quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Globo blinda Cunha e coleciona vexames

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Em depoimento na sexta-feira (25) aos investigadores da Operação Lava Jato, João Augusto Henriques, preso como operador do PMDB, afirmou ter aberto uma conta na Suíça para pagar propina ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo Henriques, o pagamento teria sido ordenado por Felipe Diniz, filho do falecido deputado federal Fernando Diniz (PMDB-MG). A propina seria ligada à negociação de um campo de petróleo em Benin, na África, pela diretoria internacional da Petrobras, onde Cunha teria influência na época.

Marta, FHC, Bicudo e a geração perdida

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Marta Suplicy, 70 anos. Fernando Henrique Cardoso, 84. Hélio Bicudo, 93. Fernando Gabeira, 74. Et caterva.

Em comum, além das cãs e das rugas, a raiva e a disseminação da raiva. Idosos estão estimulando outros idosos a odiar num grau como eu aposto que você não se lembra de ter testemunhado antes.

Dois casos recentes com amigos meus:

Tucanistão: São Paulo não merece

Por Vladimir Safatle, na revista CartaCapital:

Como se fosse pouca toda a humilhação que a população de São Paulo foi e continua obrigada a passar com a gestão calamitosa de seus recursos hídricos, calamidade resultante da irresponsabilidade, ausência de planejamento e, em muitos casos, pura e simplesmente desonestidade com omissões criminosas de informação, temos agora um mais novo presente.

Liderança da Globo: Golpe do Ibope?

Do site da UJS:

Foram revelados os primeiros dados a partir da medição de audiência feita pela empresa alemã GFK. E adivinha? A audiência da Globo é menor do que os números que o Ibope apresenta.

O Ibope tinha total controle sobre os dados referentes aos hábitos do telespectador brasileiro até agora. Mas a partir de uma união entre Record, SBT e Rede TV, a GFK passa a concorrer com o Ibope, que segue sendo a fonte de dados da Rede Globo e da Bandeirantes.

Sem impeachment, PSDB fica sem rumo

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Com Eduardo Cunha encurralado por denúncias de cinco delatores da Lava Jato e o governo Dilma trazendo boa parte do PMDB de volta para a base aliada, com a reforma ministerial em curso, o grande derrotado é o PSDB, carregando junto setores da mídia e os movimentos golpistas que jogaram todas suas fichas no impeachment, e agora ficaram sem rumo e sem discurso.

Semana pela democratização da comunicação


Do site da Contee:

Acontece entre 14 e 21 de outubro a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que convoca todas as entidades de luta a se integrarem ao evento com atividades próprias para ampliar a mobilização. A Contee mais uma vez reforça a importância da luta por uma mídia democrática e lembra que a participação dos professores em todo o País é fundamental.

Movimento social critica lei "antiterror"

Do jornal Brasil de Fato:

Movimentos populares e intelectuais tem criticado a proposta de “lei antiterror” que tem sido debatida no Congresso, considerando o texto vago e passível de ser utilizado para a criminalização das lutas sociais.

O projeto de Lei 2016/15, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado no dia 13 de agosto pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Agora, deve ser debatido pelo Plenário do Senado. O texto final encaminhado aos senadores se baseou no substitutivo presente no relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que alterou diversos pontos da proposta original.

Receita para não ter o golpe

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Liga o Vasco, navegante de longo curso:

- Já sei por que o Gilmar, o Príncipe da Privataria, o Aecím das viagens ao Rio, os delegados grampeadores, os procuradores que morrem de medo do Banestado, o Juiz de Guantánamo, que agora usa camisa social branca para se apresentar no João Dória...

- Chega, Vasco! Chega! Já sei! É tudo a mesma sopa!

- Você sabe por que esse pessoal da mesma sopa não vai dar o Golpe?

Os riscos da estratégia de Dilma

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Algumas considerações sobre a estratégia política e econômica de Dilma Rousseff.

Sua avaliação é que a crise política é decorrência da crise econômica. Resolvendo o nó político, aprovado o pacote fiscal, as coisas se ajeitam da seguinte maneira:

1. O empresariado passará a acreditar na solidez fiscal.

2. A política monetária do Banco Central reduzirá as expectativas de inflação.

Democracia: o centro da tática

Por Luiz Manfredini, no site Vermelho:

O que está em jogo, na atual crise política brasileira, não é apenas a sorte do governo, do principal partido que o sustenta ou desta ou daquela liderança. Está em jogo a própria democracia.

