terça-feira, 30 de abril de 2013

Querem frear o Brasil

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Roberto Amaral, em seu blog:

Diz-nos o Sr. Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, que “A saída [da ‘crise’] é frear a economia. É demitir mesmo”. Dizem os ‘economistas’ midiáticos, catados a dedo pelos jornalões para confirmarem seus editoriais, que, ‘com esse nível de emprego’ (e aí repousa o cerne da história), a inflação vem a galope, e se é assim, a única coisa a fazer é subir os juros e promover o desemprego para que o consumo caia. Ou seja, desmontar a política que reduziu os efeitos da crise do capitalismo internacional e realizou a mais importante distribuição de renda conhecida entre nós.

O Estadão e a "máfia do asfalto"

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Dia desses recebi mensagem de um jornalista a quem respeito, e que trabalha no velho “Estadão”. Ele reclamava do fato de eu ter publicado, aqui no blog, um texto de Paulo Nogueira sobre a lenta agonia do jornal dos Mesquita. O texto não era meu, expliquei logo. Mas de fato, ao publicá-lo, eu o endossava. Paulo Nogueira fazia uma crítica ácida (e merecida) ao jornal – que vai morrendo na contramão do Brasil; Nogueira atacava a linha editorial e os colunistas caducos – citando Jabor e Dora Kramer.

Um discurso para o PT em 2014

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Finalmente chegamos à encruzilhada que se podia vislumbrar lá atrás, quando o Partido dos Trabalhadores chegava ao poder e, a partir de concessões que passara a fazer aos “mercados” e à direita, despertava nos setores partidários mais ideológicos o temor de que a legenda terminaria por trair os ideais que lhe ensejaram a criação.

Blogueiros querem democratizar mídia


Garotinho detona os donos da Globo

70 anos de luta em defesa da CLT

Por Adilson Araújo, no sítio da CTB:

Redundância à parte, no dia 1º de maio de 2013 comemoramos 70 anos de luta pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil. Sem sombra de dúvidas, uma das maiores conquistas da classe trabalhadora. O aniversário da CLT chega num momento importante da luta política nacional, sobretudo neste momento em que consolidamos um ciclo virtuoso de geração de empregos, ampliação dos direitos sociais e trabalhistas, bem como os ganhos nos salários e na renda nacional.

Maioridade penal e Estado omisso

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não consegue reduzir o índice de violência no Estado. Prefere então, como a raposa na fábula de La Fontaine, dizer que as uvas estão verdes... Já que a polícia se mostra incompetente para diminuir a criminalidade, reduzamos a idade penal dos criminosos, propõe ele.

A controversa carreira de Gilmar

Do blog Diário do Centro do Mundo:

E eis que o ministro Gilmar Mendes está metido em mais uma controvérsia. Para ajudar os leitores do Diário a se situarem, montamos um grupo de perguntas e respostas sobre Gilmar.

Quem indicou Gilmar Mendes para o STF?
Fernando Henrique Cardoso.

Maioridade penal e o senso comum

Por Sylvia Debossan Moretzsohn, no Observatório da Imprensa:

O assassinato de uma dentista em São Bernardo do Campo (SP), na quinta-feira (25/4), reforçou a mais recente campanha a favor da redução da maioridade penal e/ou de punição mais severa e longa a menores que cometem crimes bárbaros com este, em que a vítima foi queimada viva porque não tinha dinheiro suficiente em sua conta. Como se sabe, foi um adolescente de 17 anos que assumiu a responsabilidade por ter tocado fogo na mulher.

EUA fabricam intervenção na Síria

Editorial do sítio Vermelho:

Senadores do Partido Republicano, dos Estados Unidos, voltaram a fazer neste domingo (28) declarações instando o presidente Barack Obama a organizar uma força internacional para intervir na Síria, sob o pretexto de impedir a suposta utilização de armas químicas pelo país árabe.
Ninguém menos que o senador John McCain, ex-candidato derrotado na primeira eleição de Barack Obama (2008), foi o principal porta-voz da tese.

Um 1º de Maio sem motivo para festejos

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Nada como um feriado no meio da semana para acalmar os ânimos de suas excelências em Brasília e dar uma trégua ao país que, de crise em crise entre os três poderes, vive um momento de baixo astral sem que nada de muito grave tenha realmente acontecido.

O blá blá blá da maioridade penal

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os crimes hediondos praticados por menores têm inspirado um debate deslocado e oportunista.

Na falta de ideia melhor, o governador Geraldo Alckmin, às voltas com índices vexatórios de criminalidade, resolveu iniciar um debate sobre a redução da maioridade penal. Pela insistência com que a proposta vem sendo repetida, é legítimo suspeitar que tivesse apoio em pesquisas junto a uma parcela do eleitorado.