terça-feira, 24 de outubro de 2017

Rebelião governista assusta Temer

Por Altamiro Borges

Está prevista para se iniciar nesta quarta-feira (25) a votação no Congresso Nacional da segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República contra o usurpador Michel Temer por formação de quadrilha e obstrução da Justiça. O covil golpista e a mídia chapa-branca garantem que o “presidente” vencerá novamente a refrega, abortando as investigações. Nos últimos dias, o governo liberou milhões em emendas parlamentares, distribuiu cargos, cortejou a bancada ruralista com a proposta de restrição à fiscalização do trabalho escravo e ainda ameaçou retaliar os deputados da base governista que votarem pela aceitação da denúncia. Mesmo que vença, porém, Michel Temer deverá sair ainda menor desta contenda – mais enfraquecido e desmoralizado. Será um “pato manco” ou um “presidente-zumbi”, como definiu a blogueira Tereza Cruvinel.

Demissões e mudanças na Globo. O que rola?

Meirelles ameaça cortar abono dos pobres

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

No Valor, o Ministro da Fazenda, Henrique Meireles diz que,” se o Congresso Nacional não aprovar a reforma da Previdência, o governo poderá, como uma das primeiras medidas alternativas, acabar com o abono salarial que custa à União cerca de R$ 20 bilhões por ano” e é pago a quem recebe até 2 salários mínimos.

Como a reforma da previdência, a esta altura, reduziu-se, praticamente, ao aumento da idade mínima para aposentar-se, vale a pena refletir sobre o mapa da idade média em que morrem os moradores de cada um dos 96 bairros da cidade de São Paulo, publicado hoje pela Folha.

No Brasil, jornais dão espaço para nazistas

Crime no jornal O Tempo
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O jornal O Tempo, de Minas Gerais, achou por bem dar espaço a um nazista defender suas “teorias”. Um bom espaço.

Faz sentido?

Faz, no novo normal brasileiro. Do repórter ao editor, passando pelos donos, ninguém questionou e a coisa simplesmente foi publicada.

Afinal, estamos em tempos de MBLs, Frotas, Bolsonaros e Felicianos evacuando um discurso fascista numa boa diariamente. Kataguiri, até ontem, era colunista da Folha de S.Paulo.

A censura a serviço do adestramento social

“Não escute o mal, não fale o mal, não veja o mal”
Arte de Keith Haring
Por Renata Mielli, no site Mídia Ninja:

A restrição das manifestações culturais, das ideias, opiniões e informações que circulam na sociedade pode se dar de várias formas: pela concentração dos meios de comunicação na mão de grupos que compartilham dos mesmos valores e interesses, pelo ocultamento das divergências, das lutas e expressões culturais, pelo uso da violência para impedir a livre manifestação do pensamento, pela censura jornalística e cultural, pela perseguição ideológica.

Todos estes elementos estão presentes na sociedade moderna, em alguns momentos de forma mais latente, em outros de forma mais explícita, a depender do contexto político de cada período histórico.

Frota, MBL e o moralismo hipócrita

Lava-Jato tem efeitos nefastos no país

Foto: Cidoli
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“Um grande projeto corporativo”, nas palavras de Eugênio Aragão, a Operação Lava Jato foi tema de debate em São Paulo, nesta sexta-feira (20). O ex-ministro da Justiça e o jornalista Paulo Moreira Leite discutiram os abusos cometidos pela chamada “República de Curitiba” e o papel crucial dos meios de comunicação para transformar a pauta em um grande espetáculo. A atividade foi parte de ciclo de debates promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

Temer entra em sua fase de presidente-zumbi

Ilustração: Brito
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O governo perdeu de 25 a 30 dos 263 votos que teve na votação da primeira denúncia (ficando agora com cerca de 240) e corre atrás de pelo menos 100 deputados que se disponham a apenas comparecer para garantir o quórum de 342 presenças em plenário amanhã, condição para que a votação tenha início. Já tendo torrado R$ 12 bilhões em emendas, renúncias e favores para conseguir votos, o governo agora está gastando para comprar presenças e driblar a estratégia de obstrução da oposição, que pode deixar Temer sangrando com as tripas à mostra. “Marque presença e vá embora”, dizem os operadores do Planalto.

Sociedade e Estado mataram reitor da UFSC

Por Fernando Morais, no blog Nocaute:

No dia 2 de outubro a opinião pública foi informada de uma tragédia: o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, de 60 anos, se suicidara pulando no vão de um shopping center de Florianópolis.

Duas semanas antes o reitor havia sido preso pela Polícia Federal e proibido de entrar no prédio da Universidade que dirigia. A acusação era a de que Cancellier estaria obstruindo uma investigação interna que apurava desvios de verbas da universidade.

É possível derrotar o presidente golpista

Por Alice Portugal, no Blog do Renato:

O fator decisivo para garantirmos a derrota de Michel Temer no Plenário da Câmara é a pressão dos brasileiros sobre cada deputado. O povo nas ruas é capaz de virar o jogo na votação da segunda denúncia contra o presidente ilegítimo, marcada para o dia 25 de outubro.

Com a proximidade das eleições de 2018, os parlamentares ficam mais vulneráveis à pressão popular. A votação será aberta e com chamada individual. Será a oportunidade do eleitor exigir, em cada município e região, que se vote em favor do andamento do processo criminal contra Temer por obstrução de justiça e organização criminosa no Supremo Tribunal Federal (STF). Precisamos impedir que, mais uma vez, ele se salve graças à compra de votos com recursos e cargos públicos.

'Folha' tenta criar intriga entre Lula e Dilma

Por Renato Rovai, em seu blog:

A Folha e o UOL divulgaram uma versão errada de uma declaração que Lula afirma jamais ter dado sobre Dilma.

A Folha afirmou com todas as letras e de forma categórica que Lula teria dito “Dilma traiu o seu eleitorado”. A frase foi desmentida pelo áudio da entrevista.

O que Lula diz é que “as pessoas se sentiram traídas”, porque Dilma teria prometido na campanha que não faria reforma fiscal, mas acabou realizando, “sem discussão”, pouco depois de vencer a eleição de 2014.

Dívida e juros: financismo no comando

Por Paulo Kliass, na revista Caros Amigos:

O Ministério da Fazenda acaba de divulgar o Relatório Mensal da Dívida Pública Federal, com informações atualizadas até o mês de setembro. O documento é importante para quem pretende acompanhar a evolução dos níveis e do padrão de endividamento do Estado brasileiro.

No entanto, a compreensão desse tipo de comportamento é ainda mais relevante por nos encontrarmos sob um estado de crise fiscal profunda e com uma orientação bastante ortodoxa do ponto de vista da gestão dos recursos públicos. A narrativa da exigência da austeridade na condução da política fiscal tem levado a administração pública a sucumbir perante um estado de semi destruição. O ímpeto com que os liberaloides levam a cabo sua operação desmonte é bem capaz de promover o desaparecimento do Estado.

Derrota de Frota é vitória das mulheres

Foto: Roberto Parizotti/CUT Nacional
Por Railídia Carvalho, no site Vermelho:

A ex-ministra da secretaria de políticas para mulheres no governo da presidenta Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci não terá mais que pagar indenização de 10 mil reais ao ator Alexandre Frota. A decisão favorável à Eleonora foi divulgada nesta terça-feira (24) em São Paulo. “Essa vitória é das mulheres brasileiras porque foi com elas que eu aprendi a lutar”, declarou emocionada na saída do Fórum.

Durante a audiência, ocorreu ato na praça João Mendes em solidariedade à ex-ministra. Ao chegar ao Fórum, Frota se envolveu em discussão com as manifestantes e tentou agredi-las fisicamente, segundo relatos nas redes sociais.