segunda-feira, 17 de abril de 2023

STF começa a julgar bolsonaristas do 8/1

Carluxo diz que deixará redes sociais do pai

O fardo pesado dos militares no orçamento

Charge: Glê
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A reivindicação das cúpulas fardadas e do ministro da Defesa José Múcio Monteiro de aumento do orçamento das Forças Armadas obriga a que o governo, o Congresso e a sociedade civil se ponham a discutir os gastos militares do país à luz do perfil de Forças Armadas necessárias para o Brasil na terceira década do século 21.

O ministro Múcio declarou que “hoje nós gastamos 1,3% do nosso PIB nos investimentos das Forças Armadas […], e estamos preparando uma proposta combinada com os três comandantes para apresentar primeiro um orçamento de 1,5% [do PIB], depois de 1,8%, depois de 2%, que é o número recomendado pela OTAN”.

O cenário eleitoral sem Bolsonaro na cédula

Charge: Guto Camargo
Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


Salvo acidente de percurso, tudo indica que, em questão de semanas, o TSE condenará Jair Bolsonaro a uma inelegibilidade de oito anos, retirando-o da cédula de 2026. Talvez por prever isso, ele vem tentando uma negociação tardia com a Corte, mandando aliados espalharem que sua intenção seria se candidatar a senador - como se, mediante a promessa de não tentar voltar à presidência, pudesse escapar da condenação. Hipótese mais do que remota, já que nada que faça hoje terá o poder de apagar o que fez ontem - atentou contra a ordem democrática usando o poder e os recursos de chefe do Executivo.

Estadão lidera cobertura negativa sobre Lula

Lula com o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Ricardo Stuckert
Por Ana Gabriela Sales, no Jornal GGN:


O marco dos 100 primeiros dias do terceiro mandato de Lula (PT) na Presidência da República foi objeto de um dilúvio de críticas nos jornalões, segundo o levantamento “De Olho Na Imprensa”, do Manchetômetro, publicado nesta sexta-feira (15). A análise se desdobrou em 163 textos publicados pelos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, entre manchetes, chamadas, artigos de opinião, colunas e editoriais. Durante a segunda semana de abril, esses veículos mantiveram uma cobertura “predominantemente negativa” em relação ao Governo Federal, com pouquíssimos textos favoráveis.

Jatinhos e iates serão finalmente taxados?

Charge: Bira
Por Altamiro Borges


Em matéria publicada na semana passada, a Folha especulou que “a nova proposta de reforma tributária que será elaborada pela Câmara dos Deputados deve prever também mudanças na tributação de propriedades, o que inclui a previsão de cobrança de IPVA sobre alguns veículos aquáticos e aéreos”. Até parece piada, mas no Brasil os jatinhos particulares, os helicópteros, jet ski e os iates de luxo não são tributados.