segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sócio da RedeTV! tem bens penhorados

Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Foto: Divulgação
Por Altamiro Borges


Os bolsonaristas que exploram concessões públicas de rádio e televisão devem sentir muitas saudades de Jair Bolsonaro. Durante a gestão do fascista, eles contavam com a proteção do governo. Agora, os picaretas estão mais vulneráveis. Na semana passada, a Justiça de São Paulo determinou a penhora das obras de arte e objetos de luxo da mansão do empresário Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!.

Segundo relato de Rogério Gentile no site UOL, “a decisão foi tomada pela juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, da 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, em processo aberto pela massa falida da Petroforte Brasileiro de Petróleo. A massa falida da empresa, que chegou a ser a terceira maior distribuidora de combustíveis do país, cobra uma dívida da RedeTV! estimada em cerca de R$ 300 milhões”.

Remédio contra o ambiente digital insalubre

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

Se há 15 anos a Internet era uma promessa de um espaço democrático com ampla liberdade de expressão para grupos historicamente silenciados e oprimidos, em 2023 a realidade é diferente. Os abusos e a falta de transparência das plataformas digitais - as chamadas big techs - causaram estragos às democracias e à sociedade e, por isso, o debate sobre a regulação do setor ganhou força no mundo todo.

A reflexão deu a tônica de debate ocorrido nesta sexta-feira (2), em Salvador/BA, parte do Seminário ‘Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia’, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Igrejas evangélicas e lavagem de dinheiro

A purificação do Templo, 1600, El Greco
Por Romi Bencke, no site Observatório Evangélico:

No Evangelho de Mt 28.19,20: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Os dois versículos bíblicos acima são pilares para a ação evangelizadora e missionária de todas as igrejas, independentemente da confessionalidade, se católica romana, ortodoxa, reformada, evangélica, pentecostal ou neopentecostal. Ao longo da história do cristianismo ocidental estes dois versículos serviram de justificativa para múltiplas experiências contraditórias. Se, por um lado, a compreensão de fazer discípulos em todas as nações foi e segue sendo importante para a atualização permanente dos ensinamentos de Jesus Cristo, por outro, estes versículos representam a base política e religiosa das cruzadas e dos projetos colonialistas.

A urgência do debate sobre a comunicação

Tony Garcia e a máfia da Lava-Jato

Tony Garcia expõe crimes da Lava-Jato

Charge: Aroeira/Brasil 247
Por Luís Nassif, no Jornal GGN:


O depoimento de Tony Garcia a Joaquim de Carvalho, na TV 247, é a exposição mais nua e crua dos pecados da Lava Jato que se tem notícia. 

Tony era um playboy paranaense, que tentou fazer carreira política, e se colocou no caminho de Sérgio Moro quando se aproximou de Roberto Bertholdo, lobista que havia grampeado o próprio Moro.

Moro e os futuros procuradores da Lava Jato já trabalhavam em parceria bem antes. Preso, foi chantageado para grampear autoridades a mando de Moro e dos procuradores Carlos Fernando de Souza, Januário Paludo e Orlando Martello. Acompanhado de um agente da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) indicava para o grupo quem e onde gravar. A equipe já dispunha do equipamento Guardião, para grampos.

Dallagnol foi a primeira vítima de Moro

Charge: Nani
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Deltan Dallagnol está apenas na porta do inferno. Sabe que não chegou nem à sala de espera.

Sabe que Sergio Moro foi quem o levou a cometer delitos graves em Curitiba e a perder o mandato de deputado.

Sem Sergio Moro e sem o lavajatismo, é provável que Dallagnol fosse apenas um procurador da República interessado e prestativo.

E talvez não tivesse cometido nenhum dos desmandos dos quais é acusado, entre esses o de registar uma candidatura para escapar de investigações.

Dallagnol tinha 34 anos em 2014, quando a força-tarefa da Lava-Jato foi criada para caçar Lula.

Brasil não pode se curvar diante das big techs

Charge: David Parkins
Por Tatiana Carlotti, no site do Fórum-21:


Promovido pelo Centro de Mídia Barão de Itararé, com apoio do governo da Bahia, o seminário Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia, ocorrido entre os dias 1 e 2 de junho, no Centro Operações Integradas (COI) do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

O Brasil nas mãos do chantagista Arthur Lira

Lula dobra o Centrão na MP dos Ministérios

Lira vai ser julgado por corrupção passiva

Brasil desafia geopolítica dominada pelos EUA