aroeira
Por Umberto Martins, no site da CTB:

Transformados em heróis nacionais pela propaganda míope da mídia burguesa (liderada pela Rede Globo) os mocinhos da Lava Jato, comandados pelo ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, caminharam da fama iluminada pelos monopólios da comunicação para a lama subjacente à realidade dos seus atos. Agora estão sendo acossados na Justiça e no TCU pelos muitos crimes e ilegalidades que cometeram em nome do combate à corrupção.

Perigo à vista nas eleições brasileiras

Charge: Stocker
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Mais de um milhão de assinaturas reunidas na famosa Carta pela democracia, a grande imprensa – a mesma que apoiou Sérgio Moro e sua quadrilha, que aplaudiu o golpe contra Dilma Rousseff e agora mudou de rumo – baixando o malho sobre Jair Messias, enfim, tivemos um onze de agosto memorável.

Pena que foi tão curto: no dia seguinte soubemos que o desequilibrado presidente continua subindo nas pesquisas eleitorais, e parece que a única explicação para esse absurdo é a dinheirama que ele e sua curriola no Congresso estão distribuindo país afora.

Ele diminuiu sensivelmente a vantagem de Lula nos dois maiores colégios eleitorais brasileiros, São Paulo e Minas. Além disso, também cresceu o número dos que aprovam o seu – digamos – governo.

Será que esses dois estados abrigam um número tão considerável de beneficiados pela distribuição de dinheiro e outros penduricalhos que teriam mudado sua intenção de voto?

Lula conquista 26ª vitória na Justiça

Foto: Ricardo Stuckert
Por Lucas Vasques, na revista Fórum:

O ex-presidente Lula (PT) conquistou mais uma vitória na Justiça. A 10ª Vara Criminal do Distrito Federal decidiu que o petista não tem responsabilidade no caso do chamado “Ministrão”. Apesar da perseguição sistemática, este foi o 26º triunfo de Lula na Justiça.

A decisão se relaciona à denúncia que teve como objetivo criminalizar a nomeação do ex-presidente para ministro da Casa Civil no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

A ação, que foi protocolada no dia seguinte ao da denúncia do “Quadrilhão do PT”, não foi recebida pela Justiça, por falta de materialidade.

Depois de mais de seis anos de investigação, a ação foi arquivada. Durante o período, a Justiça reconheceu que a acusação de suposta “organização criminosa” foi uma tentativa de criminalizar a política. Além disso, os áudios vazados, que representaram a origem do processo foram manipulados pelo ex-juiz Sergio Moro, de acordo com informações do PT.

EUA voltam a provocar a China em Taiwan

Charge do site Global Times
Por Cézar Xavier, no site Vermelho:


Apesar de dizer que a visita provocativa da congressista americana Nancy Pelosi a Taiwan não refletia a posição dos Estados Unidos, navios e aviões americanos devem cercar a ilha nas próximas semanas. Isso ocorre em resposta ao maior exercício militar chinês de todos os tempos em torno da ilha rebelde. A Casa Branca também anunciou ambiciosas medidas econômicas para ajudar a ilha, diante das sanções comerciais impostas pela China.

A fome é um legado capitalista

Charge: Bruno Struzani
Por Roberto Amaral, em seu blog:

“Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista” - D. Hélder Câmara

A humanidade avançou em todos os campos do conhecimento; dominou a Terra e seus recursos e partiu para a conquista espacial: estabeleceu os mais fantásticos progressos no domínio do conhecimento científico, e foi capaz de avanços tecnológicos antes insuspeitados. O desenvolvimento da medicina, da genética, da informática, da nanotecnologia, da robótica, criou condições para o aumento da expectativa e da qualidade de vida da espécie. O milagre da tecnologia – reduzindo o mundo a uma casca de noz – faz de todo ser humano, potencialmente, um vizinho de seu semelhante mais distante.

A segunda chance

Charge: Vaccari
Por Fernando Brito, em seu blog:


Jair Bolsonaro voltou a fazer a defesa da ditadura e a “passar pano” para os crimes ocorridos no regime militar, debochando de quem foi torturado, que disse terem “a pele mais lisa que a Branca de Neve.”

‘Ah me quebraram os ossos todos’, tira raio-x do cara e vê se tem algum calo ósseo”

Ninguém pode surpreender-se com isso.

Desde sempre ele o faz, sem que a democracia brasileira, em seu legítimo direito de defender-se, tenha imposto a ele a responsabilização devida pela defesa de crimes.

Quando se procuravam as ossadas dos desaparecidos do Araguaia, recorreu à frase do malsinado Major Sebastião Curió e colocou nos corredores da Câmara dos Deputados um cartaz onde se lia que “Quem gosta de osso é cachorro”.