domingo, 9 de fevereiro de 2020

Petardos: Bolsonaro e as selfies na Fiesp

Por Altamiro Borges

Sem maior alarde, a Folha informa que Bolsonaro permitirá que empresas estrangeiras disputem licitações públicas e sejam fornecedoras do governo. A medida pode resultar na morte dos industriais brasileiros – os babacas da cloaca burguesa que fazem selfies com o "capetão" na Fiesp.

***

Ainda segundo a Folha, o governo alega que a medida vai facilitar a participação de multinacionais em obras de infraestrutura – como rodovias, ferrovias e aeroportos. Hoje, a legislação limita a presença estrangeira em licitações públicas. Esse negócio representa cerca de 14% do PIB nacional.

***

Como alerta o jornalista Olímpio Cruz, "o governo parece disposto a entregar todo o setor aos norte-americanos. É um entreguismo vergonhoso que precisa ser combatido. Bolsonaro parece querer submeter o país ao slogan de Trump: America First. É a pá de cal na engenharia nacional".

Os livros de Rondônia e o protofascismo

Do site Vermelho:

O caso em que o secretário de Educação do estado de Rondônia, Suamy Vivecananda, mandou censurar 43 livros - entre eles autores clássicos brasileiros como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Mário de Andrade, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca - não se encerra em si mesmo.

Ele se insere na praxe bolsonarista de agredir aquilo que não tolera, em geral manifestações de democracia, arte e cultura. Sintomaticamente, o governador rondoniense, coronel Marcos Rocha, é filiado ao PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, com tendência de acompanhá-lo em seu novo partido, o Aliança.

O bolsonarismo é um polo irradiador de intolerância e obscurantismo. O presidente da República tem dado sucessivas demonstrações disso. Há poucos dias ele encenou mais um ato de bestialidade ao dar “banana” para jornalistas que o aguardavam para uma entrevista. Em outras ocasiões, vociferou, com decibéis elevados, contra merecidas críticas da imprensa ao seu comportamento.

A morte de Adriano e o governo das milícias

Por Fernando Brito, em seu blog:

Quer dizer que o ex-capitão Adriano Nóbrega, foragido e se sentindo “jurado de morte”, casualmente invadiu justamente uma propriedade de um vereador do mesmo partido dos Bolsonaro – ou dos PSL ex-bolsonaristas – e lá foi encontrado por seus executores da PM baiana e da Polícia Civil do Rio de Janeiro?

É forte a possibilidade de que se tenha armado uma arapuca para o miliciano.

E são grandes os sinais, pela quantidade de sangue mostrado no vídeo da casa do vereador Gilson Batista Lima Neto, conhecido como Gilsinho da Dedé, que se tratou de uma execução, com vários tiros.

Quem são os "parasitas", Paulo Guedes?

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

A reação a dois assuntos ocupou quase todo o espaço do Painel do Leitor da Folha neste domingo: Paulo Guedes chamar os servidores públicos de “parasitas” e o estudo da Escola Superior de Guerra, em que o alto oficialato brasileiro, sem ter o mais o que fazer, prevê um cenário geopolítico para 2040, definindo a França como nossa grande inimiga.

Embora, à primeira vista, pareçam assuntos tão distintos, os dois se entrelaçam nos comentários dos leitores, que expressam melhor o sentimento dos brasileiros do que todos os analistas juntos, incluindo este blogueiro.

O ministro Guedes tocou num vespeiro ao falar em “parasitas” e despertou a indignação do leitorado a respeito do papel dos militares e da sua serventia para o país. “Vamos dar um trabalho para essa gente!”, pediu o leitor Renilson Júnior, de Valparaiso de Goiás.

A morte do miliciano Adriano da Nóbrega

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Sempre tem uma coincidência incrível envolvendo o clã Bolsonaro.

Adriano da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, a milícia especializada em matadores de aluguel e no provimento clandestino de serviços de ligação clandestina de luz, internet, água, transporte e segurança no bairro Rio das Pedras, tinha sua mãe e esposa contratadas pelo gabinete de Flávio Bolsonaro quando deputado estadual do Rio de Janeiro.

Como se percebe, esta relação da bandidagem miliciana com integrantes do clã Bolsonaro é mera coincidência.

A pedalada e as mentiras de Bolsonaro

Por Vanessa Grazziotin, no jornal Brasil de Fato:

Nestes últimos dias o governo tem feito um verdadeiro alarde, divulgando dados que mostram uma diminuição no montante da dívida bruta geral do nosso país, em 2019. De fato, se analisarmos pura e simplesmente os números, houve sim uma queda de quase um ponto percentual de 2019 em relação à 2018.

Ou seja, em 2018, a dívida bruta geral do governo brasileiro, estava na casa de 76,5% do PIB e agora, em dezembro de 2019, esse percentual foi para 75,8% do PIB. A questão é que o governo não divulga como eles conseguiram fazer com que o montante da dívida fosse diminuído.

Não dizem, porque são fatores intercorrentes, sem os quais a dívida não teria caído. Pelo contrário, segundo analistas, a dívida teria chegado à 79% do PIB. Ou seja, teria batido um recorde significativo e extremamente perigoso para a nossa economia.

