domingo, 20 de março de 2011

Brasil, Líbia e a parafernália midiota

Reproduzo artigo enviado pelo amigo Leonardo Severo:

Em visita ao Brasil, o presidente Barack Obama – o que ia enquadrar os bancos, fechar Guatánamo e retirar as tropas do Iraque e do Afeganistão – anuncia covarde e solenemente a continuidade da política de terrorismo de Estado dos EUA e manda atacar a Líbia.

Discurso de Dilma e submissão voluntária

Reprozudo artigo de Luiz Carlos Azenha, publicado no blog Viomundo:

A presidenta Dilma Rousseff fez um excelente discurso de boas vindas ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Usando o tom diplomático que a ocasião exige, Dilma reclamou das barreiras comerciais impostas a produtos brasileiros, da enxurrada de dólares que o Tesouro americano imprime, da lentidão na reforma dos organismos multilaterais e, indiretamente, afirmou que a América do Sul é “nossa”, ao mencionar a Unasul.

Vale a pena ser jornalista no Brasil?

Reproduzo artigo de Mino Carta, publicado na revista CartaCapital:

Como jornalista, recebi o melhor elogio de João Baptista Figueiredo. À beira de um churrasco celebrado em 1988 em companhia de colegas de pijama, o quinto e último ditador pós-golpe, também ele já apeado, gravou um depoimento em que lá pelas tantas fala de mim. Textual: “O Mino é um chato, se pudesse reescreveria os Evangelhos, Geisel o detestava, mas ele não tem rabo preso”.

A emergência da blogosfera progressista

Reproduzo entrevista concedida à revista Nordeste VinteUm, que teve como gancho a coletiva de Lula aos blogueiros progressistas em novembro passado:

"Ao fim, quem imaginava que seria um encontro chapa-branca se surpreendeu". A frase foi dita pelo jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum, ao final da inédita e histórica entrevista que o presidente Lula concedeu um mês antes do fim de seu mandato, no Palácio do Planalto, à blogosfera (termo coletivo que compreende todos os weblogs, ou blogs, como uma comunidade ou rede social de comunicação eletrônica) progressista.

Unesco aponta falhas na regulação da mídia

Reproduzo artigo de Ana Rita Cunha, publicado no Observatório do Direito à Comunicação:

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em parceira com o Fundação Ford lançou estudo sobre a regulação de radiodifusão no Brasil, nesta quinta-feira (17). A organização sugere mudanças no ambiente regulatório brasileiro a partir da comparação com outros 10 países. As pesquisas realizadas por três dos principais especialistas em comunicação no mundo, Toby Mendel, Eve Salomon e Andrew Puddephatt, apontam uma grande defasagem na regulamentação brasileira.

Blogueiros gaúchos marcam encontro

Reproduzo duas matérias publicadas na página dos blogueiros gaúchos:

Embora o blog tenha ficado sem atualizações nas últimas semanas, estávamos nos reunindo e planejando o BlogProg RS. Agora, com nova data e novo local definidos, estamos fazendo os últimos ajustes antes de abrir as inscrições. Enquanto isso, anota aí na tua agenda:

Depois do Pará, agora é o RN

Por Altamiro Borges

Na preparação do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, marcado para os dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília, os blogueiros do Pará foram os primeiros a realizar seu encontro estadual, no final de março. O evento reuniu cerca de 40 participantes e aprovou a montagem de uma rede estadual para fortalecer a blogosfera.

Latuff retrata visita de Obama ao Brasil


























* A visita de Obama no traço corrosivo de Carlos Latuff.

Protestos no RJ assustaram Obama

Reproduzo artigo de Maurício Thuswohl, publicado na Rede Brasil Atual:

Programada para ser uma festa, a passagem de Barack Obama pelo Rio de Janeiro, antes mesmo de acontecer, já está marcada pelo enfrentamento entre as autoridades públicas e os setores da sociedade que manifestam posição política contrária à visita do presidente dos Estados Unidos.

