terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mídia golpista teme delação de Cunha

Por Altamiro Borges

A mídia golpista, que festejou a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara Federal e deu amplo respaldo à sua cruzada insana para desestabilizar o país e para deflagrar o processo de impeachment contra Dilma, parece preocupada com a delação premiada do correntista suíço. Merval Pereira, que durante muito tempo paparicou o peemedebista carioca, é um dos mais assustados. Em seu comentário na Globonews, nesta segunda-feira (12), ele alertou: “Eduardo Cunha vai fazer uma delação premiada, porque deve ser condenado a muitos anos de cadeia. Ele é uma pessoa organizada, deve ter muita coisa gravada e guardada”.

João Doria: o pobretão de R$ 180 milhões

Por Altamiro Borges

Os marqueteiros de João Doria tem tido um baita trabalho para apresentar o empresário-picareta, que disputa a prefeitura de São Paulo pelo PSDB, como um candidato popular e com a cara do paulistano médio. Ele até comeu pastel na feira e tomou um pingado no boteco, mas sua careta foi fotografada e virou motivo de chacota nas redes sociais. A maquiagem não deu certo e a sua assessoria até fez um pedido insólito aos profissionais da imprensa para não fotografá-lo nas refeições. Ele agora aparece na tevê com mangas de camisa e fala mansa, mas as pesquisas continuam apontando o tucano como o candidato dos ricaços - o que pode se transformar num transtorno na reta final da campanha eleitoral.


Temer garfou propina de Belo Monte?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Na segunda-feira passada (5), a Folha revelou que a Polícia Federal encontrou indícios de que o PMDB e quatro senadores do partido receberam propina das empreiteiras que construíram a usina de Belo Monte, no Pará. Segundo o relatório, que já se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF), a sigla abocanhou R$ 159,2 milhões das nove empresas responsáveis pelas obras na hidrelétrica para as eleições de 2010, 2012 e 2014. O interessante é que a grave denúncia já sumiu do jornal e não teve maior repercussão no restante da mídia chapa-branca. O curioso também é que a Folha evitou citar o Judas Michel Temer, que era o presidente nacional do PMDB e que hoje ocupa o posto de usurpador no Palácio do Planalto.

Quem deu a ordem ao capitão infiltrado?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A presença do capitão do Exército William Pina Botelho, infiltrado entre um grupo de manifestantes presos em São Paulo durante protesto de 4 de setembro, não pode ser tratada como um episódio banal da conjuntura. Envolve um fato grave, que deve ser apurado e esclarecido, pois diz respeito às liberdades e direitos fundamentais de todo cidadão brasileiro.

A pergunta a ser esclarecida é básica: o capitão agia por conta própria ou obedecia a superiores? Neste caso, quem eram? O que pretendiam?

O delinquente caiu, mas a luta continua!

Por Jean Wyllys, no blog Cafezinho:

Hoje, muito tardiamente, o Brasil se livrou da presença nefasta de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados. Por 450 votos SIM, 10 votos NÃO e 9 abstenções, foi aprovado o requerimento do PSOL e a Rede que pedia a cassação do mandato do réu. Começamos essa luta sozinhos - eu mesmo enfrentei Cunha desde muito antes de ele ser presidente da Casa e avisei que ele era um perigo para a democracia! - e, graças à mobilização da sociedade, e especialmente da comunidade LGBT, das mulheres, dos negros e negras e da juventude, finalmente conseguimos derrotar esse bandido. É uma vitória enorme da bancada do PSOL, com apenas seis deputados. E é, sobretudo, uma vitória da sociedade brasileira.

O Brasil e o perigoso jogo da história

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Embora muita gente não o veja assim, o afastamento definitivo de Dilma Roussef da Presidência da República, em votação do Senado, por 61 a 20 votos, no final de agosto, é apenas mais uma etapa de um processo e de um embate muito mais sofisticado e complexo, em que está em jogo o controle do país nos próximos anos.

Desde que chegou ao poder, em 2003, o PT conseguiu a extraordinária proeza de fazer tudo errado, fazendo, ao mesmo tempo, paradoxalmente, quase tudo certo.

A mídia e os direitos humanos

Do jornal Brasil de Fato:

A Plataforma Mídia sem Violações de Direitos, desenvolvida pelo Intervozes em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, permite que qualquer cidadão possa fazer reclamações sobre possíveis abusos cometidos por emissoras de televisão. Seu lançamento acontece nesta quarta-feira (14), às 9h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O canal é um instrumento da campanha homônima "Mídia sem Violações de Direitos", que também será apresentada no evento. Por meio dela, foram monitorados 28 programas policialescos veiculados pela televisão ou pelo rádio, por 30 dias, em dez capitais brasileiras. O estudo revelou a ocorrência de 4,5 mil violações de direitos e 15.761 infrações a leis brasileiras e a acordos multilaterais ratificados pelo Brasil.

