sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O preconceito está no ar

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

A recente divulgação de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) viajou 124 vezes ao Rio de Janeiro durante seus dois mandatos de governador de Minas Gerais, preferencialmente nos fins de semana, não deveria causar estranheza. Afinal, ele sempre foi personagem habitual de colunas sociais e policiais (quando se recusou ao exame do bafômetro ao ser parado numa blitz) cariocas. Ir muito ao Rio de Janeiro pode ser sinal de bom gosto – o que é problema do ex-governador –, mas também de usurpação de recursos públicos – o que diz respeito a todos que pagam a conta.

Dilma veta financiamento privado

Editorial do site Vermelho:

Segundo informações de jornal Folha de S. Paulo, a presidenta vetou o item da reforma política aprovada pela Câmara dos Deputados que instituía o financiamento empresarial. Dilma Rousseff, segundo a publicação, deixou a decisão assinada antes de viajar para os Estados Unidos, onde participará da Assembleia da ONU na segunda-feira (28).

PMDB na TV: programa fora do tom

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Como podem levar ao ar um programa destes estando para ganhar o ministério da Saúde?

A pergunta de muitos petistas tem razão de ser. O programa do PMDB veiculado na quinta-feira foi claramente oposicionista, funcionou como um chamado inequívoco à “solução com Temer”. Ou seja, pró-afastamento de Dilma. “Chega de estrelismos”, disse metaforicamente o texto referindo-se ao símbolo do PT e apontando para Temer como o presidente-solução, o presidente sereno, que tem um grande time de auxiliares para enfrentar a crise. Quando o programa foi ao ar, Temer já estava oficialmente na Presidência, substituindo Dilma, que voava para os Estados Unidos.

Lava-Jato e a Alemanha nazista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Esses procuradores da Lava Jato são incrivelmente coxinhas.

E realmente acham que cumprem algum tipo de missão divina.

Viajaram aos EUA, provavelmente às custas do erário (em plena crise econômica), para receber prêmio dos EUA, uma potência imperialista que patrocinou um golpe de Estado no Brasil e tem forte interesse geopolítico no desmantelamento da engenharia nacional promovido pela Lava Jato.

O Papa entre Cuba e os EUA

Por Frei Betto, de Havana, no site da Adital:

A iniciativa de recorrer ao papa Francisco para que interviesse no reatamento de relações diplomáticas entre EUA e Cuba foi do senador estadunidense Patrick Leahy. Católico e amigo de Cuba, o democrata enviou carta ao papa, no ano passado, insistindo que aproveitasse o pouco tempo que resta a Obama no poder para lograr a reaproximação entre os dois países.

Em meados de 2014, Francisco convocou ao Vaticano o cardeal Jaime Ortega, de Cuba, e confiou a ele duas cartas, uma para Raúl Castro, outra para Obama, com a proposta de reconciliação. O papa preferiu não correr o risco de recorrer a um cardeal dos EUA para enviar a carta à Casa Branca, receoso de que a influência anticastrista naquele país desfavorecesse o objetivo da missão.

A envergadura da campanha anti-Dilma

Por Renato Rabelo, em seu blog:

É grande a dimensão da crise política e econômica e das suas mutuas sinergias, pela qual atravessa o Brasil na atualidade. Entretanto, essa situação de crise é diminuta se comparada à campanha avassaladora e destruidora deflagrada contra a presidenta Dilma Rousseff, sobretudo, depois de sua segunda vitória eleitoral em 2014.

A oposição - que não aceitou a derrota - em interatividade com a mídia hegemônica nativa, com seus editorialistas e articulistas a soldo, seus agentes de poder e vasta rede “viral”, perpetram inominável cruzada contra uma presidenta da República, seu papel, seu desempenho e até da sua própria personalidade.

Sérgio Moro e seu complexo de herói

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Hoje, na coluna Painel, da Folha, de novo Sérgio Moro se compara a Giovani Falcone, um dos juízes da Operação Mãos Limpas.

No debate com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), nesta quinta, o juiz Sergio Moro foi questionado por João Doria Jr, que dirige o grupo:

- Com tantas pressões, o senhor está preparado para resistir até o fim das investigações da Lava Jato?

- Quando estou em um momento de grande dificuldade, lembro do juiz Giovanni Falcone.

Nem FHC acredita em provas contra Dilma

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É preciso tirar as consequências da entrevista de Fernando Henrique Cardoso a Ricardo Balthazar, na Folha de hoje: "Os que desejam o impeachment não construíram até hoje uma narrativa convincente."

Num país que não pode perder inteiramente a capacidade de separar verdade de mentira, nem a justiça da fraude, uma afirmação como esta não pode ser vista como um comentário passageiro. Não é um exercício de diletantismo intelectual. Nem uma alegoria acadêmica. É um alarme que anuncia uma tentativa de ataque a democracia.

Polícia Federal indicia tucano terrorista

Da Rede Brasil Atual:

O advogado filiado ao PSDB Matheus Sathler Garcia, que ameaçou a presidenta Dilma Rousseff no final de agosto, foi indiciado pela Polícia Federal por crime de incitação ao crime. "Vivemos em um Estado de Direito e não podemos permitir que o direito ao exercício da livre expressão dos indivíduos sirva de escudo para a incitação de crimes", afirmou a delegada da Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, responsável pela Delegacia de Inquéritos Especiais. As informações são da Agência Estado.

PSDB paulista "armou” contra Aécio?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na última quarta-feira, a Folha de São Paulo publicou manchete incomum em sua primeira página – ou não é incomum a imprensa paulista fazer “denúncia” contra um tucano? E, no caso, a denúncia foi contra o senador mineiro e presidente do PSDB, Aécio Neves.

Leonardo Boff: "Vai pra Cuba"

Stedile responde a agressores fascistas

Moro dá palanque a candidato do PSDB

Sérgio Moro. Foto: Abemd
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Sérgio Moro participou de um almoço-debate com quinhentos empresários em São Paulo. O tema era “Lições da Operação Mãos Limpas”. Aos 31 anos, Moro escreveu um ensaio sobre a famosa investigação na Itália. O texto está disponível na internet.

Foi, como se presumia, simplesmente um luxo. Falou do “fatiamento” da Lava Jato pelo STF. “Há um risco, sim, de que esses processos caiam no esquecimento”, acredita.

A radicalização conservadora no Brasil

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A radicalização conservadora em avanço no Brasil é semelhante àquela que assola as principais sociedades democráticas. Mas tem, como seria de esperar, características próprias.

Em praticamente todo o mundo, o crescimento das organizações e da militância de extrema-direita é uma marca dos últimos 30 anos. Saímos do século XX e entramos no XXI obrigados a conviver com algo que parecia extinto desde quando o nazifascismo foi derrotado na Segunda Guerra Mundial.

Por um Brasil justo e democrático


Construir um Brasil justo e democrático requer consensos em torno de um projeto de desenvolvimento nacional. Elaborado por mais de uma centena de especialistas, o documento Por um Brasil justo e democrático apresenta subsídios nesse sentido e alerta que o ajuste regressivo em curso não caminha nessa direção.