sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Empresa de Wajngarten recebe grana do PL

Charge: Genildo
Por Altamiro Borges


A Folha destacou nesta quinta-feira (21) que “empresa de assessor de Jair Bolsonaro já recebeu R$ 563 mil do PL neste ano”. Segundo a denúncia, “ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten é sócio de empresa que mantém contrato com o partido do ex-presidente da República. Neste ano, a FW Comunicação já recebeu da legenda ao menos R$ 562,5 mil, segundo prestação de contas enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantia foi paga em parcelas nos meses de maio, junho e julho”.

Corte dos juros segue a conta-gotas no BC

A comunicação no governo Lula-3

A vingança como política de segurança

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Noite de 14 de setembro, quinta-feira da semana passada. Uma unidade da Polícia Militar do Recife recebe uma chamada do disque-denúncia dando conta de que haveria pessoas armadas em cima da laje de um imóvel, no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, município da Grande Recife.

Chegando ao local dois policiais são baleados na cabeça e morrem. Nunca é demais cobrar a punição exemplar, na forma da lei, do autor ou autores desse crime e deplorar a morte do soldado Eduardo Roque Barbosa, de 33 anos, e do cabo José da Silva, 38, além de expressar sentimentos e solidariedade aos seus familiares, amigos e colegas de corporação.

Contudo, em uma sociedade minimamente civilizada, de forma alguma a perda desses dois agentes do Estado pode justificar a matança e a selvageria que se seguiu.

No dia seguinte pela manhã, Alex Silva, um suspeito de assassinar os PMs, foi localizado e, segundo a imprensa, trocou tiros com a polícia e foi morto.

A fala de Lula que o mundo anotará

Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


Que o discurso de Lula na ONU foi irretocável, preciso e corajoso, todo mundo já disse, inclusive na mídia que vem ensaiando a retomada da implicância.

Com a fala que tocou em todos os problemas do mundo, aplaudida cinco vezes por um plenário cheio, Lula concluiu o processo de restauração do respeito da comunidade internacional pelo Brasil, pelo qual vem trabalhando em sua intensa diplomacia presidencial desde a posse.

E com ela, também, estabeleceu-se como voz autorizada do Sul Global no esforço para reformar práticas e estruturas.

Do que Lula pregou na ONU, o que pode ter consequências que gerem mudanças no mundo?

Lula é a real estrela da diplomacia

Foto: Ricardo Stuckert
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:


Lula fez um discurso de estadista na abertura da Assembleia-Geral da ONU. E não de um estadista qualquer.

Lula fez um discurso histórico de líder global. De uma liderança que está em sintonia com a maioria dos países do mundo.

Lula falou das desigualdades, da pobreza, da fome, das mudanças climáticas, da democracia, do racismo, da igualdade de gênero, da reforma do Conselho de Segurança e de outras instituições etc.

Cobrou a ajuda prometida pelos países mais ricos aos países mais pobres para o desenvolvimento sustentável. Criticou o protecionismo comercial dos países desenvolvidos e a atual paralisia da OMC.

Teve a coragem de criticar a prisão Julian Assange e o neoliberalismo, sistema econômico que tende a acentuar as desigualdades e a suscitar o surgimento do chamado “populismo de direita”. Destacou, assim, que o neoliberalismo tende a enfraquecer as democracias.