Pela libertação dos presos políticos do RJ

Reproduzo nota divulgada por parlamentares do Rio de Janeiro:

Nós, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses, estamos empenhados na imediata libertação do(a)s cidadã(o)s - trabalhadores e estudantes - presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica, em 18/3, contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo.

Brasil-EUA, muy amigos...

Reproduzo artigo de José Carlos Ruy, publicado no sítio Vermelho:

“Não está muito longe o dia em que o hemisfério será nosso em sua totalidade, como de direito já o é em virtude da superioridade da nossa raça”. Robert Taft, presidente dos EUA (1909-1913).


As relações entre o Brasil e os EUA começaram antes mesmo da Independência, e sempre foram marcadas pelo esforço norte-americano de impor seus interesses. Ao iniciar por Brasília seu giro sul-americano, o presidente Barack Obama se defronta com uma realidade marcada pela independência e autonomia da diplomacia brasileira

O império ataca: “Alvorada da Odisséia”

Reproduo artigo de Brad Knickerbocker, do CSMonitor, traduzido pelo Coletivo VilaVudu e publicado no sítio Outras Palavras:

O primeiro ataque da “Operação Alvorada da Odisséia” contou com 112 mísseis de cruzeiro Tomahawk, mar-terra, dirigidos aos principais centros de comunicação. É o primeiro passo para implantar uma zona aérea de exclusão.

Enquanto a situação na Líbia entra em escalada de guerra internacional, o governo Obama cuida, atentamente, de pintar o envolvimento dos EUA como “de apoio”, pondo no comando outros países. Mas no primeiro dia de mais um conflito multinacional, coube aos EUA o papel de fornecer todo o poder de fogo e o comando militar da “Operação Alvorada da Odisseia” [e o presidente Obama está fora de território dos EUA, em visita ao Brasil].

Visita de Obama tem marca da guerra

Reproduzo artigo de Emir Sader, publicado no sítio Carta Maior:

O senador Suplicy me ligou dizendo que não estava de acordo com uma mensagem que publiquei no twitter convocadando os cariocas a um domingo de praia ao invés de ir ao comício que o Obama deveria fazer na Cinelândia. Ele dizia que o Obama era o continuador dos sonhos do Martin Luther King. E se, de repente, depois de conversar com a Dilma, ele anunciasse a fim do bloqueio a Cuba no comício?

Kadafi promete "longa guerra"

Reproduzo artigo do Opera Mundi:

Em mais um discurso, o líder libio, Muamar Kadafi, afirmou neste domingo (20/03) que seu país sairá vitorioso frente à intervenção militar estrangeira encabeçada por Estados Unidos, França e Reino Unido. Ontem (19/03), dois dia após o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar uma resolução que previa "todos os meios necessários" para proteger a vida de civis na Líbia, a coalizão começou a atacar a Líbia.

Ministros se recusam a tirar os sapatos

Reproduzo matéria de Rodrigo Vianna, publicada no blog Escrevinhador:

Desde o começo da manhã, aqui em Brasília, chegavam relatos de empresários brasileiros irritados pelo fato de passarem por revista conduzida por funcionários dos EUA. Isso ocorreu no Centro de Convenções Brasil 21 – onde ocorria a cúpula de negócios Brasil/EUA, com a presença de mais de 300 executivos dos dois países.

O futuro incerto de Barack Obama

Reproduzo artigo de Luiz Carlos Azenha, publicado no blog Viomundo:

Enquanto a mídia brasileira celebra a presença no país de Barack Obama como se fosse a reencarnação de Dom João VI, com demonstrações explícitas de servilismo e bajulação extrema (veja aqui como os tucanos bajulam funcionários dos Estados Unidos nos bastidores), aqueles que elegeram o presidente dos Estados Unidos se perguntam: entrará Obama no seleto grupo de presidentes de um só mandato?