terça-feira, 15 de dezembro de 2020

2022, um presidente de centro?

Por Frei Betto, em seu site:


Como no mar, toda onda começa pela sobreposição de gotas empurradas pelo vento. “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, dizia Goebbels. É o que vimos nas eleições de 2018. Fake news em profusão e as tramoias da Lava-Jato impediram Lula de ser candidato e, ainda, suscitaram o moralismo antipetista. Nessa onda surfou Bolsonaro e arrebatou a faixa presidencial.

Autonomia do Banco Central: quarto poder?

Por Paulo Nogueira Batista Jr.

A autonomia do Banco Central avançou no Congresso e chegará provavelmente a ponto de decisão no início de 2021. Parte integrante da agenda econômica liberal, o tema movimenta interesses pesados e constitui antiga aspiração da turma da bufunfa e seus porta-vozes na mídia. Um projeto de lei complementar encontra-se em estado avançado de tramitação: passou no Senado e foi enviado à Câmara dos Deputados. A expectativa, no momento, é que seja votado no início de 2021. O projeto é ruim e deveria ser rejeitado ou, no mínimo, emendado de forma significativa, como tentarei mostrar. As teorias em que se sustenta são falhas e omissas em pontos cruciais, como veremos.

Herdeiros de Safra podem elevar sua memória

"Auschwitz e eu"/David Olère
Por Antonio Barbosa Filho


A maior homenagem que a família de Joseph Safra, o homem mais rico do Brasil e 63º do mundo, poderia fazer a sua memória, seria doar a metade dos seus 119 bilhões de dólares a hospitais, museus e entidades comunitárias do Brasil, país que acolheu seus pais e irmãos.

Já houve casos de bilionários que se desfizeram de parte de suas fortunas em benefício da Humanidade. Warren Buffet doou 37 bilhões de dólares para a caridade. E continuou bilionário, mas com a consciência mais tranquila e a alegria de ter salvado milhares de vidas e sustentado defensores da Natureza.

Dom Paulo Evaristo Arns e o repórter

Do site da editora Terra Redonda:



"O Cardeal e o Repórter" traz inúmeros relatos da vida exemplar de dom Paulo Evaristo Arns e sua 2ª edição vem num momento em que precisamos muito de referência e inspiração, e para ambas dom Paulo é alimento. Os relatos que emergem das mãos sábias e sensíveis de Ricardo Carvalho colocam o jornalismo a serviço da boa missão, à qual se alia agora a Terra Redonda Editora.

Racismo estrutural e impactos da Covid-19

Quem paga Allan dos Santos

Governo de militares e o escândalo da Abin

Colégio Eleitoral impõe derrota final a Trump

A “litigância de má-fé” de Regina Duarte

Por Altamiro Borges


A ex-namoradinha do fascista perdeu o carguinho de Secretária da Cultura do governo, ficou sem outra mamata na Cinemateca e ainda pode ser forçada a pagar novas multas. Mônica Bergamo informa que "herdeiros de Marisa Letícia querem que Regina Duarte pague multa por litigância de má-fé”.

Segundo a notinha, "a defesa dos herdeiros da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva fez novo pedido à Justiça em processo que abriu contra a ex-secretária da Cultura por falsas acusações contra Marisa". Agora, ela pede que Regina Duarte seja condenada por mentir para a Justiça.