quarta-feira, 15 de junho de 2016

Lava-Jato e o grande golpe

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A direita trabalha agora no sentido de alcançar a aprovação e a conclusão definitiva do processo de impeachment da presidente da República. A frente formada com esse intuito é ampla, reúne a mídia parcial e conservadora, a parte mais corrupta e fisiológica do Congresso, setores do Ministério Público,­ do STF, da Polícia Federal e do Judiciário contra o PT e a esquerda nacionalista. Apesar das dificuldades vividas pelo governo interino, o processo não será fácil de ser revertido.

O desmonte neoliberal de Temer

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

As tentativas de reação política em torno da estratégia do afastamento de Dilma Roussef remontam ao dia seguinte da divulgação dos resultados do pleito de outubro de 2014. As forças que haviam sido derrotadas nas eleições presidenciais passaram imediatamente a perseguir aquilo que passou a ser conhecido como o “terceiro turno”. Face à recusa sistemática de simpatia por parte da maioria da população brasileira, lançaram mão do questionamento do resultado nas urnas, do questionamento das contas de campanha vencedora, da articulação das esferas do Poder Judiciário e do Ministério Público, da conspiração aberta dos principais órgãos de comunicação, entre tantos outros expedientes.

EUA, o paraíso da insensatez mundial

Por Renato Rovai, em seu blog:

O bom dia de hoje vem da Disney, um parque imbecilizado que leva centenas de milhares de brasileiros a gastar o que não tem para realizar o sonho americano que, entre outras coisas, é tirar fotos com o Pateta e andar em brinquedos que já causaram vários acidentes com crianças e adolescentes, como se pode ver numa rápida busca no Google.

Mas não é só no parque de diversão que esses riscos estão presentes. A Disney também tem resorts temáticos. Num deles, no Disney´s Grand Floridian Resort, uma criança de 2 anos foi arrastada na noite de ontem por um jacaré e até o momento da publicação deste texto não havia sido encontrada. Ou seja, provavelmente morreu afogada ou devorada pelo animal.

O site mais canalha do Brasil

Dumb & Dumber
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quando um canalha se junta a outro canalha, o resultado é o site Antagonista. Um dos canalhas é Diogo Mainardi e o outro Mario Sabino.

Em relativamente pouco tempo no ar, o Antagonista se firmou como um dos focos de maior sujeira na internet brasileira.

A escola do Antagonista é a pior possível: a Veja depois da eleição de Lula.

Corrupção e política: sinais trocados

Por Aldo Arantes

Os corruptos se apoderaram do governo. A declaração do ministro da falta de transparência, Torquato Jardim, contribuiu para confirmar que o governo é corrupto. Se referindo Centrão, afirmou que o baixo clero se reúne “em nome da corrupção e da safadeza”.

O grupo é liderado por Eduardo Cunha que domina a Câmara. Seus 200 integrantes não concordaram com o tal Ministro. Por isto um de seus principais articuladores, Jovair Arantes, relator do processo de impeachment na Câmara, afirmou cinicamente que “temos certeza de que faz fazemos política da melhor qualidade, centrada na responsabilidade, ética e democracia”.

República de Temer e a guerra mundial

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há um conjunto de circunstâncias que, em um ambiente democrático, permitem as grandes tacadas políticas e de negócios.

Os pacotes contra a inflação abriram esse espaço para operações de arbitragem de taxas, de jogadas no mercado de câmbio e de vendas de estatais. Criava-se a comoção nacional, em nome da união contra o inimigo maior – a inflação – e conferia-se ao comandante econômico o direito de matar. E matava-se valendo-se da sofisticação da matemática financeira.

O novo normal brasileiro incluiu o golpe do impeachment, que fere fundo a democracia, e um bando assaltando o poder com arcos, flechas e tacapes.

Ato em defesa do pré-sal e da Petrobras

Do site da FUP:

Petroleiros da FUP, FNP e Aepet realizaram nesta terça-feira, 14, em Brasília um ato político em defesa da Petrobrás e do Pré-Sal, com participação de trabalhadores da educação (CNTE) e do campo (MAB, MPA, MCP), de estudantes (UNE e UJS) e de outros movimentos sociais. A manifestação foi chamada pela Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás, tendo como foco o enfrentamento ao Projeto de Lei 4567/16, que visa tirar da Petrobrás a função de operadora única do Pré-Sal, bem como acabar com a participação mínima de 30% que a empresa tem garantida nos processos licitatórios para exploração dessas reservas.

Quem não cabe no Orçamento do Brasil?

Por Laura Carvalho, no site Outras Palavras:

No levantamento realizado pelos pesquisadores Pablo Ortellado, Esther Solano e Lucia Nader em São Paulo, durante as manifestações pró-impeachment do dia 16 de agosto de 2015, dois temas chamaram a atenção. Entre os manifestantes, 97% concordaram total ou parcialmente que os serviços públicos de saúde devem ser universais, e 96% que devem ser gratuitos. Já sobre a universalidade e a gratuidade da educação, o apoio foi de 98% e 97% dos manifestantes, respectivamente. “Isso é um resquício de junho de 2013”, afirmou Pablo Ortellado a uma reportagem do El País de 18/08/2015.

