terça-feira, 11 de setembro de 2012

Serra: semelhanças entre 1988 e 2012

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Serra está prestes a dar um espetacular salto rumo a seu passado. Transcorridos 24 anos, sua candidatura a prefeito de São Paulo em 2012 é singularmente parecida com aquilo que ocorreu em 1988.

Serra tentou a prefeitura paulistana, então, pelo recém-fundado PSDB. Era um nome forte. Começou a campanha como franco favorito. Recebera um espaço generoso da mídia por seu trabalho na Assembléia que faria a Constituição de 1988. (Detalhe: recebeu nota baixa do Diap, uma organização que avalia a atuação dos parlamentares pela ótica dos trabalhadores: de zero a dez, 3,75.) Os adversários pareciam pequenos diante de Serra. De um lado, Maluf, o velho Maluf, com a imagem tisnada irremediavelmente por sua ligação com a ditadura militar, primeiro, e pela fama de desonesto, depois.

Eleição e luta de classes na Venezuela

Por Elaine Tavares, no blog Palavras Insurgentes:

Agora no mês de outubro, a Venezuela vai outra vez às urnas. De novo a escolher seu presidente. Desde 1999, quando Hugo Chávez assumiu pela primeira vez o cargo de presidente, que o país vem vivendo transformações importantes, nunca antes imaginadas. A primeira delas foi a refundação da República com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, aprovada por mais de 92% da população. Nela, por força das gentes organizadas, foi criado um quinto poder - maior que o legislativo, executivo e judiciário: o poder popular, coisa que não existe em nenhuma outra Constituição do mundo. Isso significa que se a maioria do povo não aceitar determinada lei, pode revogá-la. 

Marta é a nova ministra da Cultura

Da revista CartaCapital:

Depois de entrar na campanha de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo, após uma série de reuniões com o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff, a senadora Marta Suplicy recebeu nesta terça-feira, 11, o comando do Ministério da Cultura. O acordo foi oficializado em nota pelo Planalto. Marta vai substituir Ana de Hollanda, que fazia administração polêmica no MinC desde o início do governo Dilma.

11 de setembro e o papel da mídia

Por Altamiro Borges

Os bárbaros atentados de 11 de setembro de 2001 continuam gerando intensas polêmicas. Há divergências sobre as suas causas e sobre a resposta dos EUA. Há suspeitas, até, sobre a postura de George W. Bush. Infelizmente, porém, pouco se fala sobre o papel que a mídia desempenhou neste episódio que abalou o mundo. Na verdade, a mídia prefere evitar este tema tão constrangedor.

Haddad passa Serra em tracking do Ibope

Por Luis Nassif, em seu blog:

O  ultimo tracking do Ibope, feito para a campanha do candidato Gabriel Chalita (PMDB), apresentou os seguintes resultados:

1. Celso Russomano: 30%

2. Fernando Haddad: 20%

3. José Serra: 18%

4. Gabriel Chalita: 8%.

Tecnicamente, Haddad e Serra continuam empatados, mas com curvas de crescimento distintas: Haddad crescendo, Serra caindo, ainda que mais lentamente do que se supunha na semana passada.

FHC despreza a inteligência alheia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Houvesse sido o seu governo o mais limpo e mais honrado de toda a nossa história republicana e, naturalmente, o Sr. Fernando Henrique Cardoso manteria silêncio sobre os seus sucessores. Não lhe caberia censura-los, nem elogia-los, deixando o juízo à transparência dos fatos.

Leitora da Folha se espanta com o PSDB

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Antônio Mello, em seu blog:

É no que dar viver sequestrado da realidade por Folha, Estadão, Veja e Organizações Globo. Uma leitora da Folha, que, pelo que lê diariamente no jornal, deveria achar que o PT era o partido mais corrupto e ficha-suja do Brasil, ao contrário do PSDB, que seria o mais limpinho, surpreendeu-se com reportagem recente da própria Folha que mostra exatamente o oposto: que o PSDB é o partido com o maior número de fichas-sujas do Brasil.

Dilma desfez ilusão tucana

Do blog  http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

A entrada de Fernando Henrique Cardoso na campanha de José Serra merece algumas observações imediatas. Todo mundo achou natural e justo que o ex-presidente se apresentasse no palanque eletrônico, com linguagem dura e finalidade eleitoral precisa. Ninguém falou em aparelhismo, dedaço, interferência indevida.

Noblat desmascara Noblat

http://abduzeedo.com
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No primeiro dia útil da semana, O Globo publicou matéria de seu blogueiro e colunista Ricardo Noblat atacando a blogosfera, porém sem dar nome aos bois. A desculpa para o ataque foram as críticas que blogs independentes vêm fazendo ao furor condenatório do ministro do Supremo Joaquim Barbosa no âmbito do julgamento do mensalão.