sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Mídia esconde regressões na Argentina

Por Altamiro Borges

A mídia brasileira, com seus dogmas neoliberais e seu complexo de vira-lata, comemorou a vitória de Mauricio Macri na vizinha Argentina. "Fim do kirchnerismo", soltou rojões. Mas ela poderá morder a língua mais cedo do que tarde. Em menos de um mês da sua posse, o queridinho dos EUA e das elites locais e latino-americanas já desponta como um ditador de quinta categoria, que poderá incendiar o país vizinho. Os trabalhadores argentinos, conhecidos por sua combatividade, já dão sinais de que não vão aceitar passivamente a truculência do empresário mafioso que agora ocupa a Casa Rosada.

O economista irrelevante da 'Folha'

Por Altamiro Borges

Colunista da Folha e frequentador assíduo do Instituto Millenium - o antro conspiratório dos barões da mídia e de vários empresários que sonegam impostos -, Alexandre Schwartsman é conhecido pela agressividade dos seus artigos. Ele não polemiza, mas dá coices! Não argumenta, mas relincha. Ele adora xingar os seus oponentes: "Dona Anta", referindo-se à presidenta Dilma; "jumentinho de ouro", quando caluniava o ex-ministro Guido Mantega; entre outros rótulos maldosos. 

Com já escreveu o blogueiro Luis Nassif, "há tempos Alexandre Schwartsman converteu-se em uma espécie de Arnaldo Jabor da economia. Não solta análises: faz pregações. E com um estilo debochado que impressiona seus colegas, menos pelo conhecimento, mais pela falta de compostura em uma comunidade em geral menos disposta a brigas de botequim". 

Jesus de Nazaré ou Karl Marx?

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Produzi este teste no início deste ano e ele foi um sucesso. Então, em homenagem ao aniversariante de hoje, Isaac Newton, trago-o novamente.

Você consegue identificar qual dos dois personagens históricos disse isso?

Assinale a alternativa correta:

FHC recebeu R$ 6,7 milhões via Lei Rouanet

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O jovem que se referiu a Chico Buarque como “um merda”, durante um bate boca no Leblon, Rio de Janeiro, certamente não havia nascido quando comecei a trabalhar como repórter-mirim no Jornal da Cidade de Bauru, no interior de São Paulo, em 1972.

Guilherme Junqueira Motta Luiz não pôde testemunhar, portanto, como foi construída a fortuna de sua família, que hoje controla a Usina Açucareira Guaíra, na Fazenda Rosário, perto de Guaíra.

Pelo jeito que ele se referiu a Chico - um mérrrrrrda -, acho que posso dizer que temos em comum o sotaque do interior paulista.

A mente do playboy que xingou Chico Buarque

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Você tem um retrato minucioso do que vai pela mente de Guilherme Junqueira Motta em sua página no Facebook.

Motta foi há pouco identificado como o antipetista que chamou Chico Buarque de “um merda” na saída de um restaurante.

Você vê, antes de tudo, que ele acusou o golpe de Chico. Imediatamente depois do episódio, Chico postou no Facebook a seguinte música: “Vai trabalhar, Vagabundo.”

Um ano de lutas em defesa da democracia

Por Luciana Santos, no blog de Renato Rabelo:

O Brasil passa por momentos decisivos neste ano de 2015. A jovem democracia brasileira, conquistada às custas de inúmeras vidas e anos de luta, esta sendo ameaçada por uma marcha golpista que se encontra em pleno curso.

Não se trata da defesa do governo e nem de partidos, neste momento enfrentamos uma batalha em defesa da Nação brasileira, do Estado Democrático de Direito, em essência, do futuro de uma geração. Com o pedido de impeachment, contra a presidenta Dilma Rousseff, feito sem base legal, teve início um golpe de Estado. Não existe outro nome: isso é golpe!

PM, 'Veja' e as prioridades de Alckmin

Por João Quartim de Moraes, no site da Fundação Maurício Grabois:

Uma vez mais, no início de dezembro, o governador Alckmin recorreu ao argumento da força, lançando tropas de choque da PM contra a juventude estudantil, que se mobilizara para denunciar a chamada “reorganização” das escolas da rede pública. Mais do que de hipocrisia, é preciso dose cavalar de desfaçatez para dar esse nome ao fechamento sumário de noventa e quatro unidades de ensino, completado pela supressão, em 754 outros estabelecimentos estaduais, de um dos dois ciclos de ensino que eles até então ofereciam (fundamental e médio). Trata-se, pois, de uma vasta desorganização do ensino público, imposta burocraticamente, sem explicação nem conversa, que veio transtornar a vida de cerca de trezentos e onze mil estudantes. Para o PSDB, principal agência brasileira do “Consenso de Washington”, reduzir as despesas sociais do Estado é a melhor maneira de enxugar o orçamento. O resto é com a PM.

Desemprego cresce na América Latina

Da Rede Brasil Atual:

A taxa média de desemprego na América Latina e no Caribe deverá subir a 6,7% este ano, após atingir uma mínima histórica de 6,2% em 2014, aponta o informe Panorama Laboral, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). "É uma cifra moderada, em comparação com as taxas de mais de uma década atrás. Mas é o primeiro aumento significativo em cinco anos", diz a OIT. Essa variação corresponde a um acréscimo de 1,7 milhão de desempregados na região, para quase 19 milhões, com destaque para mulheres e jovens. E a expectativa é de nova alta em 2016.

O crime de racismo na TAM

Por Douglas Belchior, no blog Negro Belchior:

Na tarde de sábado (19/12) no voo TAM-JJ3705 de Brasília para Congonhas-SP, um grupo de jovens artistas sofreu ofensas racistas por parte de funcionários da TAM que seguiam no voo como passageiros. Segundo relato dos artistas, os agressores foram acobertados pelos comissários de bordo da TAM, receberam privilégios no tratamento dentro do avião e tiveram sua conduta racista apoiada por parte dos passageiros.

Os jovens artistas periféricos voltavam de Brasília, onde participaram da 3° Conferência Nacional da Juventude, que reuniu por 4 dias cerca de 5 mil jovens de todo o país e onde se discutiu, entre outras coisas, justamente a problemática da questão racial no Brasil.

E que o Chico Buarque nos resgate…

Por Renato Rovai, em seu blog:

Era evidente que isso iria acontecer. O fascismo e a barbárie teriam de bater à porta do nosso maior artista vivo para consagrar-se enquanto narrativa. Uma espécie de tentativa de xeque mate dessas hordas que têm atacado a qualquer um que ouse ter opinião diferente. Desses grupos que entendem democracia como sistema do ego. Do que eu quero. Do que eu acho.

Sob cerco, Dilma se recupera

Por Luiz Manfredini, no site Vermelho:

A pesquisa Datafolha, divulgada há dias, revela um dado obviamente não explorado pela grande mídia privada, mas a meu ver dos mais relevantes: a presidente Dilma recupera pontos na opinião pública. São poucos, é verdade, mas significativos ao se considerar o cerrado bombardeio que ela vem sofrendo, desde o dia seguinte à sua eleição, por parte da oposição golpista, da mídia, de segmentos do judiciário e do uso faccioso, antipetista da operação Lava Jato.