Plebiscito 2 – A mudança dos mutantes

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Membro de uma das inúmeras famílias brasileiras que deixaram o norte do Paraná para construir a vida na Amazônia, o senador Acir Gurcacz (PDT-RO) é um dos votos cobiçados no plenário de 81 votos que terá a palavra final sobre o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Nos debates cotidianos do Congresso, Gurcacz é visto como um aliado fiel de Dilma, “muito mais leal do que muitos que se dizem nossos”, afirma um assessor graduado na bancada do Partido dos Trabalhadores.

Serra, PSDB e o clientelismo dos outros

Ofício entregue no gabinete de Serra no Itamaraty
Por Theo Rodrigues, no blog O Cafezinho:

Os partidos políticos possuem muitos papeis fundamentais para o funcionamento de uma democracia. Mas talvez possamos dizer que a mais importante de suas funções seja a de selecionar quadros da sociedade civil para a ocupação de cargos no Executivo e no Legislativo.

Não há de se criminalizar, portanto, a política e os partidos quando indicam seus quadros para ocuparem importantes postos no Estado brasileiro, caso dos ministros, por exemplo.

Um golpe contra a ciência nacional

Por Luciano Rezende, no site da Fundação Maurício Grabois:

A extinção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) não foi o maior dos golpes desfechados pelo governo Temer contra o desenvolvimento nacional. Mas é muito provável que seja o mais simbólico.

Simboliza bem a política subalterna recém retomada, que reforça a idéia de um mundo dividido em aqueles países capazes de produzir ciência de ponta, situada na fronteira do conhecimento, e aqueles outros que no máximo conseguem copiar alguma coisa. E para os golpistas o nosso lugar é eternamente nesta segunda categoria.

Aécio Neves, o senador evanescente

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

O senador Aécio Neves anda sumido dos microfones, dos vídeos, das páginas impressas. Já foi herói da propaganda midiática, sempre pronto a ganhar a ribalta. Desde a votação do impeachment pela Câmara dos Deputados, prefere caminhar nas sombras.

Como explicar comportamento tão comedido? Cálculo político, para preservar a possibilidade de sua candidatura em 2018? Ou “medo” das consequências de investigações a seu respeito, como suspeito de falcatruas pregressas?

Reforma trabalhista incendeia a França

Do site Opera Mundi:

O governo francês ameaçou, nesta quarta-feira (15/06), proibir novos protestos contra a proposta de reforma trabalhista em Paris, um dia após manifestações que deixaram dezenas de pessoas presas e feridas na capital francesa.

O primeiro-ministro do país, Manuel Valls, exigiu que central sindical CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores da França) não organize mais protestos em Paris contra a proposta de reforma, que flexibiliza leis trabalhistas.

Começou a hora do homem-bomba!

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Eduardo Cunha sempre soube que se o pedido de cassação de seu mandato chegasse ao plenário, não conseguiria barrá-lo. Por isso jogou pesado no Conselho de Ética ao longo dos últimos oito meses e ainda tentará, com poucas chances, anular a decisão desta terça-feira, a favor da cassação. No calor da notícia, o Planalto dissimulou. Uns diziam que o desfecho será bom, trará estabilidade à Câmara. Outros diziam-se preocupados com o andamento das votações mas o que todos devem sentir é temor pela reação da fera ferida. Em reunião com os líderes na Câmara hoje Temer vai tomar o pulso da Casa. Na vertigem da crise vai sendo esquecido o fato de que Dilma Rousseff só foi afastada e enfrenta o impeachment porque o PT se recusou a votar contra a abertura do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética. Ato contínuo, ele acolheu o pedido de impeachment.

A ofensiva raivosa de desmonte do SUS

Por Amélia Cohn, no site Brasil Debate:

Em pouco mais de três décadas o SUS mostrou-se não só viável como essencial. É um pilar da garantia dos direitos sociais em contraposição ao mercado. É responsável (até hoje) por 90 a 95% das cirurgias de coração, tratamentos oncológicos e transplantes de órgãos. Realiza um milhão de internações/mês, 3,5 bilhões de atendimentos/ano, e a assistência primária cobre 60% da população com a Estratégia de Saúde da Família.

Merval põe a faca no pescoço do STF

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Foi no melhor estilo do “estou falando com os meus capangas do Mato Grosso”.

Merval Pereira entra de sola sobre o STF dizendo que se a corte mudar o entendimento sobre a pena ser executada a partir da segunda instância, “a opinião pública vai achar que há um conluio, de alguma maneira, com os políticos ameaçados pela Lava-Jato, especialmente agora que o ex-presidente Lula foi para a primeira instância.”

Dilma e a polêmica sobre o plebiscito

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                    

De cara, é preciso sublinhar que o maior patrimônio político da luta contra o golpe, a mobilização da sociedade que envolve trabalhadores, jovens, mulheres, sem-teto, sem-terra, intelectuais, artistas, LGBTs e negros, deve ser preservado a todo custo.

Primeiro porque é essencial para pressionar os golpistas, não reconhecendo o governo usurpador e criando toda sorte de dificuldades para a implantação de seu programa obscurantista e anticivilizatório. Depois porque o movimento de resistência democrática projeta o futuro da esquerda.