domingo, 11 de junho de 2023

Milton Neves e as demissões na Band

Foto: Reprodução/facebook
Por Altamiro Borges


Nos últimos dias, cresceu a boataria de uma nova onda de dispensas na Band. A coluna Tela Plana, da revista Veja, destacou no título que a “emissora enfrenta problemas de caixa e até telejornal de Datena sofre consequências”. A colunista Kelly Miyashiro “apurou que estão previstas demissões em massa, com a dispensa de aproximadamente 300 profissionais de diversas áreas da emissora, além de cortes de custos que já afetam os programas”.

Bolsonaro sabotou 80 hospitais nos estados

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por Altamiro Borges


Em matéria postada no site Metrópoles na sexta-feira (9), Guilherme Amado revela que “a decisão de Jair Bolsonaro de reduzir a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, em 2022, para diminuir sua impopularidade e aumentar suas chances nas eleições, tirou R$ 20,3 bilhões da arrecadação dos estados. O número equivale a 80 hospitais da mulher ou ao orçamento do governo Lula para obras neste ano”.

A falsa valentia do deputado golpista de Goiás

Charge: Genildo
Por Altamiro Borges


Os bolsonaristas adoram posar de valentões, mas no primeiro tranco eles se acovardam. Esse parece ser o caso do deputado estadual Amauri Ribeiro, do União Brasil de Goiás. Na terça-feira passada (6), ele rosnou da tribuna da Assembleia Legislativa que “deveria estar preso” por ter apoiado os atos golpistas do 8 de janeiro. Três dias depois, porém, sua defesa enviou petição ao Supremo Tribunal Federal implorando para que o farsante não fosse preso.

Acesso à internet estagnou com Bolsonaro

Exclusão digital/Desenho social
Por Altamiro Borges


Estudo divulgado em maio pelo Nic.br (Núcleo de Informação de Coordenação do Ponto BR) comprova que o acesso à internet no Brasil estagnou durante as trevas de Jair Bolsonaro. Após atingir um teto de 83% dos domicílios ligados em 2020, o nível de conectividade oscilou negativamente para 81% em 2021 e para 80% no ano passado. A falta de planejamento e investimentos do covil fascista e a pandemia da Covid-19 explicam essa preocupante estagnação.

Movimentos e governos populares sob ataque

Causas para queda na sindicalização

Fotografia: Arquivo/Força Sindical
Por Clemente Ganz Lúcio, no site Democracia e Mundo do Trabalho:

Um dos maiores desafios do movimento sindical brasileiro é o de reverter a queda da densidade sindical, que decorre da menor taxa de sindicalização e da diminuição da cobertura sindical protetiva realizada por meio dos contratos coletivos de trabalho (acordos e convenções coletivas). Observa-se também esse fenômeno em vários outros países, onde é objeto de atenção e de iniciativas estratégicas das organizações sindicais que buscam revertê-lo.