O custo e o fracasso da aventura golpista

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

Economistas sérios, que entendem de política, se é que existem, deveriam fazer o cálculo do custo da aventura golpista que derrubou a presidente Dilma. Antes de tudo, é verdade que existia uma crise econômica em curso desde antes de 2015 e que, em boa dose, os erros do governo, somados a problemas estruturais do país, a agravaram. Mas é inegável que a crise política, estimulada artificialmente pelo inconformismo da derrota por parte do PSDB e do resto da oposição, que se aliaram ao chantagista Eduardo Cunha, potencializaram a crise ao extremo, criando uma situação de ingovernabilidade, de retração ainda maior da economia e de cisão política da sociedade.

"Capitão Balta" e os militares no golpe

Por Renato Rovai, em seu blog:

O repórter Fausto Salvadori, da Ponte Jornalismo, traz à tona a verdadeira identidade de Baltazar Nunes, o Balta, um informante que se infiltrou em grupos de jovens que defendem o Fora Temer.

O nome verdadeiro do agente secreto tabajara, que não conseguiu enganar nem usuários do Tinder com suas cantadas suspeitas, é Willian Pina Botelho, capitão de inteligência do Exército.

Numa democracia que se respeite, que tivesse uma mídia com um pingo independência, com jornalistas menos covardes, um judiciário ao menos relativamente sério, uma OAB que não fosse golpista, uma ABI que não se calasse aos desígnios patronais, promotores que não estivessem em boa medida mais preocupados com flashes do que com investigações sérias, isso geraria uma crise institucional.

Direitos fundamentais e o futuro incerto

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Num livro publicado pela primeira vez em 1912, o constitucionalista mexicano, professor Emilio Rabasa (La Constituición y la Dictadura, Ed. Porrúa, México 2006), ao falar, sobre o sufrágio universal, reportando-se ao que ocorria na França, à época, diz que lá “são os operários das grandes fábricas, mediante a intervenção de patrões benquistos (que não chegam a prevalecer como grupos subordinados) “e portanto são apenas perturbadores”. Era a época em que o Estado de Direito não aparecia, ainda, como Estado Social de Direito, no qual os “perturbadores” passam a ter um protagonismo democrático que redesenhou a sociedade de classes, ao longo do século passado.

Modelo de concessões elevará as tarifas

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

"As críticas ao modelo de concessões do governo Dilma não enganam ninguém. O que eles querem é adotar um modelo ditado pelo mercado, em que os investidores pagarão juros de mercado, impondo aos usuários tarifas mais altas. Além do mais, relicitando o que foi concedido, mudando as regras depois do jogo, acenam com uma preocupante insegurança jurídica”, diz a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), na véspera do anúncio do novo modelo de concessões pela administração Temer.

Cai Eduardo Cunha, um dos chefes do golpe

Do site Vermelho:

O processo contra Eduardo Cunha começou em novembro de 2015. Nesta segunda-feira (12), aliados dele ainda tentaram adiar a votação final, mas as manobras não surtiram o efeito esperado. O mais longo processo de cassação da história da Câmara dos Deputados encerrou o mandato o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por 450 votos a 10.

“É o resultado que o povo brasileiro aguardava. Não há mais tolerância para mentira e quebra da democracia. Ao virar essa página, vamos enfrentar firmemente a agenda nociva do presidente golpista Michel Temer, que quer enxugar direitos sociais e trabalhistas”, garante o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), que considera este dia histórico no Parlamento.

Cunha finalmente é cassado. Falta ser preso!

Por Altamiro Borges

O mais longo processo de cassação da história da Câmara Federal, que durou 11 meses, finalmente acabou às 23h54 desta segunda-feira (12). O correntista suíço Eduardo Cunha foi cassado por ampla margem de votos – 450 a favor e dez contra. No seu discurso de defesa, aos prantos teatrais, o líder do golpe dos corruptos, que presidiu a sessão de horrores que deu a largada ao processo de impeachment de Dilma, ainda ameaçou os seus comparsas, que o traíram na reta final da votação: “Amanhã será qualquer um de vocês”. E foi enfático e didático ao afirmar que sua cassação é “o preço que eu estou pagando para o Brasil ficar livre do PT. É o processo de impeachment que está gerando tudo isso. O que quer o PT? Um troféu para poder dizer que é golpe”.