sexta-feira, 10 de julho de 2020

Facebook derruba rede criminosa

O perigo das PMs politizadas

Exclusão digital, Covid e a proteção social

Por Arnaldo Provasi Lanzara, no site do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz:

Antes do surgimento da pandemia de Covid-19, as mudanças provocadas pelo advento das novas tecnologias digitais já eram apontadas como um dos principais fatores, senão o principal, de acirramento das tendências de desigualdade nas e entre as economias políticas. Os efeitos produzidos pela pandemia nos sistemas educacionais, e particularmente no mundo do trabalho, apenas escancararam o abismo existente entre os insiders e os outsiders da economia digital. De um lado, as pessoas aptas a explorar as vantagens proporcionadas pelos novos recursos tecnológicos que dão suporte ao aprendizado virtual e ao trabalho remoto, de outro, as pessoas alijadas das oportunidades, virando-se na improvisação para sobreviver, expostas aos riscos e sem qualquer certeza quanto ao seu futuro.

Folha, as Diretas-Já e os trabalhadores

Por Sebastião Neto, Carolina Freitas e Gabriel Dayoub

"Um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, que está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social - realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama". Editorial da Folha de 1971 sobre o governo Médici, período mais duro da repressão ditatorial.

A Folha de São Paulo lançou um caderno especial sobre a ditadura civil-militar no domingo, 28 de julho. Para início de conversa, o jornal deveria iniciar seu especial falando sobre sua relação com a ditadura, como destacou Ana Flávia Marx, em vez de um pequeno artigo no final que passa de relance por seu apoio ao regime.

Antes de voltar às aulas, a lição de casa

Por Carlos Pompe

Dentre seus efeitos devastadores, a pandemia do novo coronavírus abalou o calendário escolar mundial. Escolas públicas e privadas, de todos os níveis, em todas as regiões do planeta, suspenderam aulas e não encontraram, até o momento, resposta eficaz para a volta às aulas e recuperação do ano letivo.

Estados Unidos e Brasil, campeões mundiais de disseminação e morte pelo Covid-19, comungam a experiência de serem comandados por presidentes que negam a dimensão dos riscos a que as vidas estão sendo expostas pela nova doença e recusam a validade das orientações científicas para enfrentá-la. Esse posicionamento governamental afeta também, nos dois países, as gestões na área da educação.

O estrago gerado pela ignorância jornalística

Por Lenio Streck, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Bom, tenho certa autoridade para escrever sobre o tema "presunção da inocência". Escrevi mais de 20 artigos sobre o assunto, protagonizei em boa parte a ADC 44 e sustentei no Plenário do STF.

Também já participei de audiência pública com os deputados. Debatendo a PEC 199 que busca dar uma volta na decisão do STF.

O deputado Fábio Trad apresentou parecer, incluindo - corretissimamente - na proposta original todas as áreas do Direito: do cível ao crime, do tributário ao trabalhista, passando por todo o restante das incontáveis áreas. Não concordo com a PEC. É contrária à Constituição. Porém, se é para os processos criminais, deve ser para todos. Todos. Questão de coerência. Ainda acho que está errado, mas o mínimo que se espera em uma democracia digna do nome é que se esteja errado ao menos em coerência interna.

A usina bolsonarista de fake news

Editorial do site Vermelho:

A decisão do Facebook de remover uma rede de contas e páginas ligadas ao bolsonarismo, na rede social e no Instagram, é um fato grave, de grande relevância. São contas envolvidas com a criação de perfis falsos e com “comportamento inautêntico”. Ou seja: uma autêntica rede de mentiras, montada por falsificadores para manipular informações e promover práticas do submundo bolsonarista.

A nova cara de Jair Bolsonaro

Por João Feres Júnior, no site A terra é redonda:

O vídeo patrocinado pelo movimento Ceará Conservador com um clipe musical festejando a suposta reconciliação entre Bolsonaro e os nordestinos é um exemplo gritante do movimento mais significativo da política brasileira desde a eleição de 2018: a mudança de estratégia política do presidente. Ao som de um baião e com uma edição que lembram em tudo os clássicos vídeos de campanha de Lula, essa peça publicitária mostra Bolsonaro como o mais novo pai dos pobres nordestinos, com fartas referências ao Bolsa Família, a Deus e à figura do presidente.

Sindicalismo e a relevância de cada um

Ilustração: ivanovaliubov/iStock
Por João Guilherme Vargas Netto

As tarefas são inúmeras e para serem enfrentadas com êxito é preciso espírito de resistência e capacidade de determinar os variáveis graus de importância e urgência delas.

Assim como não se come frutas, mas mamão, banana ou laranja, a denominação geral de tarefas não elimina as necessidades de suas concretizações.

Numa negociação salarial, por exemplo, ao longo da campanha aparecem com clareza – nas assembleias, nas manifestações, nos panfletos e nas greves – as reivindicações-chaves que determinam os critérios de vitória ou derrota.

O Brasil virou um país “fake”

Por Fernando Brito, em seu blog:

Em poucos lugares do Brasil – diria que só nas comunidades bolsonaristas – não houve gente cética quanto ao fato de que o presidente da República ter contraído o novo coronavírus.

Até no exterior, nos conta Jamil Chade, no UOL, a pergunta “será verdade que ele está contaminado?” corre solta entre os diplomatas acreditados na ONU.

Não sou adepto, claro, deste ceticismo, até porque Jair Bolsonaro fez tudo o que estava ao seu alcance para contrair a doença.

Paulo Guedes é a ‘cara do bolsonarismo’

Da Rede Brasil Atual:

O protagonismo do ministro da Economia, Paulo Guedes, no governo Bolsonaro é o que está por trás das tentativas da cobertura da imprensa tradicional de dissociar as figuras do ministro e do presidente. “Não adianta a gente falar mal do Bolsonaro, chamá-lo de autoritário, e tentar ao mesmo tempo distanciá-lo de Paulo Guedes. Isso nos distancia do que na verdade a gente deveria analisar”, afirma o professor da Universidade Federal do ABC Fernando Cássio, que ao lado do também pesquisador Marco Antonio Bueno Filho assina artigo sobre a reunião ministerial de 22 de abril, que teve vídeo divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Empresários ligados ao MBL são presos em SP

Por Altamiro Borges

O site G1 informou nesta sexta-feira (10) que "empresários ligados ao MBL são presos em investigação de lavagem de dinheiro em SP". A sede do grupo – que se projetou na cruzada golpista contra Dilma Rousseff, apoiou o fascista Bolsonaro em 2018 e posava de paladino da ética – também foi alvo de buscas da polícia.

De imediato, as falanges bolsonaristas – antes aliadas dos fedelhos do Movimento Brasil Livre – festejaram a operação policial e postaram fotos e vídeos de Kim Kataguiri, Arthur 'Mamãe Falei', Renan Santos e outros líderes do MBL com os acusados pelo Ministério Público. Ficou difícil alegar que eles não tinham relações.