O que acontece com a Folha de S. Paulo

Por Pedro Simon Camarão, no site da Fundação Perseu Abramo:

A Folha de S. Paulo deste sábado, dia 08 de fevereiro, publica uma notícia completamente descolada da realidade. O jornal afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o responsável por uma suposta decisão do Partido dos Trabalhadores de aceitar alianças com PSDB, DEM e com o centrão no próximo período eleitoral. O problema é que a resolução da Direção Nacional do PT diz exatamente o contrário. Ao longo de quatro páginas, a direção do partido argumenta que a política ultraneoliberal do governo Bolsonaro produz o crescimento da pobreza, da desigualdade, que exclui direitos e promove a concentração de riquezas. O texto publicado pelo PT afirma que essa agenda compromete a construção de um projeto de desenvolvimento com inclusão e, por isso, precisa ser combatida.

A quem interessa a desigualdade crescente?

Por Chico Whitaker, na revista CartaCapital:

Em tempos de muita noticia ruim, devemos rapidamente compartilhar as boas. É o que faço contando que foi relançada a Ação Brasileira de Combate à Desigualdade.

Participei de criação desse movimento há quase vinte anos atrás. Ele foi lançado em Porto Alegre, num dos primeiros Fóruns Sociais Mundiais, que anunciava que “outro mundo é possível’. Não me lembro o que conseguimos fazer para realizar nosso objetivo. Mas algo avançou no combate à desigualdade.

O governo Lula, eleito naqueles tempos, e depois o de Dilma, conseguiram diminuir a pobreza e portanto um pouco da distância entre ricos e pobres. E se avançou também no próprio entendimento da desigualdade. Quando criamos a Ação pensávamos mais na desigualdade criada pela desigualdade na renda. Agora, no relançamento da Ação, se disse que temos que falar de desigualdades. Com S.

Destruição a Jato: governo ensaia a Fase II

Por Artur Araújo, no site Outras Palavras:

“A gestão Jair Bolsonaro prepara uma medida para permitir que empresas estrangeiras disputem licitações e sejam fornecedoras do governo sem a necessidade de uma filial brasileira”, reporta hoje a Folha de S.Paulo.

Após a razia em setores da economia brasileira dos mais avançados e competitivos, inclusive nas exportações de bens e serviços, e em grandes empresas que empregam todos os tipos de trabalhadores – construção civil pesada, indústrias naval e de máquinas&equipamentos, fornecedores do complexo petróleo&gás – o lavajatismo versão Paulo Guedes planeja salgar a terra onde já deixou só escombros.

Bolsonaro, a gasolina cara e os otários

Do blog Socialista Morena:

O presidente de extrema direita Jair Bolsonaro voltou a culpar os governadores pelos altos preços da gasolina que são praticados no país desde que Dilma Rousseff foi arrancada do cargo, em 2016. “A gasolina baixou 4% na refinaria hoje. Quanto vai baixar na bomba para o consumidor? Zero. Então, eu estou fazendo aqui um papel de otário”, disse. Já a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) acusa Bolsonaro de mentir ao atribuir a responsabilidade pelo preço aos tributos estaduais.

Os campos de veneno na Amazônia

Como atuam os eleitores de Bernie Sanders

Petrobras e a defesa da soberania nacional

Ira bolsonarista contra filme de Petra Costa

Por Gabriel Valery, na Rede Brasil Atual:

“Documentário indicado ao Oscar é um alerta sobre as democracias”, noticia o veículo norte-americano CNN. A manchete sobre o documentário Democracia em Vertigem (2019) apresenta uma entrevista com a diretora, a paulistana Petra Costa. Na difícil corrida em busca por votos na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Petra vive a glória e os impactos da indicação.

Na contramão da ira de seguidores de Jair Bolsonaro, articulados nas redes sociais e em na mídia corporativa, a cineasta e o mundo especializado defendem a qualidade técnica de Democracia em Vertigem – e do cinema brasileiro. E aproveitam para defender também a democracia, o papel da arte e da cultura e denunciar a ascensão do autoritarismo da extrema-direita no mundo.

EUA e Bolsonaro armam CPI anti-Cuba

Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Jair Bolsonaro voltou a explicitar, anteontem, ao vivo e a cores, sua servidão aos Estados Unidos, com a live em que assistia, comentava e elogiava o discurso de forte cheiro fascista de Donald Trump, após ser absolvido do processo de impeachment pelo Senado americano.

A servidão não fica no ridículo. Tem seus efeitos práticos e danosos à soberania nacional, como a permissão para que empresas estrangeiras, mesmo não sediadas aqui, participem de licitações para obras públicas.

Ou os acordos de “cooperação” assinados na semana passada com os EUA nas áreas de energia e até de urânio.

Dela faz parte também o empenho de governistas em instalar uma CPI para investigar os acordos Brasil-Cuba nas eras Lula-Dilma. Os americanos desejam e inspiraram esta CPI, que deve ser barrada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.