sexta-feira, 14 de março de 2014

Pesquisa da Secom e a blogosfera

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A pesquisa que Secom encomendou ao Ibope sobre a mídia brasileira ainda está sendo digerida.

A mídia destacou a baixa confiança dos brasileiros em sites e blogs. Só que isso não é negativo. É natural. Qualquer maluco (aqui empregado no mau sentido) pode abrir um blog, portanto é saudável que as pessoas, se confrontadas com uma ideia generalizada de “sites e blogs”, expressem baixa confiança.

Uma outra imprensa é possível?

Por Cátia Guimarães, no Observatório da Imprensa:
 

Não acredito no princípio iluminista de que o acesso à informação (ou ao conhecimento) pode transformar a realidade. A batalha das ideias, da qual a imprensa é elemento central, precisa ser, ao mesmo tempo, reflexo e impulsionadora das lutas concretas travadas pelos movimentos sociais reais. Na vida real, mesmo diante da significativa explosão social dos últimos meses, temos tido dificuldade de construir uma frente de esquerda popular que dispute eleições ou organize a participação direta nas ruas. E isso se reflete na batalha das ideias, onde também não conseguimos organizar uma frente informativa de esquerda que atue no sentido de desmistificar e problematizar as mentiras, manipulações e, principalmente, as inversões ideológicas de interpretação do mundo que vêm da grande mídia empresarial.

Bachelet e a Aliança do Pacífico

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A chilena Michelle Bachelet tomou posse, pela segunda vez, como Presidente da República do Chile.

A volta de Bachelet, da coalizão de centro-esquerda Nova Maioria, ao Palácio de La Moneda, e a saída do conservador Sebastián Piñera, representam nova derrota para a política norte-americana na região, além de um duro golpe para a Aliança do Pacífico, factoide criado pelos espanhóis e norte-americanos para funcionar como espécie de contraponto ideológico e midiático ao projeto, empreendido pelo Brasil e por outras nações, de união e integração continental.

Mídia: A manipulação da plateia

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:
 

Na terça 11, o Estadão nos ofertou um exemplo impecável de como a mídia nativa manipula as informações. No primeiro editorial da terceira página, mostra de que forma uma verdade pretensamente definitiva em nada se parece com a verdade factual.

Pesquisas nada animadoras para a mídia

Do blog de Zé Dirceu:

A mídia tratou pouco da pesquisa do Ibope sobre ela mesma - a mídia - feita a pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. E quando deu a notícia, para não perder o costume, o fez segundo seus interesses, destacando a baixa confiança nos sites, redes socais e blogs, já que apenas 28% dos leitores confiam muito ou sempre nas notícias dos sites; 24% nas redes sociais; e 22% nos blogs.

Brasil: ricos pagam menos impostos

Por Cadu Amaral, em seu blog:

O Brasil está entre os países do G20 (grupo dos 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia) com menos impostos para os mais ricos. O levantamento feito pela PricewaterhouseCoopers (PWC) para a BBC Brasil.

O maior problema de Eduardo Campos

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Eduardo Campos tem dois problemas. Um deles é Marina Silva. O outro, mais complicado, é ele mesmo.

Em Nazaré da Mata (PE), o governador de Pernambuco e virtual presidenciável disse que “não dá mais para ter quatro anos de Dilma. O Brasil não aguenta e o povo brasileiro sabe disso”. Afirmou também, referindo-se a Dilma, que “quem acha que sabe tudo não sabe de nada”.

A aposta ousada de Michelle Bachelet

Por Marina González, no sítio Outras Palavras:

As eleições de novembro passado deram à Nova Maioria, a coalizão que apoia a presidente Michelle Bachelet, uma maioria legislativa apertada, mas histórica. A transição que se processa desde então foi marcada pelos preparativos do governo eleito para enfrentar vários desafios e pelo esforço do presidente em final de mandato, Sebastián Piñera, para fazer uma balanço positivo de sua gestão.

O STF e a lição dos embargos

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O resultado dos embargos infringentes confirma aquilo que era possível saber há muito tempo. Se os réus da AP 470 tivessem tido direito a um julgamento de acordo com os fundamentos do Direito, quando todos têm acesso a pelo menos um segundo grau de jurisdição, o resultado teria sido outro.

STF encerra Ação Penal 470

Por Najla Passos, no sítio Carta Maior:

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta quinta (13) o julgamento da ação penal 470, o “mensalão”, já em fase de embargos infringentes, mantendo a tendência revisionista: a corte reformou a decisão inicial que condenava dois réus por formação de quadrilha, da mesma forma que, há 15 dias, modificou a que imputava o crime de formação de quadrilha a nove condenados.