domingo, 9 de fevereiro de 2020

Petardos: Bolsonaro e as selfies na Fiesp

Por Altamiro Borges

Sem maior alarde, a Folha informa que Bolsonaro permitirá que empresas estrangeiras disputem licitações públicas e sejam fornecedoras do governo. A medida pode resultar na morte dos industriais brasileiros – os babacas da cloaca burguesa que fazem selfies com o "capetão" na Fiesp.

***

Ainda segundo a Folha, o governo alega que a medida vai facilitar a participação de multinacionais em obras de infraestrutura – como rodovias, ferrovias e aeroportos. Hoje, a legislação limita a presença estrangeira em licitações públicas. Esse negócio representa cerca de 14% do PIB nacional.

***

Como alerta o jornalista Olímpio Cruz, "o governo parece disposto a entregar todo o setor aos norte-americanos. É um entreguismo vergonhoso que precisa ser combatido. Bolsonaro parece querer submeter o país ao slogan de Trump: America First. É a pá de cal na engenharia nacional".

***

Folha admite, mas não faz autocrítica pública: "Os dados da última semana revelaram que a economia real, distante da euforia do mercado financeiro, estava mais fraca no fim do ano do que se previa... Indústria fechou 2019 no negativo, com produção no mesmo nível de 15 anos atrás".

***

O ultraneoliberal Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, segue em sua pregação centrista. Em entrevista à Globo News, ele defende a aliança entre Huck, Doria, Ciro Gomes e o 'centrão'. “Se não unificar, vai dar certamente Bolsonaro de um lado e o candidato do Lula do outro”.

***

Enquanto o Brasil empaca na crise e o povão sofre com o desemprego e a miséria, os banqueiros seguem animados com Bolsonaro. O Bradesco informa que seu lucro em 2019 cresceu 20% e chegou a R$ 25,9 bilhões. Apenas no quarto trimestre, o lucro foi de R$ 6,6 bilhões – alta de 14%.

***

"Ele me disse assim: 'Doutor, ninguém está aqui para me prender. Eles querem me matar. Se me prenderem, vão matar na prisão. Tenho certeza que vão me matar por queima de arquivo'. Palavras dele", relata Paulo Emílio, advogado de defesa do ex-PM Adriano Nóbrega. Alguém tem dúvida?

0 comentários: