segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Aos povos da floresta: "Meu Brasil"

Caso Flordelis, evangélicos e eleições 2020

Bolsonaro flerta com mudanças políticas

Quem é Edir Macedo?

Lula defende liberdade para Assange

Paraisópolis: pandemia agrava a crise

O Globo e os casos de corrupção no RJ

Por Franzé Ribeiro, Eduardo Barbabela e João Feres Jr., no site Manchetômetro:

O governo do Estado do Rio de Janeiro novamente está em meio a investigações quanto a possíveis desvios de recursos públicos, desta vez envolvendo o superfaturamento na compra de respiradores e a construção de hospitais de campanha, estrutura fundamental na estratégia de combate à pandemia do novo coronavírus. Resultado: pelos menos seis secretários de Estado deixaram seus cargos, e quatro servidores e três empresários foram presos. O governador Wilson Witzel (PSC) foi alvo de mandado de busca e apreensão das investigações, foi afastado do cargo por seis meses e ainda enfrenta um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Conciliação, desigualdade e desafios

Do site da editora Expressão Popular:


História do presente – conciliação, desigualdade e desafios é uma seleção de artigos jornalísticos de Roberto Amaral, publicados na revista CartaCapital, sobre o golpe político que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff, em agosto de 2016, desde as primeiras articulações direitistas até a entrada do presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, no governo federal.

Os artigos de Amaral, marcados pela linguagem militante do calor da hora, do gênero jornalismo opinativo, contribuem para uma análise sobre a história imediata com base na memória política dos principais momentos históricos do Brasil, como as tentativas políticas para derrubar o governo Getúlio Vargas e o golpe empresarial-militar de 1964. O autor, além de informar, questionar e debater os principais fatos políticos da atualidade, convoca os leitores e leitoras para uma reação organizada em frentes populares para derrotar definitivamente o golpismo e restabelecer a democracia política no país.


Dentro da noite feroz: o fascismo no Brasil

Do site da Boitempo Editorial:


Neste ensaio inédito, o antropólogo Luiz Eduardo Soares apresenta uma aproximação entre o bolsonarismo (entendido como o conjunto de discursos e práticas de Bolsonaro e de seus apoiadores) e o fascismo. Abordando as principais características do que seria um regime fascista e de que forma ele se aplica à realidade brasileira, o autor demonstra, utilizando-se de falas, manifestos e ações, a proximidade escancarada do governo Bolsonaro e seus apoiadores ao fascismo, em especial sua versão brasileira, o integralismo, criado na década de 1930.