quarta-feira, 16 de abril de 2014

A mídia está preparando outro golpe?

Civis da ditadura continuam no poder

Por Marcelo Semer, no site Terra Magazine:

No aniversário de 50 anos do golpe de 64, os militares passaram praticamente em silêncio.

Não houve notas públicas, ordens do dia ou reuniões de reformados em aberta e ostensiva comemoração - como já ocorreu várias vezes em efemérides anteriores.

O valor das promessas de Campos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Aristóteles dizia que a única vantagem dos mentirosos é a de que ninguém acredita neles, mesmo se disserem a verdade.

Na campanha eleitoral, Eduardo Campos arrisca-se a ficar numa situação assim.

O presidente do STF na ilegalidade

Por Paulo Teixeira

José Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal à prisão na Ação Penal 470, pelo seu envolvimento no chamado "mensalão". Na sua condenação foi utilizada a chamada "Teoria do Domínio do Fato", doutrina estranha ao direito brasileiro, para justificar a ausência de provas materiais que comprovassem o seu envolvimento. Como José Dirceu à época do julgamento não tinha mandato, seus advogados vão recorrer à Organização dos Estados Americanos - OEA, pelo fato de o julgamento contrariar os tratados americanos, que exigem duplo grau de jurisdição no processo penal.

Vox Populi: Dilma segue favorita

Da revista CartaCapital:

Pesquisa Vox Populi / CartaCapital realizada entre os dias 6 e 8 de abril revela um cenário estável para a Dilma Rousseff (PT) a cerca de três meses do início da campanha eleitoral. A presidenta oscilou um ponto negativo em relação ao último levantamento, em fevereiro, e aparece como a candidata favorita de 40% dos eleitores. Juntos, os adversários somam 26% das intenções de voto. O cenário para a sucessão, portanto, praticamente não se alterou nos dois últimos meses, apesar do mau humor com a economia e da crise na Petrobras, alvo de embates por uma CPI no Congresso.

Viomundo responde ao jornal O Globo

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Nessa segunda-feira 13, uma repórter de O Globo enviou-nos um e-mail:

“Estou fazendo uma matéria sobre a entrevista que o ex-presidente Lula concedeu a blogueiros na semana passada. Gostaria de conversar contigo por telefone”.

Pedi que enviasse as perguntas por e-mail. Hoje, às 12h27 elas foram encaminhadas:

Lula, blogueiros e hipocrisia da mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Me enviam um vídeo que é o chamado retrato do Brasil.

É da Globonews, e o personagem central é o jornalista Carlos Monforte.

Monforte anuncia calamidades para o Brasil. A inflação, por exemplo, deu um grande salto.

E ele comenta também, cheio de desdém, a entrevista de Lula com “amigos blogueiros”.

Juros ainda mais altos

Por Paulo Kliass, no jornal Brasil de Fato:

A última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou mais uma vez a tendência de elevação da taxa oficial de juros. No dia 2 de abril foi divulgada a decisão: a Selic estava cotada no patamar de 11% ao ano. Trata-se do nono encontro consecutivo daquele colegiado com resultados de arrocho monetário, numa série que teve início em abril de 2013. Naquele momento, a taxa havia saído de 7,25% e foi sendo aumentada desde então.

Sheherazade e a "imagem" do SBT

Por Marcelo Hailer, na revista Fórum:

Nesta segunda-feira (14), o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) emitiu um comunicado oficial a respeito do futuro da jornalista Rachel Sheherazade que, após emitir comentário favorável a ação dos “justiceiros” do Rio de Janeiro, se tornou alvo de protestos no Brasil inteiro. Pela nota, a emissora afirma que a jornalista permanece no canal, mas não mais poderá emitir opinião editorial.

