quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carta aberta ao novo ministro da Secom

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Exmo.Senhor Thomas Traumann
Ministro da Secretaria de Comunicações
da Presidência da República

Seja bem-vindo ao cargo de ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em substituição à jornalista Helena Chagas, que, com todo o respeito que merece, parte sem deixar saudades.

PSDB processa a Estátua da Liberdade

Por Estanislau Castelo, no sítio Carta Maior:

Um dos símbolos da liberdade pode estar com seus dias contados.

O PSDB protocolou ontem, junto ao Supremo Tribunal Federal, e nas mãos de seu mais isento ministro, Gilmar Mendes, um processo contra a Estátua da Liberdade por quebra de decoro monumental.

Pane no metrô e na imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O metrô de São Paulo é tema do noticiário novamente, nas edições de quarta-feira (5/2), por conta de uma pane que quase desandou em tragédia. As reportagens dos dois principais jornais paulistas se desencontram ao informar as causas do problema, que afetou a linha 3-Vermelha, que cruza a cidade no sentido Leste-Oeste, e a linha 4-Amarela, que liga o Butantã, na zona oeste, à região da Luz, no centro velho.

PSDB precisa urgentemente de agenda

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Já viralizou nas redes sociais a mais nova “piada pronta” do PSDB. Depois de entrar com ações judiciais por causa da cor da roupa da presidenta Dilma, de emails corporativos de felicitações de final de ano e do prato de um jantar feito por Dilma e sua comitiva em Portugal, o ninho tucano agora quer acionar o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), por ter erguido o punho na presença de Joaquim Barbosa (STF) na abertura dos trabalhos legislativos em 2014.

A arapuca da Copa do Mundo

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Pudesse voltar atrás, e talvez o Presidente Lula não tivesse apresentado a candidatura do país à Copa do Mundo de 2014.

Os problemas que o Brasil tem enfrentado são tantos e a resistência a tudo que cheire a Panem et Circenses tão grande, nos dias de hoje, que até a capital da Suécia, uma das nações mais ricas do mundo, acaba de recusar - com certeza alertada pelo que está ocorrendo em nosso país - o polêmico privilégio de sediar as Olimpíadas de Inverno de 2022, com a justificativa de economizar recursos públicos.

Metrô: A tática de avestruz de Alckmin

Por Carlos Mercuri, no sítio SPressoSP:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem utilizado, ultimamente, a “tática do avestruz” quando se trata de dar respostas a questões que afetam a população do Estado. O cidadão espera, mais do que pronunciamentos, soluções para os problemas graves que vem enfrentando nas áreas de segurança, transporte, saúde, educação e abastecimento – encargos do governo estadual. Mas o que vem se tornando frequente é o sumiço do governador quando a situação fica crítica ou explicações enviesadas.

Barbie da direita prega linchamento

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Constituição Brasileira é clara: as concessões de TV deverão dar “preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas” e respeitar os “valores éticos e sociais da pessoa e da família.”. Logo, devem respeitar, no mínimo, à lei.

E a Lei, no caso o Código Penal brasileiro diz que é crime “incitar, publicamente, a prática de crime” ou “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime”.

A estranha parceria de Gilmar Mendes

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Aqui, uma provável explicação para mais um factoide criado pelo Ministro Gilmar Mendes.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem um belo pepino na mão.

Ontem, iniciou o que se anuncia uma "devassa" no Tribunal de Justiça da Bahia. Serão dois dias de trabalho intenso comandados pelo Ministro Francisco Falcão, cujo relatório definiu o afastamento, em novembro passado, do presidente do Tribunal, Mário Alberto Hirs (clique aqui).

Delúbio responde às agressões de Gilmar

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Constituição, o Código de Ética da Magistratura e o bom senso dizem que um juiz deve ser imparcial, moderado e não deve jamais exercer atividade político-partidária. Ou seja, não pode ser contra nenhum partido. E, pelo que eu me lembre, o mundo democrático ainda tem como princípio basilar do direito penal a presunção da inocência.

Gilmar Mendes deveria ser processado

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Gilmar Mendes acaba de emitir declaração pública de que acha “esquisito” petistas condenados no julgamento do mensalão conseguirem, em poucos dias, arrecadar recursos para pagar suas multas. E ainda questiona se a “vaquinha” levada a cabo por militantes do PT não seria “lavagem de dinheiro”.

UJS quer Copa, saúde e educação

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

No ano de 2014 o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol, e os meses que antecedem esse acontecimento são marcados por intensos debates. Nós, da União da Juventude Socialista, defendemos a realização de uma Copa que tenha como premissa a garantia dos interesses do Brasil e de nosso povo.

Regulação da mídia e cortina de fumaça

Por Theófilo Rodrigues, no blog Cadernos de Cultura e Política:

Sempre que o debate sobre a democratização dos meios de comunicação ganha maior espaço na esfera pública uma enorme fumaça cinzenta recheada com desinformações surge na imprensa. A última recaída dessa fuligem sobre nossos olhos deu-se após a notícia da troca de comando feita na Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal.

Luta popular e eleição presidencial

Editorial do sítio Vermelho:

O Congresso Nacional retomou nesta segunda-feira (3) os trabalhos legislativos, fortemente condicionados pela disputa eleitoral, conflitos internos próprios do parlamento e a herança de problemas – uns não resolvidos, outros mal resolvidos em 2013 –, pendências que trancam a pauta de deliberações.

Gilmar Mendes e a tagarelice

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Houve um tempo, e não faz tanto tempo assim, em que ninguém sabia quem eram os ministros do Supremo Tribunal Federal. Talvez o STF fosse a mesma coisa, essencialmente. Mas havia uma certa aura de algo inatingível e de credibilidade.

Os juízes viraram estrelas, são reconhecidos nas ruas e falam o que querem, eventualmente fazendo acusações sem ter conhecimento do assunto, como qualquer mané.

Quem tem medo das doações

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Só quem ainda não entendeu o que está acontecendo com a ação penal 470 implica com as doações recebidas por Genoino e Delúblo Soares.

Basta fazer uma conta de aritmética simples para entender que são números compatíveis, por exemplo, com o número de filiados ao PT. Eles somam 1,7 milhão de brasileiros. Em teoria, bastaria que cada filiado doasse R$ 1 para que o total fosse atingido. Claro que não foi isso o que ocorreu mas essa estimativa dá uma ideia do processo.

O discurso acuado de Dilma no Congresso

Por Altamiro Borges

O discurso da presidenta Dilma Rousseff na reabertura do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (3), explicitou o poder da ditadura financeira no país. Ele foi um horror! Acuada pelas chantagens do “deus-mercado” e pela “guerra psicológica” promovida pela mídia rentista, a governante prometeu mais austeridade fiscal e arrocho monetário. Não é para menos que o jornal O Globo, em editorial nesta terça-feira, elogiou o seu pronunciamento e ainda fustigou: “Que o discurso da austeridade seja sincero”. Para o jornalão, Dilma sinalizou que agora vai cortar os gastos públicos e elevar os juros para combater a inflação. Nada soa melhor aos ouvidos dos banqueiros do que estas promessas.