Porque o golpismo que norteia a direita mais extremada, desde que não se conformou com a derrota em outubro último, implica propostas não apenas conservadoras, mas amplamente restritivas dos direitos humanos e da democracia política, econômica e social. Propostas fundadas num brutal retrocesso civilizatório, na intolerância e no preconceito. Um regime do poder absoluto do capital em sua feição mais dura, ou seja, bem mais excludente e perversa do que o habitual.

Aécio no lado errado da História. De novo!

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aécio Neves e demais lideranças conservadoras do Congresso perderam uma ótima oportunidade para tomar uma decisão que interessa ao país, faz bem ao povo e até poderia contribuir para melhorar biografias marcadas por demonstrações frequentes de falta de compromisso com as regras da democracia, como se vê no esforço permanente para encaminhar um projeto de impeachment de Dilma Rousseff sem apoio em fatos ou provas.

O surto da intolerância e do ódio

Por Valdemar Menezes, no site da Adital:

No preciso momento em que se celebra a visita do papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos, em reforço aos passos dados por ambos os países em direção a um convívio pacífico, depois de 50 anos de ruptura diplomática (e quando também as Farc e o governo da Colômbia firmam um acordo de paz), o Ceará aparece, mais uma vez, no noticiário nacional (e internacional) como um lugar de intolerância, ódio e preconceito.

A crise em perspectiva histórica

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Como nos proteger emocionalmente de um envolvimento excessivo com as paixões políticas do nosso tempo?

Esse envolvimento, entendam bem, é inevitável e mesmo essencial.

Eu me refiro ao excesso.

Nunca gostei do termo "apartidário", que a meu ver tem reverberações hipócritas, convencionais.

Brasil ainda resiste à direita israelense

Por Sérgio Storch, no site Outras Palavras:

A nomeação de um novo embaixador israelense para o Brasil tornou-se queda de braço entre os dois governos, nos bastidores e na mídia, e passou a envolver outros atores. O caso escapa à sua trivialidade aparente. A velha mídia não vem mostrando as conexões do episódio com outros, semelhantes e concomitantes. De forma quase absoluta, os colunistas têm tratado cada caso isoladamente, e assim sacrificam o poder explicativo que só emerge quando eles são vistos em conjunto.

Levy é o Ronaldinho no Fluminense?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Nove jogos, nenhum gol; nove meses, só retrocessos econômicos.

Mesmo sendo imprópria, a comparação do desempenho de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda guarda certa semelhança com o craque Ronaldinho em sua reaparição no Fluminense.

Antes de tudo, não queiram mal a estes comentários, porque o escriba é tricolor doente desde que guarda de cor na memória o esquadrão de 69/70: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson, Samarone e Lulinha; Wilton, Flávio e Lula, com entradas constantes de Cláudio e Gilson Nunes.

Quem ganha com as deserções na esquerda?

Por Breno Altman, em seu blog:

Atravessando crise brutal e alvo de ataques incessantes da velha mídia, o PT sofre sangramento sem transfusão em suas bancadas parlamentares e representações executivas, mas menos do que previsto, ao menos até o momento.

Perdeu um punhado de prefeitos em cidades pequenas, concentradamente em São Paulo, mas ganhou outro tanto no Piauí, em Minas e na Bahia, estados nos quais governa e pode oferecer algum atrativo a quem tem olhos postos nas eleições do próximo ano.

Quem teme a 'desprivatização' da política

Por Vinicius Gomes Wu, na revista Fórum:

No ultimo final de semana, diferentes veículos de mídia tradicional abordaram o tema do financiamento de campanhas eleitorais e a repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal, STF, que proíbe a doação de empresas a partidos e candidatos. Em alguns casos, vimos preocupações legítimas. Mas, em geral, o que expressaram foi o desconforto – e uma profunda insegurança – de determinados segmentos econômicos em relação ao fim da tutela do setor privado, de empresários e grupos de interesse, sobre a política.

Zelotes atinge afiliada da TV Globo

Por Naira Hofmeister, no site Carta Maior:

A notícia está entre os trending topics do twitter desde que começou a circular, na manhã desta terça-feira, 29, em Porto Alegre. O presidente executivo do grupo RBS – afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina – Eduardo Melzer, pode estar de saída da casa.

Quem deu o furo foi o jornalista Luiz Cláudio Cunha, que desde o ano passado acompanha a crise na empresa em matérias publicadas no Jornal JÁ de Porto Alegre. Segundo Luiz Cláudio, o afastamento de Duda Melzer, como é conhecido, será oficializado em outubro.