Galeano e "As Veias Abertas…"

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Em 1998, entrevistei a escritora Rachel de Queiroz (1910-2003) e ela me confessou sentir “antipatia mortal” por O Quinze, o clássico da literatura brasileira que publicou aos 20 anos, em 1930, e que, desde então, seria sua “obra mais importante e mais popular” (tudo quanto é enciclopédia se refere assim ao livro). O mesmo acontece com As Veias Abertas da América Latina e o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Publicado em 1971, quando Galeano tinha 30 anos, a obra até hoje o persegue. É sempre nomeado como “o autor de As Veias Abertas…“, o que, pelo visto, o incomoda –mesmo porque tem mais de 30 livros além dele.

A missão do Ipea na Venezuela

Nota do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, no blog Brasil no Mundo:
 

O jornal Folha de S. Paulo da quinta-feira, 10 de abril, publicou matéria intitulada “Filial do Ipea na Venezuela ignora crise e elogia governo”, assinada por Fabiano Maisonnave. Com ares de pretensa denúncia, o texto diz, entre outras coisas: “Única representação internacional do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a filial do órgão na Venezuela prioriza análises favoráveis ao chavismo e projetos de integração com o Brasil ao estudo dos graves problemas macroeconômicos do país”.

A guinada de Eduardo Campos

Por Renato Rovai, em seu blog:

Em evento realizado nesta segunda no Hotel Nacional, em Brasília, foi confirmado que a chapa encabeçada por Eduardo Campos e pelo PSB terá como vice Marina Silva. Os candidatos mais uma vez subiram o tom contra o governo Dilma e Campos, que foi ministro de Lula como sua companheira de chapa, criticou a coalizão de partidos e o que chamou de “velha política”.

A oposição já venceu no caso Pasadena

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Em 2009, quando foi alvo de um ataque midiático, a Petrobras montou um grupo estratégico de acompanhamento da crise e lançou o seu Blog, no qual passou a responder rapidamente a todas as denúncias.

O grupo estratégico era composto por diretores, técnicos e analistas políticos e midiáticos. A presença dos analistas justificava-se porque sabia-se que a guerra era política e a resposta deveria ser política.

A superfície na Operação Lava-Jato

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais noticiam na quarta-feira (16/4) que a Polícia Federal concluiu os quatro inquéritos da chamada Operação Lava-Jato, que aponta o doleiro Alberto Youssef e seus associados como suspeitos de operar uma rede dedicada a legalizar dinheiro de origem criminosa. Embora o noticiário esteja centrado nas relações do doleiro com o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e com o deputado federal André Vargas (PT-PR), há aspectos ainda mais graves que a corrupção a serem anotados pela imprensa.

O PT em tempos de guerra

Por Bepe Damasco, em seu blog:

O primeiro passo para o enfrentamento adequado de um problema é o seu reconhecimento na medida exata. Vivemos um cerco político-midiático a um governo que só tem precedentes nas crises de 1954, que culminou com o suicídio de Vargas, e a de 1964, que desembocou no golpe militar apoiado por grandes empresários e pelos barões da mídia. É um grave erro de avaliação, de diagnóstico, político enfim, tratar com ar blasé o que está acontecendo, como faz o governo e boa parte do PT. Mas nada de alarmismos infundados . Não se vê no cenário atual espaço real para uma ruptura clássica da ordem democrática, afinal os militares não reúnem condições políticas para mais uma aventura e tampouco existiria apoio suficiente na sociedade brasileira para se rasgar a Constituição.

Ataques à Petrobras visam as eleições

Por Eliz Brandão, no site Vermelho:

Com o acirramento da luta política, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, em seu programa semanal na Rádio Vermelho, reafirma a tentativa desenfreada da oposição que em coro faz alarmismo contra a maior empresa estatal do país, a Petrobras.

Snowden desafia o Estado de vigilância

Por Patrick Martin, no site Outras Palavras:
 

A Universidade de Colombia concedeu a honraria mais prestigiada do jornalismo, a medalha de ouro do Prêmio Pulitzer, aos jornais que publicaram artigos baseados em documentos vazados pelo ex-contratado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden.